Página 1 de 1

Transição de ano no programa doutoral

Enviado: quarta mai 04, 2016 11:10 am
por novata
Bom dia

Estou a frequentar o primeiro ano do programa doutoral, sendo detentora da bolsa da FCT, por um período de 4 anos tendo sido iniciada em Janeiro deste ano.

Para transitar do primeiro para o segundo ano do programa doutoral tenho que ter um aproveitamento de pelo menos 18 ECTS.

Tenho 3 UC no 1º ano com os seguintes ECTS: 6, 8 e 22 ECTS.

Falta-me fazer a UC de 22 ECTS pelo que a soma das outras duas UC não perfaz o número de ECTS mínimo necessário para a transição de ano, pelo que irei reprovar e continuarei no primeiro ano.

A minha questão é a seguinte: a nível de bolsa da FCT isto poderá me trazer complicações?

Obrigada

Re: Transição de ano no programa doutoral

Enviado: quinta mai 05, 2016 4:30 pm
por inesatalmeida
Olá,

Pelo que tenho conhecimento (mas salvaguardo que outros colegas poderão ter informação adicional relativamente a este assunto), a não transição de ano não te trará complicações legais relativamente a teres direito a receber a bolsa da FCT. No entanto, ao abrigo no disposto no artigo 21º - Renovação de Bolsas - do Regulamento de Bolsas FCT 2015 (conferir em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/R ... CT2015.pdf), para a renovação da bolsa, o(s) teu(s) orientador(es) terá(o) que elaborar um parecer relativamente "ao acompanhamento dos trabalhos do bolseiro e a avaliação das suas actividades". Parece-me que a renovação estará mais dependente do conteúdo desse parecer.

Mesmo que não haja complicações a nível da renovação, deverás avaliar a duração do curso doutoral em que estás inscrita, e se a repetição de 1 ano te trará complicações dado a duração máxima da Bolsa FCT ser de 4 anos.

Cumprimentos,
i.a.