Bom dia,
Fui uma das poucas (felizardas?) a receber uma bolsa individual de doutoramento 2013. Estou desde Abril sem remunerações, a aguardar quem me paguem (com retroactivos). Entretanto, como conheço muitos Professores aqui no meu Instituto, fiz umas traduções de artigos científicos para serem submetidos a revistas/conferências - a ver se fazia uns trocos para ir pagando as contas.
Hoje perguntaram-me se queria um acto único de todos os artigos traduzidos, ou se passava recibos verdes para cada artigo.... E percebi que talvez estivesse numa embrulhada!
As actividades de tradução contam como "Direitos de Autor", estando por isso contempladas como compatíveis no regime de exclusividade? Se sim, posso passar recibos verdes para cada artigo (era a solução mais fácil para o Instituto)? Se não... e agora? Tenho de arranjar alguém para passar os recibos por mim? :/
Desde já agradeço a atenção
Lia
Actividades compatíveis... Traduções?
-
- recém-chegado
- Registado: quinta jan 16, 2014 1:54 pm
- University/ Institute: Instituto Superior Técnico
Re: Actividades compatíveis... Traduções?
Olá.
Se estás por Lisboa, acho que o mais aconselhável era que te dirigisses à Loja do Cientista e colocasses a questão, sem dizer que já fizeste traduções, ex. dizer que te propuseram fazer essas traduções.
Na falta de mais informação, parece-me que o melhor era receberes através de outra pessoa que passe os recibos, ou como acto isolado, uma vez que não podes ter actividades remuneradas permanentes salvo as explicitamente indicadas.
Boa sorte.
Se estás por Lisboa, acho que o mais aconselhável era que te dirigisses à Loja do Cientista e colocasses a questão, sem dizer que já fizeste traduções, ex. dizer que te propuseram fazer essas traduções.
Na falta de mais informação, parece-me que o melhor era receberes através de outra pessoa que passe os recibos, ou como acto isolado, uma vez que não podes ter actividades remuneradas permanentes salvo as explicitamente indicadas.
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: segunda out 15, 2012 2:52 pm
- University/ Institute: Instituto Politecnico de Bragança
Boa tarde a todos,
Continuando no tema de Atividades Compatíveis com uma bolsa de doutoramento, questiono se é possível lecionar algumas aulas numa instituição.
Passo a explicar, terei a possibilidade de concorrer a uma vaga para leccionar a parte experimental de uma disciplina.
Existe alguns pormenores que devo estar alerta perante esta situação?
Existe algum tipo de interferência no meu valor da bolsa da FCT?
Gostava de obter opinião para saber se estou a proceder corretamente ou simplesmente a colocar-me em mais burocracia para não dar em nada depois…
Desde já um muito obrigada.
Continuando no tema de Atividades Compatíveis com uma bolsa de doutoramento, questiono se é possível lecionar algumas aulas numa instituição.
Passo a explicar, terei a possibilidade de concorrer a uma vaga para leccionar a parte experimental de uma disciplina.
Existe alguns pormenores que devo estar alerta perante esta situação?
Existe algum tipo de interferência no meu valor da bolsa da FCT?
Gostava de obter opinião para saber se estou a proceder corretamente ou simplesmente a colocar-me em mais burocracia para não dar em nada depois…
Desde já um muito obrigada.
-
- cientista regular
- Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
- University/ Institute: Universidade do Porto
Olá! Podes lecionar numa instituição de ensino superior, até um máximo de quatro horas semanais (sem exceder uma média de três horas semanais por semestre)... Tens ainda de ter autorização prévia da instituição de acolhimento da BD.
http://dre.pt/pdf1sdip/2013/07/13000/0394703947.pdf
http://dre.pt/pdf1sdip/2013/07/13000/0394703947.pdf
-
- recém-chegado
- Registado: segunda out 15, 2012 2:52 pm
- University/ Institute: Instituto Politecnico de Bragança
Voltando novamente ao tema lecionar.
Alguém que já tenha passado pela situação e que me possa informar os passos a ter?
Ou seja, necessito dessa declaração da Instituição de Acolhimento, e em realção à FCT como proceder...
Deduso que devo informar a FCT, de que formar e que documentos serão mais relevantes?.
Muito obrigada.
Alguém que já tenha passado pela situação e que me possa informar os passos a ter?
Ou seja, necessito dessa declaração da Instituição de Acolhimento, e em realção à FCT como proceder...
Deduso que devo informar a FCT, de que formar e que documentos serão mais relevantes?.
Muito obrigada.