Página 1 de 2
Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: sexta abr 10, 2015 12:01 pm
por araravermelha
Olá a todos...tenho andado com umas dúvidas e acho que poderão ajudar-me. Estou no 3º ano, do 1º triénio de uma BPD. E o prazo para a renovação está a aproximar-se (junho2015, seis meses antes do término do 1º triénio), por isso não sei se posso realizar o pedido de renovação alterando:
- a unidade de acolhimento (a que pertenço actualmente tinha classificação de Excelente, mas com a recente avaliação, a classificação desceu para Bom)- logo as verbas para congressos e respectivas ajudas de custo foram eliminadas!;
- alterando o orientador e realizando uns ajustes no plano de trabalhos que, após estes 3 anos verifiquei que existem etapas que precisam ser modificadas/adapatadas. Acham que posso apresentar esta renovação? e se apresentar tem hipóteses de ser aceite? Uma coisa eu já decidi, não pretendo continuar na mesma unidade de acolhimento, nem continuar o plano de trabalhos como está, nem ser orientada pela actual orientadora. Por isso acho que não tenho nada a perder, certo?
Mas para avançar preciso que todos os intervenientes no estudo aceitem as alterações e que a nova unidade também me aceite e que o novo orientador também concorde, certo?
Conselhos precisam-se....
Ficarei a aguardar a vossa resposta,
Obrigada
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: sexta abr 10, 2015 12:27 pm
por spca
Olá.
Alterar o plano de trabalhos, podes facilmente - basicamente terás de apresentar o plano de trabalhos para o 2º triénio para a renovação.
Alterar o orientador e unidade de investigação, não sei dizer. Imagino que se eles levarem essa alteração "a bem" e passarem um parecer a dizer que concordam com essa alteração, a FCT aceite - o pior é que se calhar o clima entre ti e a tua orientadora não é o melhor e ela podem não querer passar esse parecer. E francamente não sei se podes fazer essa alteração só por ti, talvez seja melhor contactares directamente a FCT - se moras em Lisboa talvez o melhor seja ires lá pessoalmente, senão eu diria que tentes telefonar (via número geral da FCT, 213 924 300 e pedindo para falar para a Loja do Cientista, parece que pela linha directa para a Loja do Cientista, 213 924 310, é mais difícil conseguir ser atendido) e esclarecer isso com eles.
Boa sorte.
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: sexta abr 10, 2015 2:21 pm
por araravermelha
Muito obrigada pela resposta.
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: terça jun 09, 2015 4:21 pm
por araravermelha
Após várias semanas a pensar no assunto, o melhor será nem solicitar a renovação. Pelo que sei teria até ao final do presente mês (junho) para enviar esse pedido, juntamente com o relatório trienal, mas como não solicitarei a renovação, acho que somente devo entregar o relatório trienal, assim que terminar o presente ano, isto é, em dezembro. Estou certa?
Sei que com a minha resolução estou a prejudicar-me a mim mesma, mas o que fazer quando existe mau ambiente e quando fui colocada num canto a fazer revisões, atrás de revisões. A minha supervisora está a espera que desista, mas como preciso do dinheiro da bolsa para sobreviver, fico na minha a fazer o que me mandam. Tenho noção que nestes 3 anos poderia ter avançado mais, mas não me deixaram. Isto tudo porque no início de 2013 aleguei conflito de interesses e falta de ética numa das opções que me deram a escolher. A partir daí foi deixada no esquecimento. Sei que isto poderia ir até ao provedor do bolseiro e abrir averiguações, mas seria totalmente prejudicada. O elo mais fraco, sou eu. No entanto, tenho outra questão... existe alguma forma de continuar com a bolsa sem orientadores? Já pensei nisto, mas acho que a orientadora iria fazer de tudo para que a unidade de acolhimento não me aceitasse sozinha. Uma situação complicada, acho que o melhor é ir embora. O que acham?
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: terça jun 09, 2015 5:46 pm
por phlegmatic
Olá,
Primeiro que tudo, acho que não deves desistir. De um investigador pós-doutorado espera-se um grande grau de autonomia, pelo que o papel do orientador (ou supervisor) não passa muitas vezes de uma formalidade (embora isto possa não ser verdade em todas as áreas). A bolsa foi-te atribuída, a ti. É tua, não é dos orientadores que escolheste. Tu escolheste aquela orientadora, e agora queres outro: é perfeitamente razoável. Tenho quase a certeza que te renovarão a bolsa se propuseres outro orientador, e podes tentar falar com esta orientadora para que facilite a transição dando o seu acordo escrito. Se o actual orientador não facilitar, acho que devias expor o caso à FCT. O meu conselho é que não polemizes a situação se não for estritamente necessário. Fala com a actual orientadora de forma cordial e directa. Fala com outros membros do grupo para que te apoiem. Podes pedir apoio junto da faculdade se a orientadora se recusar a dar o seu acordo. Já muita gente passou por situações complicadas com os orientadores. Não desistas.
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: terça jun 09, 2015 6:49 pm
por DC
Olá,
Acho que deves ponderar todas hipóteses e estar o melhor informada possível. Recomendo-te uma ida à loja do cientista para tentares saber se eles ainda aceitam a mudanca de orientador. phlegmatic referiu e bem que a bolsa é tua, também verdade que és tu e mais ninguém que não está satisfeita com essa situacão. A meu ver deves estudar todas hipóteses de alteracões sem perder a bolsa mas não fôr possível mais vale uma mudanca do que ficares mais 3 anos numa situacão que não te agrada e correndo o risco de algum dano psicológico.
Sempre podes alegar que para continuar o trabalho a desenvolver essas alteracões são necessárias.
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: quarta jun 10, 2015 12:00 am
por araravermelha
Obrigada pelas respostas.
Uma dúvida... devo contar a situação ao provedor do bolseiro? para saber como prosseguir? E em relação a orientação...não posso pedir para orientar-me a mim própria? isto é anular a orientação e uma das co-orientações? Pretendia ficar somente com um co-orientador se ele aceitasse. Em relação ao plano de trabalhos para o 2ºtrienio, também o teria de mudar para poder realiza-lo sozinha. Só não sei se a unidade de acolhimento iria aceitar pke deve querer, que alguém seja responsável pelo que faço e o co-orientador que pretendo manter não pertence a minha unidade mas sim, a outra. Como podem verificar esta situação é complexa...
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: quarta jun 10, 2015 8:47 am
por DC
Cara araravermelha,
Não me parece que a situacão seja complexa mas sim que estás a complicar a situacão. Mais que a unidade de acolhimento, tenho dúvidas que a própria FCT aceite que tu sejas "orientadora" de ti própria. O postdoc é ainda uma fase treino que permite complementar o/a "recém doutadorado/a" com novo conhecimento e mais autonomia.
O melhor seria mudares de instituicão e/ou orientador (terás que questionar todos os intervenientes: FCT, orientador, novo orientador, etc...). Caso vejas essa mudanca complicada, terás que ponderar se queres continuar nessa situacão por mais 3 anos ou se preferes uma mudanca radical (com todos os custos que isso assume).
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: quarta jun 10, 2015 1:57 pm
por phlegmatic
Olá,
Não sei se podes pedir para te orientares a ti própria, mas tendo em conta que do ponto de vista formal não é uma situação típica, acho que devias tentar uma via que dê mais garantias. Tenta pedir a renovação de uma forma que permita à FCT ver que vais continuar a fazer o que é suposto fazer num pós-doutoramento: investigação científica, com ligações à comunidade científica. Por isso, acho que devias encontrar alguém que esteja disposto a ser supervisor do pós-doutoramento. Como é um segundo triénio, o grau de autonomia esperado já é altíssimo, e por isso parece-me perfeitamente razoável (e podes argumentar neste sentido com facilidade) que mudes de instituição e/ou de supervisor, mesmo no caso extremo de o actual supervisor se recusar a dar o seu acordo.
Se eu estivesse na tua situação, não iria alegar incompatibilidades com o actual supervisor no pedido de renovação da bolsa. O pedido tem de ser dirigido para o futuro e para financiar trabalho. Ou seja, mudaste de supervisor porque já não te vês a fazer aquilo que fazias com a supervisão daquela pessoa, e argumentas cientificamente porquê. Exemplo de argumento: achas que agora se tornou mais importante/interessante estudar X, Y e Z, em virtude de A, B e C , e que por isso decidiste mudar de supervisão e instituição para I e J, uma vez que I e J estão mais virados para X, Y e Z. Não polemizes. Se não polemizares, terás a renovação quase garantida, uma vez que tenho a ideia que a renovação para o segundo triénio é praticamente automática (não conheço nenhum caso de insucesso).
Não te deixes derrotar pelo problema que tens com a actual supervisora. Agora, se te for negada a renovação para o segundo triénio (o que acho praticamente impossível se seguires as guidelines do parágrafo anterior), talvez devesses procurar aconselhamento especializado para tentares obter justiça.
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: quarta jun 10, 2015 4:51 pm
por araravermelha
Obrigada pelas respostas, foram muito úteis.
Vocês sabem confirmar se realmente a data limite para pedir a renovação para o 2º triénio é mesmo até 30 de junho? Se avançar com a renovação ainda terei de preparar o relatório de actividades e etc... faltam 20 dias mas... nestas coisas o tempo urge...
Na sexta feira terei reunião com os meus actuais "chefes" e irei expor a situação (mudança de orientação, mudança de unidade de acolhimento e actualização do plano de trabalhos). Vamos lá ver como irão reagir... acho que ficarão a olhar para mim, mas o que tenho a perder?
Continuação de um bom feriado!
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: quinta jun 11, 2015 10:51 am
por Slavomira
araravermelha Escreveu:... existe mau ambiente e quando fui colocada num canto a fazer revisões, atrás de revisões. A minha supervisora está a espera que desista, mas como preciso do dinheiro da bolsa para sobreviver, fico na minha a fazer o que me mandam. Tenho noção que nestes 3 anos poderia ter avançado mais, mas não me deixaram. Isto tudo porque no início de 2013 aleguei conflito de interesses e falta de ética numa das opções que me deram a escolher. ...
Bem, esta situação está me mais do que familiar... Não vou escrever cá detalhes, mas nesta situação decidi fazer tudo possível para eu poder mudar (mesmo sem consentimento da orientadora - é possível!! mas é mais chato e complicado, tens de justificar bem). E quero também que a FCT saiba. Nós temos deveres, mas orientadores também têem deveres em respeito a nós.
NÃO DESISTAS, é isso que eles querem, e afinal das contas somos nós dados como incompetentes e fracos.
Já agora, existe um provedor de bolseiro junto á FCT ou ABIC? Ou é em casa instituição? Há alguma lista de contactos? Thanks
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: quinta jun 11, 2015 2:12 pm
por araravermelha
Podes contactar o provedor em:
http://www.provedordobolseiro.pt/
boa sorte... eu vou tentar fazer a minha parte, depois dou notícias...
continuação...
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: quinta jun 11, 2015 2:34 pm
por araravermelha
Se a orientadora não aceitar, posso avançar sem consentimento dela? ela certamente irá influenciar os coorientadores para que também, não apoiem as minhas mudanças. Se todos estiverem contra, posso ainda avançar? ou corro o risco de cortarem a minha bolsa antes do tempo, isto é antes de dezembro? Pois podem dar baixa das respectivas orientações, não podem?
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: quinta jun 11, 2015 5:19 pm
por up_2014
Olá,
lamento a situação em que te encontras e compreendo bem pelo que estás a passar.
Primeiro, é completamente impossível pedires para te auto-orientares. Isso não está previsto no regulamento da bolsa de pós-doutoramento. Embora se espere bastante autonomia da tua parte, terá sempre que haver um orientador científico.
Em relação a alterares o orientador, embora seja difícil, não acho que seja impossível. O meu conselho é de que mudes de instituição de acolhimento, e que escolhas uma nova, onde encontres alguém que se enquadre como teu orientador científico. Assim, não só consegues justificar a tua mudança de orientador, com a mudança de centro de investigação, como te afastas dessa confusão. Mas terá sempre que ser muito bem fundamentada, e idealmente, a actual orientadora deverá dar um parecer favorável a essa decisão.
De qualquer das formas acho que deves escrever ao provedor, uma vez que as situações de abuso devem ser reportadas. Os bolseiros já têm poucos direitos, e alguns estão a ser explorados e vítimas de situações de assédio moral nos seus centros.
Boa sorte
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: sexta jun 12, 2015 12:02 pm
por araravermelha
Olá,
hoje coloquei essa questão da mudança de orientação e de unidade. Ninguém disse que não. Agora é só o novo orientador dizer sim e ver quais as suas condições. Em relação a orientadora, ela pareceu me surpreendida e falou no parecer dela, as tantas no final irá tentar prejudicar-me, mas não poderia fazer nada a mais, a não ser lutar por algo que consegui com muito esforço. Veremos o que dá...
bjs,
DDDD
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: sexta jun 12, 2015 11:16 pm
por DC
araravermelha, acho que nos teus relatórios deves ser o mais objectiva possível. Mencionar e justificar bem todo o trabalho feito até agora tal como a mudanca de orientador. Assim, mesmo que o parecer da tua actual orientadora seja menos positivo, poderá ser visto como "parcial" por ter perdido um membro da equipa (a chamada "dor de cotovelo").
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: segunda jun 15, 2015 12:18 pm
por Slavomira
Anda aqui no fórum alguém quem já conseguiu mudar o orientador e importava se partilhar a experiência?
Para quem precisar de fazer essa mudança seria mesmo interessante.
Obrigada.
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: terça jun 16, 2015 11:14 pm
por araravermelha
Olá a todos... Falei com o possível orientador para o 2º triénio mas ele não aceita em orientar. Diz que não se quer envolver mais do que já se envolveu e entendo a parte dele. Sem ele, não irei avançar com a renovação. Alguém sabe dizer-me se na mesma tenho que enviar o relatório em junho ou basta entregar no final, isto é em dezembro? Enviei email para a fct mas até agora nada. Queria ao menos ficar descansada em relação a entrega do relatório do 1º triénio.
Obrigada
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: quinta jun 18, 2015 6:02 pm
por spca
araravermelha Escreveu:Olá a todos... Falei com o possível orientador para o 2º triénio mas ele não aceita em orientar. Diz que não se quer envolver mais do que já se envolveu e entendo a parte dele. Sem ele, não irei avançar com a renovação. Alguém sabe dizer-me se na mesma tenho que enviar o relatório em junho ou basta entregar no final, isto é em dezembro? Enviei email para a fct mas até agora nada. Queria ao menos ficar descansada em relação a entrega do relatório do 1º triénio.
Obrigada
Olá.
Atendendo a que estão em jogo 3 anos de bolsa, e dada a dificuldade em obter bolsa actualmente, parece-me que se aceitam que trabalhes noutro sítio, e é para o 2º triénio, é desejável que tentes contactar a FCT - se estiveres próximo de Lisboa, indo lá, senão tentando telefonar - e fazeres a pergunta antes de tomares a decisão de desistir do 2º triénio. Quem sabe, poderão aceitar que trabalhes autonomamente uma vez que é para 2º triénio?
Ao que parece é mais fácil ser atendido ligando para o número geral da FCT (213 924 300) e pedindo para passarem para a Loja do Cientista ou Secção de Formação de Recursos Humanos que ligando directamente.
Boa sorte.
Re: Pedido renovação de uma BPD para o 2ºtriénio
Enviado: sexta jun 19, 2015 11:19 am
por araravermelha
Obrigada pela informação. Mas hoje tive mais uma reunião daquelas em que a orientadores e coorientadores deitam abaixo, tudo o que faço. E deixaram bem claro que posso fazer o que quiser nos próximos meses até acabar a bolsa. Até, disseram que posso ficar em casa, curioso ne? estão a fazer de tudo para que eu vá embora e como estou sozinha nisto, não sei a quem recorrer. Já pensei em falar com o provedor do bolseiro mas, sei que irá restar para mim. Esta gente tem as costas largas e o bolseiro é sempre a parte mais fraca. Desistir do 2º triénio já não é opção, é obrigatoriedade depois de tudo o que ouvi hoje na reunião de grupo. Compararam-me a chineses, iranianos e etc... porque dizem que não estou a render... mas eles não querem saber se ao mesmo tempo estou a fazer fisioterapia as costas, um problema que só surgiu durante o pos doc. Porque será? pressão a mais, infelizmente. O que faço? não sei... vou pensar no fim de semana.
Fiquem bem...