Bom dia,
Gostava de colocar uma questão que deve ser recorrente mas que ainda não encontrei resposta clara, por isso se alguém me conseguir esclarecer era muito bom.
Eu pretendo candidatar me a uma bolsa FCT para começar no ano lectivo 2017/2018. Suponde que fui aceite na instituição de acolhimento, candidato-me a bolsa. A questão e que vi que a atribuiçao das bolsas e sabida apenas 3 ou 4 meses depois do inicio do curso. Ora, se o candidato tiver dependente desse bolsa para prosseguir significa que se vê obrigado a começar um curso para depois desistir?? Esta correcto isto?
Outra questão pior ainda. Supondo que o candidato pretende trocar uma actividade profissional remunerada para começar um doutoramento (com bolsa) não poderá faze-lo nunca. A menos que falte aos primeiros meses de curso.
Alguém me conseguira esclarecer em relação a isto?
Obrigado!
António
Incompatibilidade de prazos para atribuiçao de bolsas
-
- recém-chegado
- Registado: quinta dez 01, 2016 8:30 am
- University/ Institute: Profissão: Arquitecto
-
- investigador em formação
- Registado: sexta nov 05, 2010 9:51 pm
- University/ Institute: Manchester
Re: Incompatibilidade de prazos para atribuiçao de bolsas
Olá António,
o presidente da FCT mencionou a um jornalista estar a pensar abrir o concurso antes, para tentar que os prazos da saída dos resultados correspondam com o ano académico - mas como se pode ver pelo concurso deste ano, há sempre um certo risco que o candidato poderá incorrer.
parece depender um pouco da sorte (ou azar), pois no ano em que ganhei bolsa de doutoramento (2010) os resultados sairam pela altura do inicio do ano académico (setembro).
o meu conselho é jogares pelo seguro, concorre à universidade, candidata-te à bolsa, mas só deixas emprego remunerado com a certeza da bolsa na mão...
adiciono ainda parte do comunicado da ABIC, de 25 de Novembro, como resposta ao encontro/manifestação de bolseiros frente à FCT:
"A FCT comprometeu-se em abrir o próximo concurso em Março de 2017, passando a abrir os concursos de bolsas de doutoramento no início de cada ano civil."
o presidente da FCT mencionou a um jornalista estar a pensar abrir o concurso antes, para tentar que os prazos da saída dos resultados correspondam com o ano académico - mas como se pode ver pelo concurso deste ano, há sempre um certo risco que o candidato poderá incorrer.
parece depender um pouco da sorte (ou azar), pois no ano em que ganhei bolsa de doutoramento (2010) os resultados sairam pela altura do inicio do ano académico (setembro).
o meu conselho é jogares pelo seguro, concorre à universidade, candidata-te à bolsa, mas só deixas emprego remunerado com a certeza da bolsa na mão...
adiciono ainda parte do comunicado da ABIC, de 25 de Novembro, como resposta ao encontro/manifestação de bolseiros frente à FCT:
"A FCT comprometeu-se em abrir o próximo concurso em Março de 2017, passando a abrir os concursos de bolsas de doutoramento no início de cada ano civil."