Acumulação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
PedroLimaRamos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta fev 02, 2017 10:44 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Acumulação

Mensagem por PedroLimaRamos »

Bom dia

Foi-me atribuída uma bolsa de PhD da FCT, pela Universidade do Minho. Mas eu estava a fazer um segundo mestrado noutra Universidade. Posso terminar o mestrado, ou seja, existe algum impedimento legal a que faça ambos em simultâneo? Tenho de congelar a matricula do mestrado para receber a bolsa de PhD?

Obrigado pela ajuda

Pedro

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Acumulação

Mensagem por spca »

Olá.
Que eu saiba, apenas existe impedimento legal a que recebas dinheiro de 2 bolsas em simultâneo, incluindo dos SAS no mestrado em simultâneo com a BPD (regulamento de bolsas da FCT, http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Re ... sasFCT.pdf, Artigo 22). PENSO que não há impedimento legal pelo regulamento da FCT de fazeres o mestrado e o doutoramento em simultâneo. Mas pode haver impedimento pelo regulamento do mestrado, doutoramento ou universidade ou horários das cadeiras se for o caso, ou o/a teu orientador pode não gostar em particular se tiveres de "roubar" tempo ao PhD para o mestrado, e ele/a tem de dar sempre o seu parecer favorável para manteres a BPD. Além disso, nota que tens a obrigação de "garantir a exequibilidade do plano de trabalhos" que normalmente significa que tens de te dedicar ao PhD como um trabalho a tempo inteiro.
Antigamente a lei impedia de fazeres 2 cursos universitários ao mesmo tempo mas creio que essa lei foi revogada há alguns anos.
Boa sorte.

Responder