Ola a todos!
Venho aqui expor uma duvida em relação a mudança de orientador. Não é em relação a documentação mas sim ao facto de poder ter uma avaliação negativa por parte da FCT.
Eu estou no meu terceiro ano de doutoramento numa universidade em Londres. Durante o meu primeiro ano tive uma orientadora que praticamente não fazia nada e não tinha qualquer noção do que é um doutoramento. Ela não tinha doutoramento e nem preparação para o fazer. Por achar que a minha equipa era fraca decidi mudar.
Encontrei uma pessoa fora da minha universidade, uma pessoa com um bom currículo académico e acima de tudo interessado na investigação. A mudança fez-se sem problemas inclusive com a FCT.
Na minha universidade é necessário passar por um processo a que eles chamam "confirmation" em que se faz uma avaliação formativa do trabalho desenvolvido pelos doutorandos. A avaliação é feita por um comité constituído pelos dois orientadores e um examinador externo que é quem tem mais poder na avaliação por ser imparcial. Fiz a "confirmation" e o resultado foi positivo tendo que fazer 4 correções.
Foi a partir deste momento que o meu novo orientador começou a revelar um caráter instável, inflexível e ate indisponível em termos presenciais. A levantar cada vez mais problemas e a fazer de tudo para que eu não passasse esta fase ao ponto de desrespeitar o regulamento da universidade. O caso tornou-se muito complicado e acabou por envolver a diretora do departamento de investigação da Universidade. Coisa que nunca tinha acontecido antes.
A solução foi mudar de co-orientador outra vez. Eu não podia continuar com uma pessoa que se compromete mais em fazer o aluno falhar do ajudar no processo de investigação.
O meu receio é que quando chegue a altura da renovação de bolsa, que vai ser a última para o ano, a FCT não veja isto com bons olhos e decida não renovar a bolsa pelos últimos 12 meses. Será que isto poderia acontecer? Apesar das dificuldades eu continuei a trabalhar e para o ano estarei já com a tese.
Alguém passou por uma situação semelhante sem ter posto em risco a bolsa?
Muito obrigada pela atenção e peco desculpa pelo longo post.
mudança de orientador
-
- recém-chegado
- Registado: terça jun 21, 2011 2:15 pm
- University/ Institute: UAL
Re: mudança de orientador
Olá.
Penso que o quão "pacífica" será essa mudança dependerá sobretudo da forma como os teus orientadores concordarem ou não com ela e o comunicarem à FCT. Se aceitarem bem a mudança e fizerem um parecer apoiando-a, aceitando-a ou pelo menos não se opondo a ela, deve ser pacífico. Se algum deles se opuser e enviar algum parecer de que não trabalhaste bem e te devem cancelar a bolsa, és capaz de ter dores de cabeça. Não quer dizer que estejas imediatamente condenada, até porque terás de ser ouvida, tal como os restantes orientadores, a instituição e eventualmente outras pessoas que tenham acompanhado a situação.
Pelo que entendi, uma das tuas orientadoras (a principal?) apoia a mudança, e a instituição / departamento também está de acordo, pelo que se enviarem pareceres nesse sentido, talvez a FCT não levante problemas.
Parece-me também que a FCT gostaria de ser / ter sido informada disso quando ocorreu, e consultada nesse processo, e não apenas na altura da renovação.
Parece-me que o melhor é que contactes com o Núcleo de Apoio ao Bolseiro da ABIC, apoio@abic-online.org , e lhes exponhas a tua situação e vejas a opinião deles.
Boa sorte.
Penso que o quão "pacífica" será essa mudança dependerá sobretudo da forma como os teus orientadores concordarem ou não com ela e o comunicarem à FCT. Se aceitarem bem a mudança e fizerem um parecer apoiando-a, aceitando-a ou pelo menos não se opondo a ela, deve ser pacífico. Se algum deles se opuser e enviar algum parecer de que não trabalhaste bem e te devem cancelar a bolsa, és capaz de ter dores de cabeça. Não quer dizer que estejas imediatamente condenada, até porque terás de ser ouvida, tal como os restantes orientadores, a instituição e eventualmente outras pessoas que tenham acompanhado a situação.
Pelo que entendi, uma das tuas orientadoras (a principal?) apoia a mudança, e a instituição / departamento também está de acordo, pelo que se enviarem pareceres nesse sentido, talvez a FCT não levante problemas.
Parece-me também que a FCT gostaria de ser / ter sido informada disso quando ocorreu, e consultada nesse processo, e não apenas na altura da renovação.
Parece-me que o melhor é que contactes com o Núcleo de Apoio ao Bolseiro da ABIC, apoio@abic-online.org , e lhes exponhas a tua situação e vejas a opinião deles.
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: terça jun 21, 2011 2:15 pm
- University/ Institute: UAL
Re: mudança de orientador
Muito obrigada pela informação!
Vou enviar um email ao Núcleo de Apoio ao Bolseiro da ABIC com informação mais detalhada.
cumprimentos
Vou enviar um email ao Núcleo de Apoio ao Bolseiro da ABIC com informação mais detalhada.
cumprimentos