Página 1 de 1

Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: segunda dez 29, 2014 9:16 pm
por anajjota
Olá a todos.

Gostaria de vos colocar duas questões. A 1ª é se durante o vosso primeiro ano de bolsa PD se obtiveram muitos resultados para poderem renovar a vossa bolsa. Ou seja, há alguém que tendo chegado ao final do primeiro ano não tenha artigos publicados ou submetidos? Nestes casos, como proceder na renovação de bolsa? Apresentar as tentativas que se fez? Estou um pouco perdida, visto que no final de um ano não consegui obter resultados que desse origem a pelo menos um artigo. Estou na área das ciências exatas.

A segunda questão é saber o que é exigido na renovação de bolsa para o segundo ano, se basta fazer um relatório com as atividades desenvolvidas ou é preciso mais?

Dado não ter artigos neste primeiro ano, corro o risco de não ver renovada a minha bolsa para o segundo ano?

Obrigada e para todos, bom 2015!

Re: Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: segunda dez 29, 2014 10:01 pm
por spca
Olá.
À primeira pergunta (resultados e renovação) já respondi noutro post, é natural que não tenhas resultados e em particular artigos ou patentes aprovados (que são a única coisa que lhes importa, pelo menos nas ciências - nas humanidades pode ser diferente), eu só tive os primeiros no 3º ano de bolsa. Em princípio a renovação será automática nos primeiros 3 anos desde que o(s) teu orientador e instituição dêem parecer favorável à renovação. Só na passagem para o 2º triénio é que eles vão olhar para o trabalho que conseguiste.

À segunda questão (documentos necessários), segundo o regulamento:
Fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Artigo 21.º – Renovação de bolsas

2. O bolseiro deve apresentar à FCT, até 60 dias antes do início do novo período da bolsa, um pedido de renovação da mesma, acompanhado dos documentos que comprovem o cumprimento do disposto nos números seguintes.
3. Compete aos orientadores e às entidades de acolhimento a emissão de pareceres sobre o acompanhamento dos trabalhos do bolseiro e a avaliação das suas atividades, os quais devem integrar o pedido de renovação da bolsa e ser transmitidos à entidade financiadora.
4. Os orientadores respondem pessoalmente pela veracidade e exatidão da avaliação que lhes caiba realizar, nos termos do número anterior.
5. Da apreciação referida no n.º 3 consta, designadamente, a previsão do cumprimento, pelo bolseiro, do plano de trabalhos acordado e a conveniência de renovação da bolsa.
6. Aquando da renovação, deve o bolseiro anexar sempre o documento previsto na alínea i) do n.º 3 do artigo 16.º do presente regulamento, devidamente atualizado.
Artigo 16.º – Documentos de suporte da candidatura
3. i. Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções e carga horária letiva em média anual (se aplicável), podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços;
(...)
Nota: a alínea 7 (que não transcrevi) refere-se à renovação para 2º triénio, não à renovação anual. Nesta fase não tens de apresentar nenhum relatório, só os pareceres e outros documentos.

Assim, terás de apresentar, basicamente, e com 2 meses de antecedência de preferência (senão podes ficar sem receber até aprovarem a renovação):
-Carta (tua) a solicitar a renovação da bolsa
-Parecer do(s) teu orientador dizendo que estás a trabalhar bem e recomenda a renovação. É necessário do orientador principal, do(s) restante(s) podes apresentar ou não, não precisas pedir pareceres se não trabalhaste com eles nessa parte do teu trabalho.
-Parecer da(s) tua instituição de acolhimento onde estiveste. Que normalmente dependem do parecer do(s) orientador.
-Declaração da actividade profissional, ou normalmente, da ausência desta, como aquela que apresentaste quando solicitaste a bolsa.

Boa sorte e bom trabalho.

Re: Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: segunda dez 29, 2014 10:43 pm
por anajjota
Muito obrigada spca! Além de ter ficado um pouco mais tranquila, foi muito esclarecedor quanto à forma de renovação da bolsa!

Re: Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: terça dez 30, 2014 3:21 pm
por siljan
Olá

Quero apenas chamar a tua atenção para o facto do processo de renovação para o 2º triénio poder ser muito demorado, o pagamento da bolsa ficando suspenso até haver decisão por parte do júri (no meu caso foram 3 meses sem receber o ano passado...).

Ver aqui o testemunho de um colega que também passou por esta situação:
http://jugular.blogs.sapo.pt/o-primeiro-dia-3829603


Boa sorte e bom ano!

Re: Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: terça dez 30, 2014 8:27 pm
por bela
siljan Escreveu:Olá

Quero apenas chamar a tua atenção para o facto do processo de renovação para o 2º triénio poder ser muito demorado, o pagamento da bolsa ficando suspenso até haver decisão por parte do júri (no meu caso foram 3 meses sem receber o ano passado...).

Ver aqui o testemunho de um colega que também passou por esta situação:
http://jugular.blogs.sapo.pt/o-primeiro-dia-3829603


Boa sorte e bom ano!
A ver bem, o bolseiro tem 2 anos e meio para produzir resultados, o que para muitos de nós não será nada fácil, ainda mais quanto o impacto das revistas onde os artigos são publicados também é tido em conta. Para cúmulo, ficar nesse impasse se tem a bolsa ou não renovada para o segundo triénio...


spca, também não sabia que para se renovar uma bolsa não era necessário apresentar relatório. Durante a BD todos os anos enviava o relatório com artigos e conferências. Isto é recente (a não necessidade de enviar)?

Re: Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: quinta jan 01, 2015 12:57 am
por spca
bela Escreveu:(...)
spca, também não sabia que para se renovar uma bolsa não era necessário apresentar relatório. Durante a BD todos os anos enviava o relatório com artigos e conferências. Isto é recente (a não necessidade de enviar)?
Olá.
Que eu saiba, já tem uns anos, não sei bem quantos (sou BPD desde 2011 mas creio que já não era obrigatório há alguns anos antes).
Enquanto fui BD, entre 2000-2003, era obrigatório apresentar anualmente o relatório das actividades realizadas. Não sei quando deixou de ser obrigatório.

Já agora, não me lembrei acima, até se calhar por a colega não ter ainda publicações ou comunicações, mas quem as tiver, creio que é de bom senso que elas apareçam em algum lugar, seja no parecer do orientador, ou na carta a solicitar a bolsa, ou em algum anexo.

Boa sorte e bom trabalho a todos.

Re: Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: quarta jan 07, 2015 6:03 pm
por gamahe
Olá,

Alguem tem um modelo para os documentos que temos que entregar?

Podem ser escrevidos em inglés? O portugués nao é a minha lingua materna.

Obrigado.

Re: Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: terça abr 07, 2015 8:17 pm
por mariap
Podem esclarecer, por favor, se houve alguma alteração no regulamento de BPD que encurte a duração máxima das mesmas?

Até agora - e foi nesse pressuposto que apresentei o meu plano de trabalhos - a duração era de um triénio + um triénio, perfazendo 6 anos.
Li, no entanto, no Facebook o testemunho de uma colega, dizendo que a duração máxima agora é de 1 triénio + 1 ano. Ou seja, no máximo 4 anos!

O contrato diz que a duração é de um ano, até ao máximo de 36 meses, eventualmente renovável, mas não diz qual a duração máxima prevista.

Alguém pode esclarecer, por favor?

Re: Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: quarta abr 08, 2015 9:15 am
por DC
mariap Escreveu:Podem esclarecer, por favor, se houve alguma alteração no regulamento de BPD que encurte a duração máxima das mesmas?

Até agora - e foi nesse pressuposto que apresentei o meu plano de trabalhos - a duração era de um triénio + um triénio, perfazendo 6 anos.
Li, no entanto, no Facebook o testemunho de uma colega, dizendo que a duração máxima agora é de 1 triénio + 1 ano. Ou seja, no máximo 4 anos!

O contrato diz que a duração é de um ano, até ao máximo de 36 meses, eventualmente renovável, mas não diz qual a duração máxima prevista.

Alguém pode esclarecer, por favor?
mariap, ontem a informação que obtive da FCT por telefone foi que o máximo continua a ser os 6 anos. No entanto, a continuação para o segundo triénio não só está dependente da habitual avaliação entre os dois triénios como também de verba orçamental disponível. Ou seja, por uma destas duas razões o segundo triénio pode ser cancelado. Por outras palavras, com o atual regulamento da FCT os bolseiros pós-doutoramento só podem assumir que têm como garantido o primeiro triénio, o segundo é mais um "a ver vamos...."

Re: Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: quarta abr 08, 2015 1:50 pm
por mariap
Muito obrigada, DC!
Nem dormi a pensar nisso... as regras não podem ser alteradas a meio do jogo. Se uma pessoa concorreu com um plano de trabalhos para dois triénios, devidamente calendarizado, não pode ter nada pronto no final do primeiro triénio.

Que desespero esta FCT...

Re: Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: segunda abr 27, 2015 12:30 pm
por mariap
Para a renovação anual, deve enviar-se o pedido e a documentação por e-mail ou por correio registado?

Muito obrigada, desde já, pela resposta.

Re: Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: segunda abr 27, 2015 2:08 pm
por spca
mariap Escreveu:Para a renovação anual, deve enviar-se o pedido e a documentação por e-mail ou por correio registado?

Muito obrigada, desde já, pela resposta.
Basta email (bolsas@fct.pt) com a referência da tua bolsa no Assunto.

Bom trabalho.

Re: Renovação de bolsa BPD FCT

Enviado: quarta fev 10, 2016 11:33 pm
por soniamartins
Boa noite
Sou BPD e defini o meu plano de actividades (projecto) para 3 anos.
Desta forma, estando a terminar o 1º ano, penso que apenas terei que enviar o relatório com o trabalho efectuado, declaração do orientador e da entidade de acolhimento, 60 dias antes do início do 2º ano.
Mesmo tendo definido um projecto para 3 anos, haverá a possibilidade de pedido de renovação (aqui com o relatório do 2º triénio) com "alargamento" do projecto por mais 2 a 3 anos?
Há alguém numa situação semelhante?
Muito obrigada
SM