Duração de um Contrato para Professores Universitários

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
NRK7
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jan 13, 2016 6:50 pm
University/ Institute: Portugal

Duração de um Contrato para Professores Universitários

Mensagem por NRK7 »

Olá a todos.
Para um Professor Universitário, qual é a duração média normal de um contrato de trabalho numa Universidade ? Por exemplo, de uma Universidade Pública ( Vamos supor, Universidade do Porto ), é possível saber-se isso no Diário da República ? O que acontece nos casos em que um Doutorando é orientado por um Professor Universitário que está a atingir os últimos meses de contrato naquela Instituição de Ensino ? Como é que fica a situação para o orientando se o orientador passar a exercer funções noutra Instituição, nos últimos meses de conclusão da tese ?
Obrigado.

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: Duração de um Contrato para Professores Universitários

Mensagem por DC »

não percebo se queres informação legal ou estatística....

Quanto à estatística não sei se existe....

Quanto ao legal depende do contrato/situação de carreira do professor...

Se fôr convidado em geral é um contrato a termo (que pode ser de 1 a 3 anos). E como qualquer contrato a termo, depois logo se vê se consegue uma posição carreira ou não...

Se fôr de carreira (Aux, Associado ou Catedrático) depende de posição e de vários factores:

Auxiliar terá 5 anos iniciais à experiência, só depois desse período tem nomeação definitiva.
Auxiliar c/ nomeação definitiva e Associado, pertence aos quadros mas pode querer sair por vontade própria para poder progredir na carreira.

Catedrático fica até à reforma....

No entanto, pode sempre candidatar-se à mesma posição em outra universidade se o desejar (por exemplo, preferir viver numa outra cidade ou país).

Não sei se me falhou algum detalhe mas acho que no geral é isto.

Quanto ao orientando que fica sem orientador há várias hipótese:

Mudar de uni. seguindo o orientador.
Orientador passa a co-orientador de outra universidade.
Quebra de ligação e há mudança de orientador.

DC
Última edição por DC em sábado jun 25, 2016 2:24 am, editado 1 vez no total.

NRK7
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jan 13, 2016 6:50 pm
University/ Institute: Portugal

Mensagem por NRK7 »

DC Escreveu:não percebo se queres informação legal ou estatística....

Quanto à estatística não sei se existe....

Quanto ao legal depende do contrato/situação de carreira do professor...

Se fôr convidado em geral é um contrato a termo (que pode ser de 1 a 3 anos). E como qualquer contrato a termo, depois logo se vê se consegue uma posição carreira ou não...

Se fôr de carreira (Aux, Associado ou Catedrático) depende de posição e de vários factores:

Auxiliar terá 5 anos iniciais à experiência, só depois desse período tem nomeação de definitiva.
Auxiliar c/ nomeação definitiva e Associado, pertence aos quadros mas pode querer sair por vontade própria para poder progredir na carreira.

Catedrático fica até à reforma....

No entanto, pode-se sempre candidatar à mesma posição em outra universidade se o desejar (por exemplo, preferir viver numa outra cidade ou país).

Não sei se me falhou algum detalhe mas acho que no geral é isto.

Quanto ao orientando que fica sem orientador há várias hipótese:

Mudar de uni. seguindo o orientador.
Orientador passa a co-orientador de outra universidade.
Quebra de ligação e há mudança de orientador.

DC

Excelente esclarecimento. :) Eu era mais na questão de supor que inicio a bolsa de doutoramento e quando faltarem uns 9 meses para concluir a minha tese o meu orientador ter atingido o final do contrato dele (e no pior dos casos ele ir para o desemprego).

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

Pode sempre acontecer...

Atenção que se ele sair da universidade e tu continuares, ele não poderá ser o teu orientador dentro dessa universidade. Repara tu és aluno da universidade, não do professor. Ele é teu orientador como professor membro da universidade. Se ele sair, esta ligação deixa de existir. Tal como te disse, se ele fôr para outra universidade, poderá manter-se como co-orientador por essa nova universidade mas terás que ter novo orientador principal da universidade em que estás inscrito.

Se ficar no desemprego, confesso que não sei se é possível ele mesmo assim ser co-orientador, pois já não tem um instituição que o representa. Poderá haver maneiras de contornar, por exemplo ficar associado a um centro de investigação e aí representar esse centro. (um dos meus arguentes não estava associado a uma universidade mas um a centro de investigação). Mas não te esqueças que terás que sempre ter um orientador da universidade que te vai dar o diploma.

DC

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

Já agora um detalhe, a posição professor auxiliar convidado está limitada por 4 anos. Por isso, se tiver um contrato de 3 anos (máximo permitido por lei), ainda tem hipótese de renovar por mais 1 ano. Mas claro essa renovação depende de vários coisas (vontades, recursos...).

Responder