Relatório final Detalhes e curta suspensão devido a doença
Enviado: quarta jul 08, 2015 4:53 pm
Boa tarde
Estou a acabar a bolsa, e dado que está tudo muito atrasado, e a tese não está pronta, terei de entregar um relatório final.
Neste ponto, gostaria de saber o quão detalhado terá que ser, relativamente as actividades e criações cientificas que se fez.
Caso a tese já tivesse feita, ou alinhavada, poderia-se entregar. Mas como não está, o que é necessário mencionar ao certo, ou seja, com que detalhes?
"Fiz isto, fiz aquilo, fiz bla bla bla"?
ou do género:
"Fiz isto assim assim, porque assim assim.... Fiz aquilo assim assim, porque assim assim"?
Com imagens, esquemas, formulas? Ou seja, já com detalhe como na tese, ou simplesmente enunciar o que se fez?
Quantas páginas seria aceitável? 5, 20, mais?
Será que alguém poderia ceder um relatório final que tenha sido aceite, so para ter uma ideia? Ficaria imensamente grata!
Eu estou em electrónica, mas se alguém tiver doutro tema qualquer, seria de qualquer das formas uma optima ajuda.
Outra questão. A minha bolsa acaba em Dezembro. Este mês no entanto tive que suspender a bolsa por 4 semanas, por ter sido operada, ou seja, por questões de saúde.
Resposta da FCT:
Eu pensava que relatório antecipado e pareceres dos orientadores sobre a suspensão seriam apenas necessários em caso de suspensão por motivos pessoais ou simplesmente vontade própria, ou por motivos prolongados.
No caso de doença, e apenas por 4 semanas, faz sentido? Quer dizer, estou doente, tenho que ser operada, mas tenho que pedir licença ao orientador para ser operada? Se lhe apetecesse em discordar, ia ficar a sofrer, ou correr riscos de agravar a minha saúde?
Como é óbvio, informei-o de que iria ser operada e por isso ter que ficar ausente durante umas semanas.
Mas daí a ter que entregar um parecer do supervisor à FCT...
Enviei novamente um email à FCT a pedir mais esclarecimentos, e se é mesmo necessário entregar estes documentos, dado que suspendi devido a baixa médica, mas até agora sem qualquer resposta...
Agradecia imenso ajuda sobre estes 2 temas.
Obrigada desde já a todos
Susana
Estou a acabar a bolsa, e dado que está tudo muito atrasado, e a tese não está pronta, terei de entregar um relatório final.
Artigo 29.º
Relatório Final de Bolsa
1. O bolseiro deve apresentar à entidade financiadora, até 60 dias após o termo da bolsa e preferencialmente em formato eletrónico, um relatório final das suas atividades onde constem os endereços URL das comunicações, publicações e criações científicas resultantes de atividade desenvolvida, acompanhado pelo parecer dos orientadores.
2. A não observância do disposto no número anterior por facto imputável ao bolseiro implica o não cumprimento dos objetivos, nos termos previstos no presente Regulamento.
Neste ponto, gostaria de saber o quão detalhado terá que ser, relativamente as actividades e criações cientificas que se fez.
Caso a tese já tivesse feita, ou alinhavada, poderia-se entregar. Mas como não está, o que é necessário mencionar ao certo, ou seja, com que detalhes?
"Fiz isto, fiz aquilo, fiz bla bla bla"?
ou do género:
"Fiz isto assim assim, porque assim assim.... Fiz aquilo assim assim, porque assim assim"?
Com imagens, esquemas, formulas? Ou seja, já com detalhe como na tese, ou simplesmente enunciar o que se fez?
Quantas páginas seria aceitável? 5, 20, mais?
Será que alguém poderia ceder um relatório final que tenha sido aceite, so para ter uma ideia? Ficaria imensamente grata!
Eu estou em electrónica, mas se alguém tiver doutro tema qualquer, seria de qualquer das formas uma optima ajuda.
Outra questão. A minha bolsa acaba em Dezembro. Este mês no entanto tive que suspender a bolsa por 4 semanas, por ter sido operada, ou seja, por questões de saúde.
Resposta da FCT:
(...) Deverá ainda enviar-nos, logo que possível, o relatório das atividades desenvolvidas até à data da suspensão da bolsa, acompanhado por um parecer do seu orientador sobre o trabalho desenvolvido e sobre a suspensão temporária da bolsa.
Informamos que para a reativação da bolsa deverá enviar-nos, atempadamente, uma carta com a indicação da data pretendida para o efeito, acompanhada pelos pareceres do orientador e da instituição de acolhimento sobre a conveniência da reativação da bolsa.
O pedido de reativação da bolsa deverá ser, igualmente, acompanhado pelo esclarecimento sobre a sua situação profissional na data pretendida para o efeito.
Eu pensava que relatório antecipado e pareceres dos orientadores sobre a suspensão seriam apenas necessários em caso de suspensão por motivos pessoais ou simplesmente vontade própria, ou por motivos prolongados.
No caso de doença, e apenas por 4 semanas, faz sentido? Quer dizer, estou doente, tenho que ser operada, mas tenho que pedir licença ao orientador para ser operada? Se lhe apetecesse em discordar, ia ficar a sofrer, ou correr riscos de agravar a minha saúde?
Como é óbvio, informei-o de que iria ser operada e por isso ter que ficar ausente durante umas semanas.
Mas daí a ter que entregar um parecer do supervisor à FCT...
Enviei novamente um email à FCT a pedir mais esclarecimentos, e se é mesmo necessário entregar estes documentos, dado que suspendi devido a baixa médica, mas até agora sem qualquer resposta...
Agradecia imenso ajuda sobre estes 2 temas.
Obrigada desde já a todos
Susana