Página 1 de 1
NOVIDADES DO NOVO CONCURSO DE BOLSAS
Enviado: sábado ago 02, 2014 1:50 pm
por Rotiv
No concurso de bolsas deste ano de 2014, há algumas novidades, e algumas coisas que não percebo, por isso peço o favor de alguém as esclarecer. Peço também a alguém que se tenha apercebido de outras novidades, que as indique e explique. Obrigado.
É indispensável para a submissão da candidatura várias coisas. Aqui vai portanto a lista de novidades, e de coisas incompreensíveis :
- A indicação do ORCID ID do candidato e do orientador
- A indicação de um IPC adicional por cada triénio decorrido, após a conclusão do doutoramento (candidatos a BPD que obtiveram o grau académico de doutor há mais de três anos)
- A entrega de certificados de residência
- A tradução oficial para português dos certificados dos graus obtidos para português
- Apresentação de uma declaração comprovativa, para candidatos pré-Bolonha, emitida pela instituição que confere o grau, e ser contabilizada a média das disciplinas realizadas por ordem cronológica até perfazer 180 ECTS
- A apresentação da candidatura apenas é possível com a indicação do número identificador ORCID
- O investigador deve criar ou atualizar o seu currículo e indicar o número do identificador ORCID
- Só contam os artigos escritos em revistas internacionais (e as nacionais ?)
Re: NOVIDADES DO NOVO CONCURSO DE BOLSAS
Enviado: segunda ago 18, 2014 8:03 pm
por plockk
Olá reparei em mais alterações:
Na avaliação: "As candidaturas são pontuadas de 1 (mínimo) a 5 (máximo) em dois critérios de avaliação: mérito do candidato e mérito e exequibilidade do programa de trabalhos. Cada critério de avaliação tem a ponderação de 50%. Os candidatos serão ordenados de acordo com a média ponderada de classificação nos dois critérios."
Na identificação dos graus académicos:
"Submeta uma versão eletrónica dos certificados correspondentes a cada grau indicado, com as classificações das disciplinas realizadas, se aplicável (PDF máx. 4MB). É obrigatório registar todos os graus académicos obtidos no ensino superior (licenciatura, mestrado, doutoramento), anexando as certidões correspondentes com a indicação da classificação obtida em todas as unidades curriculares (ver Art. 16º do Regulamento).
Pode, ainda, submeter o suplemento ao diploma e o Percentil do grau concluído. Estes documentos devem ser incluídos sempre que possível, isto é, sempre que a(s) instituição(ões) de ensino superior em que obteve o(s) grau(s) o(s) disponibilize(m).
O suplemento ao diploma é um documento complementar ao diploma que contém informação detalhada sobre a formação realizada, resultados obtidos e caracterização da instituição de ensino, numa perspetiva de mobilidade internacional. Em Portugal, o suplemento ao diploma está regulamentado pela Portaria nº 30/2008 de 10 de Janeiro.
O Percentil do grau concluído é um documento que situa a nota obtida no total de notas atribuídas no ano em que o estudante obteve o grau, no mesmo estabelecimento de ensino e para o mesmo curso."
Como tenho licenciatura pré-bolonha, não tenho estes documentos de suplemento ao diploma e o Percentil do grau concluído, e já questionei a FCT sobre isso.
Em relação ao Doutoramento, terminei em 2009 e o meu certificado diz apenas aprovado, e no site da FCT existem apenas as opções quantitativa (10-20 valores) e qualitativa (suficiente a excelente), já questionei a FCT em relação a esta questão também.
Alguém que saiba respostas a estas questões que me responda.
Em relação, às questões do Rovit, penso que os certificados de residência e tradução dos grão para português é apenas para os estrangeiros.
Em relação à "Apresentação de uma declaração comprovativa, para candidatos pré-Bolonha, emitida pela instituição que confere o grau, e ser contabilizada a média das disciplinas realizadas por ordem cronológica até perfazer 180 ECTS" também questionei a FCT sobre isso.
Aguardo resposta e depois darei novidades
Re: NOVIDADES DO NOVO CONCURSO DE BOLSAS
Enviado: segunda ago 18, 2014 9:03 pm
por mariap
plockk Escreveu: Como tenho licenciatura pré-bolonha, não tenho estes documentos de suplemento ao diploma e o Percentil do grau concluído, e já questionei a FCT sobre isso.
Em relação ao Doutoramento, terminei em 2009 e o meu certificado diz apenas aprovado, e no site da FCT existem apenas as opções quantitativa (10-20 valores) e qualitativa (suficiente a excelente), já questionei a FCT em relação a esta questão também.
Olá. Esses documentos já eram pedidos no ano passado.
O suplemento ao diploma existe só nos cursos pós-Bolonha; para todos os pré-Bolonha, é necessário pedir o percentil na secretaria da Faculdade. Basicamente, é um documento dizendo que terminaste a licenciatura no ano x, ficando nesse ano classificado na posição y da turma.
Também já no ano passado havia uma disparidade entre a escala numérica da FCT e as classificações que aparecem nos diplomas. Deves pedir também na secretaria da Faculdade uma declaração dizendo que, no ano em que concluíste o grau, a classificação prevista no regulamento do curso exprimia-se apenas em "Aprovado" ou "Não Aprovado". Se o formulário for igual ao do ano passado, deve haver um sítio para fazer upload dessas declarações, na página em que indicas a classificação.