Relatório final Detalhes e curta suspensão devido a doença

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
santosusana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 12, 2011 4:39 pm
University/ Institute: RWTH

Relatório final Detalhes e curta suspensão devido a doença

Mensagem por santosusana »

Boa tarde :)

Estou a acabar a bolsa, e dado que está tudo muito atrasado, e a tese não está pronta, terei de entregar um relatório final.
Artigo 29.º
Relatório Final de Bolsa
1. O bolseiro deve apresentar à entidade financiadora, até 60 dias após o termo da bolsa e preferencialmente em formato eletrónico, um relatório final das suas atividades onde constem os endereços URL das comunicações, publicações e criações científicas resultantes de atividade desenvolvida, acompanhado pelo parecer dos orientadores.
2. A não observância do disposto no número anterior por facto imputável ao bolseiro implica o não cumprimento dos objetivos, nos termos previstos no presente Regulamento.

Neste ponto, gostaria de saber o quão detalhado terá que ser, relativamente as actividades e criações cientificas que se fez.
Caso a tese já tivesse feita, ou alinhavada, poderia-se entregar. Mas como não está, o que é necessário mencionar ao certo, ou seja, com que detalhes?
"Fiz isto, fiz aquilo, fiz bla bla bla"?
ou do género:
"Fiz isto assim assim, porque assim assim.... Fiz aquilo assim assim, porque assim assim"?
Com imagens, esquemas, formulas? Ou seja, já com detalhe como na tese, ou simplesmente enunciar o que se fez?

Quantas páginas seria aceitável? 5, 20, mais?

Será que alguém poderia ceder um relatório final que tenha sido aceite, so para ter uma ideia? :oops: Ficaria imensamente grata!
Eu estou em electrónica, mas se alguém tiver doutro tema qualquer, seria de qualquer das formas uma optima ajuda.

Outra questão. A minha bolsa acaba em Dezembro. Este mês no entanto tive que suspender a bolsa por 4 semanas, por ter sido operada, ou seja, por questões de saúde.

Resposta da FCT:
(...) Deverá ainda enviar-nos, logo que possível, o relatório das atividades desenvolvidas até à data da suspensão da bolsa, acompanhado por um parecer do seu orientador sobre o trabalho desenvolvido e sobre a suspensão temporária da bolsa.

Informamos que para a reativação da bolsa deverá enviar-nos, atempadamente, uma carta com a indicação da data pretendida para o efeito, acompanhada pelos pareceres do orientador e da instituição de acolhimento sobre a conveniência da reativação da bolsa.

O pedido de reativação da bolsa deverá ser, igualmente, acompanhado pelo esclarecimento sobre a sua situação profissional na data pretendida para o efeito.

Eu pensava que relatório antecipado e pareceres dos orientadores sobre a suspensão seriam apenas necessários em caso de suspensão por motivos pessoais ou simplesmente vontade própria, ou por motivos prolongados.
No caso de doença, e apenas por 4 semanas, faz sentido? Quer dizer, estou doente, tenho que ser operada, mas tenho que pedir licença ao orientador para ser operada? Se lhe apetecesse em discordar, ia ficar a sofrer, ou correr riscos de agravar a minha saúde?
Como é óbvio, informei-o de que iria ser operada e por isso ter que ficar ausente durante umas semanas.
Mas daí a ter que entregar um parecer do supervisor à FCT...

Enviei novamente um email à FCT a pedir mais esclarecimentos, e se é mesmo necessário entregar estes documentos, dado que suspendi devido a baixa médica, mas até agora sem qualquer resposta...

Agradecia imenso ajuda sobre estes 2 temas.

Obrigada desde já a todos
Susana

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Relatório final Detalhes e curta suspensão devido a doen

Mensagem por spca »

Minha OPINIÃO:
O relatório é apenas um proforma ao qual apenas vão ligar se foi feito "a sério", o que será visto pelo número de páginas (quanto mais melhor) e eventualmente se tem ar de ser do trabalho realizado, pelo que o meu conselho será que dês ao que escreveste da tese o nome "relatório" (eventualmente adicionando um breve resumo do que fizeste que não foi coberto, mas mantendo o resto para fazer número de páginas) e envies.

Boa sorte.

Responder