Página 1 de 1

Níveis remuneratórios Norma Transitória

Enviado: terça out 16, 2018 7:42 am
por mwon
Olá,

Este decreto regulamentar:

https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/sea ... /maximized

ou

https://dre.pt/application/conteudo/114436484

define os valores remuneratórios para os novos contratos da norma transitória, com os valores a começar no nível 33 da TRU. Ora, isto corresponde a um valor de 2 128,34 euros (brutos). No entanto, o decreto diz que tem como valores de referência o Estaudo da Carreira de Investigador, a começar pelo Investigador Auxiliar sem habilitação ou agregação. No entanto, os valores remuneratórios para esta categoria são neste momento de 3 191,82. Podem ver aqui:

https://www.snesup.pt/htmls/_dlds/Venci ... s_2018.pdf

E portanto pergunto-me se há alguma que não estou a ver bem. De onte vem o nível 33 da TRU?

Já agora, alguém me pode explicar o que é em concreto a habilitação ou agregação para o caso da carreira de investigador?

Obg

Re: Níveis remuneratórios Norma Transitória

Enviado: quinta out 18, 2018 1:40 pm
por pjhs
o nível 33 da TRU foi acordado com o PCP (creio eu) para que um bolseiro BPD não perdesse rendimentos quando passasse a ter um contrato de trabalho. OU seja,

(salário 33 TRU - IRS - SS - ADSE) * 14 = bolsa BPD * 12

Quanto à comparação com o salário de investigador auxiliar, pois.... é muito injusto que os novos investigadores doutorados ganhem bastante menos que um investigador auxiliar em início de carreira... penso que será um dos cavalos de batalha num futuro não muito longínquo. Para já parece que o pessoal fica "satisfeito" por ter um contrato de trabalho ao invés de uma bolsa.