Concurso 2015

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo dez 21, 2014 2:41 pm
University/ Institute: Université Paris-Sud

Concurso 2015

Mensagem por MarioPereira »

Vivam :)

Hoje ouvi o primeiro rumor em relação à abertura do novo concurso para bolsas individuais da FCT. Foi-me dito que em Abril o concurso abre.

Não é má data, mas assim sendo falharam o tão falado primeiro trimestre do ano...

Flor
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta nov 26, 2008 10:19 pm
University/ Institute: FEUP

Re: Concurso 2015

Mensagem por Flor »

O anúncio de abertura do concurso bolsas 2015 já foi publicado no site da FCT...este decorre de 7 ABRIL a 11 MAIO 2015!! Segundo notei, existem várias alterações relativamente ao ano transacto.
No meio disto tudo, como é possível ainda não terem saído as respostas à audiência prévia do concurso 2014??....
Boa Páscoa a todos!

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Já agora, com o atual prazo de 11 de Maio e segundo as minhas contas, o habitual prazo de 90 dias úteis para divulgacão de resultados termina no dia 15 de Setembro.

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação

Só me apraz dizer o seguinte: que nojo de instituição esta FCT!!!

Amadores em todos os sentidos, não têm ética nenhuma. Abrirem um concurso sem terem os bolseiros do anterior concurso contratos? Sim, porque pelo que já li ainda não há um único contrato emitido! Então das audiências prévias nem vale a pena falar...

emekapa
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Mensagem por emekapa »

No comments..

O que me preocupa é o seguinte parametro de admissibilidade ao concurso:

- Fazer prova de conclusão do grau académico de doutor à data de candidatura (BPD);

Acham q haverá possível flexibilidade em relação a este ponto tal come tem havido (através duma declaração de honra)?

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

emekapa Escreveu:No comments..

O que me preocupa é o seguinte parametro de admissibilidade ao concurso:

- Fazer prova de conclusão do grau académico de doutor à data de candidatura (BPD);

Acham q haverá possível flexibilidade em relação a este ponto tal come tem havido (através duma declaração de honra)?
Acho que não, pois era assim que funcionava nos outros anos. Talvez a única flexibilidade que exista, é quem defende teses até ao prazo do concurso, consiga uma declaracão da uni, a dizer que foi o aprovado, e só depois apresentar a certidão (coisa que pode levar algum tempo). Mas isto é um talvez, o melhor é mesmo confirmar junto da FCT.

LordAntony
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado abr 04, 2015 3:49 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por LordAntony »

Boa Tarde.

Sou novo por aqui e tenho uma questão.

Pretendo, este ano, candidatar-me para uma Bolsa de Doutoramento.

O prazo de candidatura, no entanto, deixou-me algumas dúvidas.

Se o prazo de candidatura é apenas até 11 de Maio, como é que cumpro o seguinte requerimento: "Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição que conferirá o grau académico, ou de aceitação do candidato no programa doutoral em que a candidatura se insira."

As inscrições para Doutoramento, normalmente, só se efectuam entre Junho/Setembro.

Alguém me pode ajudar a esclarecer?

Muito Obrigado.

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação

LordAntony Escreveu:Boa Tarde.

Sou novo por aqui e tenho uma questão.

Pretendo, este ano, candidatar-me para uma Bolsa de Doutoramento.

O prazo de candidatura, no entanto, deixou-me algumas dúvidas.

Se o prazo de candidatura é apenas até 11 de Maio, como é que cumpro o seguinte requerimento: "Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição que conferirá o grau académico, ou de aceitação do candidato no programa doutoral em que a candidatura se insira."

As inscrições para Doutoramento, normalmente, só se efectuam entre Junho/Setembro.

Alguém me pode ajudar a esclarecer?

Muito Obrigado.
Excelente questão ;) E tenho quase a certeza que a FCT nem sequer pensou nisto...

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

Se lerem cuidadosamente o Regulamente, vêem que esse documento só exigido como parte dos documentos a entregar no caso de atribuicão de bolsa e não na candidatura. Ou seja, depois de saberem que têm bolsa, têm 6 meses para entregar esse documento.

LordAntony
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado abr 04, 2015 3:49 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por LordAntony »

DC Escreveu:Se lerem cuidadosamente o Regulamente, vêem que esse documento só exigido como parte dos documentos a entregar no caso de atribuicão de bolsa e não na candidatura. Ou seja, depois de saberem que têm bolsa, têm 6 meses para entregar esse documento.
Caro DC,

Muito Obrigado pela resposta.

Confundi, de facto, a alínea do ponto em questão.

Desejo-lhe um resto de Boa Páscoa. :smt001

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação

Mas quando me candidatei no concurso de 2014 era necessário indicar qual a instituição que iria conferir o grau, ou seja, é logo preciso ter a noção se se está ou não aceite num programa doutoral.

Como os anteriores concursos terminavam no fim de Setembro, era sempre possível saber-se se tínhamos sido aceites como alunos de doutoramento. Mas para o concurso deste ano, como é que se pode dar a volta a esta situação?

aria
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 21, 2015 11:31 pm
University/ Institute: universidade do porto

Mensagem por aria »

MarioPereira Escreveu:Mas quando me candidatei no concurso de 2014 era necessário indicar qual a instituição que iria conferir o grau, ou seja, é logo preciso ter a noção se se está ou não aceite num programa doutoral.

Como os anteriores concursos terminavam no fim de Setembro, era sempre possível saber-se se tínhamos sido aceites como alunos de doutoramento. Mas para o concurso deste ano, como é que se pode dar a volta a esta situação?
Eu não sei como é no teu programa doutoral/universidade, mas quando me candidatei a doutoramento coloquei uma instituição de acolhimento, à qual só me candidatei depois de saber que entrei em doutoramento e não tive problema nenhum!

ReadS
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 20, 2010 10:36 pm
University/ Institute: ULisboa

Mensagem por ReadS »

Relativamente ao pos doc, eles o ano passado retiraram o requisito de ter o grau de doutor à data de submissão de candidatura. Será que vão tirar este ano?
Acho muito injusto este requisito, ainda para mais que os contratos para as novas bolsas apenas poderão começar em janeiro de 2016! Ou seja posso perfeitamente terminar o meu grau em setembro e começar uma bolsa pos doc em 2016... Agora como está o concurso nem sequer posso concorrer :(

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

Cara ReadS,

Os bolseiros podem sempre tentar alterar mas há muito que a FCT avisa que vai ser obrigatório ter o grau concluído a quando da candidatura. Tenho sérias dúvidas que eles voltem atrás outra vez.

Quanto ao ínicio dos trabalhos no Guião de Candidatura (pág. 13) diz que pode ser feito entre 1 Outubro de 2015 e 1 de Setembro de 2016 (inclusive). Pela experiência de outros anos tenho sérias dúvidas que consigam pagar a 1 Outubro mas isso é só a minha opnião.

Recomendo vivamente a lerem melhor os documentos do concurso antes de divulgarem informacões erradas.

M Castro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta abr 08, 2015 4:55 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por M Castro »

Bom dia,

Telefonei agora para a FCT, pedindo esclarecimento sobre as bolsas Pós-Doutoramento, nomeadamente para perceber melhor o conteúdo dos tópicos que exigem à partida:

- "Ser autor de, pelo menos, um trabalho original com arbitragem por pares (...) ou possuir um indicador de realização equivalente"
- "ter pelo menos um indicador de produtividade científica por cada três anos após o grau de doutor"

As questões que coloquei foram:
1. O que é incluído em "trabalho original com arbitragem por pares"? Inclui comunicações em conferências com arbitragem por pares? Inclui atas em conferências com arbitragem por pares?
2. O que é considerado um "indicador de realização equivalente"?
3. O que é contemplado como "indicador de produtividade científica"? (de novo: inclui conferências, capítulos de livro, etc?)

Responderam-me que o artigo com DOI é sem dúvida contemplado. Relativamente aos outros, depende do juri... Ora, se são aspetos de exclusão à partida, acho incrível deixarem margem de ambiguidade - não tenho nenhum artigo com DOI e estou francamente na dúvida se vale a pena concorrer. É um tiro no escuro.

Também me disseram que em 2014 estes critérios já estavam ativos (não concorri em 2014). Alguém tem mais alguma informação sobre isto? Sabem o que foi contemplado em 2014 para a área das artes?

Obrigada!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

M Castro Escreveu:Bom dia,

Telefonei agora para a FCT, pedindo esclarecimento sobre as bolsas Pós-Doutoramento, nomeadamente para perceber melhor o conteúdo dos tópicos que exigem à partida:

- "Ser autor de, pelo menos, um trabalho original com arbitragem por pares (...) ou possuir um indicador de realização equivalente"
- "ter pelo menos um indicador de produtividade científica por cada três anos após o grau de doutor"

As questões que coloquei foram:
1. O que é incluído em "trabalho original com arbitragem por pares"? Inclui comunicações em conferências com arbitragem por pares? Inclui atas em conferências com arbitragem por pares?
2. O que é considerado um "indicador de realização equivalente"?
3. O que é contemplado como "indicador de produtividade científica"? (de novo: inclui conferências, capítulos de livro, etc?)

Responderam-me que o artigo com DOI é sem dúvida contemplado. Relativamente aos outros, depende do juri... Ora, se são aspetos de exclusão à partida, acho incrível deixarem margem de ambiguidade - não tenho nenhum artigo com DOI e estou francamente na dúvida se vale a pena concorrer. É um tiro no escuro.

Também me disseram que em 2014 estes critérios já estavam ativos (não concorri em 2014). Alguém tem mais alguma informação sobre isto? Sabem o que foi contemplado em 2014 para a área das artes?

Obrigada!
Olá.
Acho que depende da tua área.
Se és das "hard sciences" (Química, Biologia, Física...) creio que se não tiveres artigos com DOI ou algo equivalente, ex. capítulos de livro, patentes, proceeding em congresso [nota: entendo por proceeding um artigo completo, não um abstract /resumo no livro de abstracts] não valerá a pena concorreres.
Se és de outra área em que não seja comum este tipo de produção científica, então concorre.
Tu saberás o que é comum fazer na tua área e como estás perante as pessoas dessa área...

Boa sorte.

Vera85
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda out 18, 2010 5:12 pm
University/ Institute: U.A

Mensagem por Vera85 »

Estou na mesma situação! é muito injusto se o objectivo é seguir a área de investigação. Agora vou ficar à espera de defender a tese de doutoramento e depois só posso concorrer para o ano? e mais uns meses à espera de resultados. Quase 2 anos à espera!! não pode ser..
ReadS Escreveu:Relativamente ao pos doc, eles o ano passado retiraram o requisito de ter o grau de doutor à data de submissão de candidatura. Será que vão tirar este ano?
Acho muito injusto este requisito, ainda para mais que os contratos para as novas bolsas apenas poderão começar em janeiro de 2016! Ou seja posso perfeitamente terminar o meu grau em setembro e começar uma bolsa pos doc em 2016... Agora como está o concurso nem sequer posso concorrer :(

paulofigueiredo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta abr 23, 2015 5:13 pm
University/ Institute: FCSH - UNL

Mensagem por paulofigueiredo »

Estando eu a aguardar a defesa da minha tese de mestrado em Maio e a nota lançada em Junho, já não posso concorrer a bolsa de doutoramento para começar em Setembro?
Dizem que é preciso

"Ter concluído, até à data de submissão da candidatura, uma licenciatura pré-Bolonha e/ou mestrado pré ou pós-Bolonha"

Eu tenho uma licenciatura pós-bolonha e estou prestes a finalizar o mestrado.

Alguém me sabe informar sobre se é assim de facto? Ou posso candidatar-me agora e apresentar o diploma de conclusão do mestrado mais tarde?
Enviei um e-mail para a FCT, mas tardam em responder.

Cumprimentos a todos. :)

Flor
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta nov 26, 2008 10:19 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por Flor »

Caríssimos,

Segundo o "Guião para Elaboração e Submissão de Candidaturas ao Concurso de Bolsas Individuais 2015", é OBRIGATÓRIO ter concluído até à data da candidatura o respectivo grau (mestrado ou doutoramento). Infelizmente estas são as regras este ano e nada há a fazer.

Boa sorte a todos os que forem concorrer.

dariobi
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 28, 2015 9:46 am
University/ Institute: technion

Mensagem por dariobi »

Hi,

I have a question regarding the BPD application. I have obtained my phd in a foreigner university and according to what is written I need a Portuguese institution to recognize my degree (see page 3, third point before the last one of http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... es2015.pdf). However, also given my poor understanding of Portuguese, it is not described any procedure on how to do it.

Any help will be much appreciated.

Obrigado,

Dario

Responder