Página 1 de 1

Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: terça jan 31, 2017 6:54 pm
por joana1234
Para me candidatar a uma bolsa de doutoramento agora em Março já tenho que estar inscrita no programa doutoral? É que o programa doutoral que eu quero este ano ainda não abriu candidaturas, e estou a entrar um bocado em stress pois nunca pensei que o concurso ia ser tão cedo este ano.

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: terça jan 31, 2017 10:54 pm
por sergiodiassilva
Boa noite,

O objetivo de antecipar os concursos de bolsas é precisamente o financiamento poder ter início no ano letivo seguinte. À partida, a FCT apenas vai exigir comprovativo de inscrição no programa doutoral em caso de atribuição de bolsa, que será sempre depois de agosto (março + 90 dias úteis para a decisão). O que a FCT pode exigir antes, em fase de concurso, é que o candidato demonstre que tem condições para ser aceite num programa doutoral, ou através do grau académico de mestrado ou de uma declaração da faculdade a indicar que o candidato tem condições para ser admitido.

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: quinta fev 09, 2017 4:20 pm
por ana rebelo
Tenho a mesma dúvida. No regulamento de 2017 continuam a ser exigido o "documento comprovativo de aceitação do candidato na instituição que conferirá o grau". Com é que isso é possível se as candidaturas só vão ser anunciadas em Abril/Maio?

Escrevi à FCT a perguntar, mas da última vez que o fiz não obtive resposta...

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: sexta fev 10, 2017 10:25 am
por ana rebelo
Bem, perguntei isto:

"Gostaria de esclarecer uma dúvida relativamente ao documento comprovativo de aceitação do candidato na instituição que conferirá o grau. Sendo que este ano o concurso da FCT decorre antes das candidaturas das instituições, como está previsto que os candidatos possam apresentar este documento?"

E responderam-me isto...

"Em resposta ao seu e-mail informamos que, relativamente ao documento de aceitação da instituição que confere o grau é necessário o documento comprovativo de inscrição no ano letivo em que a bolsa tenha início."

Fiquei na mesma...

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: sexta fev 10, 2017 11:18 am
por BrunoL
O Sergio já deu a resposta. No momento da candidatura não tem de submeter esse documento, ele só é pedido depois de saírem os resultados e antes de lhe enviarem o contrato para ser assinado. Nessa altura e para poder usufruir da bolsa têm de estar inscrita na instituição que colocou no campo "Instituição que confere o grau" do formulário da candidatura.

Informações mais precisas sobre os documentos e campos a preencher na candidatura são publicados no "Guião de Candidatura" que para o concurso de 2017 ainda não se encontra publicado.

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: sexta fev 10, 2017 11:21 am
por inesatalmeida
Caras Ana Rebelo e Joana,

Segundo o Guião de Avaliação para 2017 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... liacao.pdf), não me parece que tenham que já estar inscritos num programa doutoral para se poderem candidatar.

Como disseram os colegas Sérgio e Bruno, esse "documento comprovativo de aceitação do candidato na instituição que conferirá o grau", refere-se a um documento a apresentar posteriormente à saída dos resultados, no caso de obterem a bolsa de doutoramento - i.e. na fase de concessão condicional da Bolsa (pág. 8, http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Re ... sasFCT.pdf), e de forma a assinar o contrato com a FCT.

Imagem

Terão sim, nesta fase de candidatura, de apresentar certificados de todos os graus académicos obtidos, bem como, caso não tenham grau de mestre, um documento que ateste capacidade para frequentar este ciclo de estudos (pág. 3, http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... s_2017.pdf).

Imagem

Volto a relembrar para lerem todos os documentos disponibilizados pela FCT com a máxima atenção.

Cumprimentos.

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: sexta fev 10, 2017 11:46 am
por ana rebelo
Obrigada Bruno e Inês, pelos vossos esclarecimentos.

De facto, eu não tinha visto que os dois conjuntos de documentos são pedidos em momentos distintos...

Agradeço que tenham tido mais disponibilidade para responder com clareza do que os serviços da FCT.

Ana

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: quarta fev 15, 2017 12:32 pm
por Mr_Cruz
Tenho uma dúvida sobre essa declaração emitida pelo orgão legal científico.

Eu não terei o mestrado antes de 31 de Março, mas pretendo começar o doutoramento em Setembro/Outubro, portanto irei precisar dessa declaração.No entanto, já contactei diversos serviços a procurar mais informações sobre esta declaração e tem me respondido que não há orgão para passar esse tipo de documentação. O que se pode passar é documentos de admissão.

Alguém está na mesma situação? Ou alguém possui alguma espécie de exemplar/template para este documento ?

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: quarta fev 15, 2017 1:35 pm
por BrunoL
Mr_Cruz Escreveu:Tenho uma dúvida sobre essa declaração emitida pelo orgão legal científico.

Eu não terei o mestrado antes de 31 de Março, mas pretendo começar o doutoramento em Setembro/Outubro, portanto irei precisar dessa declaração.No entanto, já contactei diversos serviços a procurar mais informações sobre esta declaração e tem me respondido que não há orgão para passar esse tipo de documentação. O que se pode passar é documentos de admissão.

Alguém está na mesma situação? Ou alguém possui alguma espécie de exemplar/template para este documento ?
Julgo (e esta é apenas a minha interpretação) que essa declaração não se aplica no seu caso. Pelo que intendo essa declaração é para quem, não tendo mestrado reune condições para frequentar um programa doutoral (eventualmente por ter um curriculum impressionante na área ou algo do género). Ou seja, acho que infelizmente está impedido de concorrer este ano e apenas o poderá fazer no próximo ano, quando na altura já tiver terminado o mestrado.

Mas é melhor confirmar isto com a FCT.

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: quarta fev 15, 2017 7:26 pm
por Mr_Cruz
Obrigado pelo comentário. Então reformulando a questão, estando nas condições de ter um excepcional currículo que gabinete da universidade tem poder legal para escrever tal declaração. Sempre julguei que as cartas de recomendação e o parecer do respectivo orientador é que teriam a finalidade de indicar se determinado candidato tem condições para prosseguir estudos doutorais. Mas da forma como eles têm escrito nenhuma das anteriores é aceite como declaração.

Talvez seja impedido de concorrer este ano devido a esta declaração, mas se esse for o caso não acho justo. Pois, terei o grau de mestre em meados de Junho (portanto ainda antes do ano lectivo 2017/2018).
Por isso, a FCT com esta medida obrigará muitas pessoas a pararem um ano, ou a financiarem se doutro modo durante um ano.

Em anos anteriores, esta medida julgo não ser problemática pois havia possibilidade de se defender a tese ainda antes da deadline das candidaturas. Na minha opinião, esta situação nem devia ser problema. Bastava existir a possibilidade de ser enviado um compromisso de honra em como o mestrado estará finalizado antes de 1 de Agosto e posterior envio do certificado de diploma.

Até agora a FCT ainda não me conseguiu dar um esclarecimento adequado sobre esta questão mas irei continuar a tentar.

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: quarta fev 15, 2017 10:14 pm
por BrunoL
Estas novas regras começaram em 2015 (na altura a data limite de candidatura foi 11 maio) e foi a primeira vez que os certificados de mestrado foram exigidos à data da submissão da candidatura.

Quanto à declaração, e tentando explicar de outra forma, elas existem porque alguns cursos de doutoramento aceitam (ou aceitavam) candidatos sem mestrado, por exemplo com licenciatura pré-Bolonha e que possuam um curriculum relevante na área. Mas se olhar com atenção para o guião de avaliação também percebe que se não tiver mestrado à data da candidatura a nota base que lhe é atribuída na componente "Percurso Académico" é mais baixa o que o deixa à partida em desvantagem para quem concorre com mestrado.

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: domingo fev 26, 2017 5:15 pm
por DGandarinho
Boa tarde.
Vou tentar concorrer (pela primeira vez) à BD da FCT... e cada vez vejo mais 'caos' :lol:

A ver se percebi bem... na fase de concurso vou ter de escolher a faculdade onde pretendo inscrever-me no programa doutoral (mesmo não estando inscrita). E quanto ao orientador? Tenho de pedir junto dos serviços académicos que me coloquem em contato com potenciais orientadores?

E outra dúvida (bastante ridícula, mas que prefiro não tomar como certeza do que depois dar asneira...): o plano de trabalho que desenvolvo para concurso à bolsa trata-se do projeto de doutoramento, ou deve ser um projeto independente a desenvolver em simultâneo ao de doutoramento?

Agradeço desde já a ajuda.
Cumprimentos.

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: quinta mar 02, 2017 5:24 pm
por pedrogarrote
Hi everyone,

I am writting from Seville (Spain). I am very interested in apply for BD grants this month. Currently, I have a proposal project with CEABN at Instituto Superior de Agronomia.

My question is about the doctoral program. Is it possible that in my proposal for grant I apply with an inscription in a doctoral program of Pablo de Olavide University (which is here in Seville)? or it is indispensable that I apply with a portuguese doctoral program?

Thanks so much and best regards.

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: quarta mar 08, 2017 4:30 pm
por joana1234
Muito Obrigada a todos pelas vossas respostas.

Já agora o documento mais representativo pode ser um documento qualquer? Ouvi falar de candidaturas que foram anuladas no concurso de 2016 por causa do documento que apresentaram. Posso apresentar um artigo científco?

Em relação ao comprovativo de residência, os candidatos portugueses que vão realizar o doutoramento em portugal também têm que apresentar este comprovativo para a contratualização.

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: sexta mar 10, 2017 7:13 pm
por inesatalmeida
Cara Joana1234,

A ABIC, dadas as reclamações que recebeu referentes a esse assunto, tem ideia que pelo menos algumas das candidaturas recusadas apresentaram como documento mais representativo o Curriculum Vitae, não sendo este considerado como um documento de produção científica, mas como a descrição do currículo do candidato, descrição essa já apresentada noutro campo disponibilizado pela FCT.

Um artigo científico considera-se produção científica.

Cumprimentos.

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: segunda mar 20, 2017 5:43 pm
por ana rebelo
A Faculdade de Belas Artes informou-me de que não é possível obter a declaração exigida pela FCT para quem não tem mestrado antes de o processo de candidaturas e seriação estarem concluídos, oq eu ainda nem tem datas previstas ...!

Alguém já consegui resolver esta questão?

Ana

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: domingo mar 26, 2017 10:04 pm
por NRK7
Olá.
Todos os anos lectivos dos programas doutorais começam em setembro ou há alguns que começam em fevereiro?

Re: Dúvida bolsa doutoramento

Enviado: segunda mar 27, 2017 12:59 pm
por inesatalmeida
Caro/a Mr_Cruz,

Peço desculpa, mas por lapso não dei conta da sua mensagem.
Mr_Cruz Escreveu:Tenho uma dúvida sobre essa declaração emitida pelo orgão legal científico.
Eu não terei o mestrado antes de 31 de Março, mas pretendo começar o doutoramento em Setembro/Outubro, portanto irei precisar dessa declaração.No entanto, já contactei diversos serviços a procurar mais informações sobre esta declaração e tem me respondido que não há orgão para passar esse tipo de documentação. O que se pode passar é documentos de admissão.

Alguém está na mesma situação? Ou alguém possui alguma espécie de exemplar/template para este documento ?
O documento em questão poderá / deverá ser emitido pelo Conselho Científico da Faculdade (sei de situações em que o mesmo foi já emitido). Não há um template definido, basta que no documento se declare que a candidata tem condições e capacidades para realizar o doutoramento a que se propõe (podendo ser mais ou menos detalhado).
Então reformulando a questão, estando nas condições de ter um excepcional currículo que gabinete da universidade tem poder legal para escrever tal declaração. Sempre julguei que as cartas de recomendação e o parecer do respectivo orientador é que teriam a finalidade de indicar se determinado candidato tem condições para prosseguir estudos doutorais. Mas da forma como eles têm escrito nenhuma das anteriores é aceite como declaração.
As Cartas de Recomendação, pelo que é de facto apresentado pela FCT, não suprem este requisito. E, no documento "O que mudou no concurso de bolsas 2017", a FCT é bastante clara que não serão aceites outros documentos em substituição deste (ver printscreens do documento em mensagens anteriores).
Visto que no seu caso, irá obter o grau de Mestre em Junho do corrente ano, deverá a declaração do Conselho Científico ter presente esta informação.

Problema: o Conselho Científico, por norma, só reúne uma vez por mês, pelo que os pedidos têm que entrar com alguma antecedência. Espero, dada a proximidade do prazo de candidatura, que tenha conseguido entretanto resolver a questão.

Quanto ao seu ponto:
Por isso, a FCT com esta medida obrigará muitas pessoas a pararem um ano, ou a financiarem se doutro modo durante um ano.
Em anos anteriores, esta medida julgo não ser problemática pois havia possibilidade de se defender a tese ainda antes da deadline das candidaturas. Na minha opinião, esta situação nem devia ser problema. Bastava existir a possibilidade de ser enviado um compromisso de honra em como o mestrado estará finalizado antes de 1 de Agosto e posterior envio do certificado de diploma.
tem toda a razão. Antecipando o concurso de Bolsas, a FCT terá necessariamente que aceitar uma declaração em como os candidatos terminarão os Mestrados antes do início da Bolsa. No entanto, nunca terão a classificação final atribuída, pelo que serão sempre prejudicados.

Esta alteração (antecipação) no calendário já aconteceu em concursos anteriores e foi inserida de forma a estabelecer relação com anos lectivos mas, como se vê, cada solução apresentada tem os seus prós e os seus contras.

Cumprimentos.