Conversão de nota - MSc em Inglaterra

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Electron
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 19, 2014 11:14 am
University/ Institute: IBMC.INEB

Conversão de nota - MSc em Inglaterra

Mensagem por Electron »

Olá a todos!

Estou a acabar de preencher o formulário da FCT para me candidatar a uma BPD, e, na secção de graus académicos, já fiz o upload do certificado (transcript - em PDF) do Mestrado que fiz em Inglaterra - certificado esse completo, com as notas de 0 a 100%.

Encontrei também o documento do Diário da República que permite a conversão das notas obtidas em Inglaterra para o sistema português (aqui: http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/Reconhecimento+Académico/Atribuição+de+Classificação-Conversão+de+Escalas/ ), e, na secção da Classificação final do grau, introduzi a nota obtida na Menção quantitativa (que vai de 10 a 20), depois de ter feito a conversão usando o documento do Diário da República.

Acontece que reparei que só quando escolho Menção qualitativa (com 4 escalas de suficiente a excelente) é que me aparece o campo para introduzir o diploma legal usado para fazer a conversão - quando escolho Menção quantitativa, esse campo desaparece!

Será isto mais um bug do formulário da FCT ou está-me a escapar alguma coisa?

Obrigado pelos esclarecimentos!

Cumprimentos,
-- Paulo

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Conversão de nota - MSc em Inglaterra

Mensagem por spca »

Olá.

Vê lá se isto te pode ajudar:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=5538

Boa sorte e bom trabalho.

Electron
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 19, 2014 11:14 am
University/ Institute: IBMC.INEB

Re: Conversão de nota - MSc em Inglaterra

Mensagem por Electron »

Olá spca,

Obrigado pela resposta, que ajuda um pouco!

Fazendo a conversão linear e proporcional, tive 80% no MSc, que dá 16 na nossa classificação de 0 a 20. No entanto, consultando o Diário da República, notas acima de 70% no UK equivalem a 18 cá, e foi essa a nota que introduzi no formulário.

O meu grande problema é que, ao escolher a opção para poder introduzir uma nota de 0 a 20, o campo para mencionar o diploma legal, que diz "Indique o Diploma legal ao abrigo do qual fez a conversão:", desaparece!

No link que mencionaste, diz a certa altura (tirado do regulamento da FCT): "(...)é da responsabilidade do candidato apresentar a conversão da sua nota de licenciatura para a escala portuguesa (0 - 20) e anexar ao formulário de candidatura o documento oficial no qual se baseou para efetuar a conversão." Ora, como não encontro nenhum local no formulário para anexar o documento, que já tenho em PDF prontinho para anexar, estou a começar a desesperar, pois o prazo aproxima-se a passos largos, e ter uma resposta por parte da FCT nesta altura é mais complicado que pedir uma audiência com o Papa!

Mais abaixo no formulário, na mesma secção, existe um campo que diz "Tem algum certificado de equivalência para este grau no sistema de ensino português?" e que permite anexar um PDF caso responda "Sim". Será este campo? Eu acho que é para quem tiver feito o registo do grau numa Universidade portuguesa ou na DGES, que eu não fiz, e não para anexar o PDF do Diário da República.

Não queria nada ser excluído da avaliação por uma questão formal, a ser excluído, que seja porque não sou bom o suficiente ou porque o projecto está mal feito!

Bem, vou voltar ao trabalho, e ao desespero...

Obrigado mais uma vez,
-- Paulo

Responder