Página 1 de 1
Concurso BD no 1º trimestre de 2015?
Enviado: sábado jan 24, 2015 3:54 pm
por sofiallb
Boa tarde,
Esta será a minha primeira candidatura a BD, e tenho algumas dúvidas.
Em primeiro lugar, alguém sabe se o concurso para bolsas individuais abrirá no primeiro trimestre de 2015 como referido pela FCT?
2º, quais exatamente os parâmetros que compreendem o "mérito do candidato"? Por exemplo, não ter artigos publicados ou experiência de investigação torna difícil conseguir a bolsa? E ter tido 20 na dissertação de mestrado poderá merecer alguma valorização?
Re: Concurso BD no 1º trimestre de 2015?
Enviado: sábado jan 24, 2015 7:48 pm
por jmcsmsantos
Olá,
O mérito do candidato é composto por dois critérios - metade da classificação é derivada da nota de mestrado e licenciatura, e a outra metade é baseada na produção científica, com os critérios específicos variando por painel. Para alcançar a nota máxima no mérito do candidato, não basta ter uma boa nota na faculdade mas também pelo menos 1 ou 2 artigos publicados assim como algumas comunicações em conferências, e idealmente um capítulo num livro (pelo menos em Sociologia foi assim).
Eu concorri pela 1ª vez em 2014 (o concurso cujos resultados sairam agora) e fui fortemente penalizado por não ter publicações (tinha 4 papers em peer-review quando submeti a candidatura... mas esses não contam enquanto não forem aceites). No meu painel, a penalização por não ter publicações é suficiente para garantir que ficamos abaixo da linha de corte, independentemente da nota de faculdade e da nota do projecto. Pode ser que noutros painéis os critérios sejam menos draconianos.
Re: Concurso BD no 1º trimestre de 2015?
Enviado: sábado jan 24, 2015 7:55 pm
por sofiallb
jmcsmsantos Escreveu: No meu painel, a penalização por não ter publicações é suficiente para garantir que ficamos abaixo da linha de corte, independentemente da nota de faculdade e da nota do projecto. Pode ser que noutros painéis os critérios sejam menos draconianos.
Obrigada pela resposta. Pois, de facto na minha área -Antropologia- é raríssimo (eu não conheço nenhum caso) alguém terminar o mestrado com produção científica. Pode ser que as normas do painel sejam diferentes.