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Pedido de minuta de parecer final...
Enviado: quinta set 06, 2018 10:17 am
por fuzzy.slippersca
Bom dia,
A minha bolsa de doutoramento já terminou, já tenho o relatório feito para entregar só me faltem os pareces dos orientadores.
Um dos meus orientadores pediu me para escrever uma minuta do parecer final, mas eu não sei o que deve constar no mesmo. Por isso venho aqui pedir ajuda!
Será que alguém me pode fornecer um relatório final para eu usar como base, ou então explicar-me o que deve constar no parecer final?
Muito obrigada!
Re: Pedido de minuta de parecer final...
Enviado: quinta set 06, 2018 10:41 am
por fuzzy.slippersca
Bom dia,
Já consegui uma minuta.
Muito obrigada!
Re: Pedido de minuta de parecer final...
Enviado: terça out 08, 2019 3:20 pm
por isamar
Olá fuzzy.slippersca,
Estou neste momento a redigir o relatório final da minha bolsa de doutoramento, mas tenho algumas dúvidas sobre o conteúdo deste relatório e do parecer dos orientadores. Será que me podes dar uma noção dos tópicos que o relatório deve conter? E da redação do parecer?
Obrigada!
Re: Pedido de minuta de parecer final...
Enviado: terça out 08, 2019 3:33 pm
por spca
Olá.
O relatório da BD é à partida a tese, ou se esta está muito atrasada, então diz só o que foi feito (não tem de ser muito extenso mas parece-me de bom tom que seja em mais do que uma página embora conheça pessoas que mandaram relatórios de uma página mas por vezes tiveram problemas...)
Se houve publicações, comunicações, etc. sugiro que refiras isso no relatório, tipo no início.
No Art. 29 do Regulamento de Bolsas FCT vem o seguinte:
Fonte:
https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/R ... sasFCT.pdf
Artigo 29.º Relatório final de bolsa
1.O bolseiro deve apresentar à entidade financiadora, até 60 dias após o termo da bolsa e preferencialmente em formato eletrónico, um relatório final das suas atividades onde constem os endereços URL das comunicações, publicações e criações científicas resultantes da atividade desenvolvida, acompanhado pelo parecer dos orientadores
Em princípio o orientador saberá o que dizer, mas à partida deve ser algo do estilo que cumpriste cabalmente as tuas funções e eventualmente que em resultado do teu trabalho foram produzidas X publicações ou estão em preparação X publicações, que podem ser enumeradas. Eventualmente se houve algum atraso ou alteração significativa dos trabalhos pode justificar.
Boa sorte.
Re: Pedido de minuta de parecer final...
Enviado: terça out 08, 2019 4:20 pm
por isamar
Olá,
Obrigada pela informação prestada.
No início deste ano enviei um e-mail à FCT a perguntar isso mesmo, ou seja, como o prazo do término da bolsa (agosto 2019), após o qual teria 60 dias para entregar o relatório (outubro 2019), coincidia com a entrega da tese (outubro 2019) poderia entregar apenas a tese. E-mail ao qual a FCT respondeu que a "...cópia da Tese de Doutoramento, que não é de entrega obrigatória, não substitui o Relatório Final.".
Acontece que no meu caso não conseguirei terminar a tese até ao presente mês e irei prolongar a sua entrega mais 4/3 meses durante os quais pagarei as propinas e inscrição das minhas poupanças. De qualquer forma, ficou claro que terei de entregar o Relatório final juntamente com os Pareceres dos Orientadores (os quais não têm experiência neste campo e daí a minha questão sobre a sua escrita) e a "Cópia do Certificado Comprovativo da obtenção do Grau Académico de Doutor, ou indicação da data prevista para a sua obtenção".
Em relação a este último documento, também me surge a dúvida: Não entregando a tese nesta altura, não tenho como entregar nem a cópia do Certificado Comprovativo da obtenção do Grau Académico de Doutor nem um documento com a indicação da data prevista para a sua obtenção, visto que neste momento não tenho como saber. Então, neste casos o que é que a FCT pretende que entregue?
Obrigada pela disponibilidade.
Re: Pedido de minuta de parecer final...
Enviado: terça out 08, 2019 4:47 pm
por spca
Olá.
Entregas o relatório e uma carta tua (que pode ser o email da entrega ou um documento à parte) a dizer que a tese está ainda em elaboração pelo que enviarás os documentos em falta - comprovativo do grau e tese - logo que possível. Convém o orientador dizer a mesma coisa no parecer dele/a.
Minha sugestão (que era a sugestão da FCT até há uns anos): Pegas no actual documento, dás-lhe um nome na capa e no ficheiro de "relatório", acrescentas na primeira página os URL para os teus artigos e comunicações (que deves colocar acessível online, por exemplo numa Google Drive ou Dropbox), e envias.
Se ainda não houver resumo/Abstract então sugiro que acrescentes isso pois provavelmente, com a folha das publicações e comunicações, será a única parte que eventualmente será lida. O resto em princípio é só para arquivo e para a "FCT ver" que trabalhaste.
Boa sorte e bom trabalho.