Muito bom dia a todos,
Sou uma "nao bolseira" da FCT (não consegui neste ultimo concurso) e gostaria de pedir a vossa ajuda para me esclarecer um assunto. Considero concorrer a um Programa Doutoral. No entanto, acho o processo confuso e surgem -me muitas dúvidas.
1. Aos programas doutorais só concorremos directamente às instituições, certo? Ou seja, devo pesquisar nos sites de cada uma e verificar o que têm disponível?
2. Todos eles tem financiamento FCT? Ou seja, ao concorrer (e supondo que consigo), tenho financiamento garantido?
3. Poderei concorrer a mais que um Programa Doutoral das várias Universidades?
Penso que a informação, alem de dispersa, está confusa, pelo que pedia a vossa ajuda, uma vez que eu sou uma novata nestes assuntos.
Já agora, algum conselho que me queiram dar, agradeço...
Obrigada!
Programas Doutorais
Programas Doutorais
À espera de uma oportunidade...
-
- recém-chegado
- Registado: quinta abr 10, 2014 1:49 am
- University/ Institute: FEUP
Re: Programas Doutorais
Olá,
Eu também estou pela primeira vez a concorrer por isso posso não ser a melhor pessoa para te responder , mas do que eu sei:
- concorres diretamente às instituições, e atenção que existem programas que para concorreres tens de já ter um orientador e projeto (como no concurso a bolsas individuais de doutoramento), e noutros depois de entrares é que te atribuem um projeto e um orientador. Tens e ver isso na informação sobro o programa
- podes concorrer a vários programas doutorais ao mesmo tempo, é como se concorresses por exemplo a vários mestrados independentes ao mesmo tempo; geralmente há uma taxa que se paga (normalmente anda à volta de 50 euros) ou seja se concorreres a muitos, tb pagas mt, mas de resto não ha impedimentos.
- quanto ao facto de se entrares ganhas automaticamente bolsa: isso não acontece. Primeiro: existem programas doutorais que não são financiados, e os que são financiados geralmente, por exemplo em 20 vagas só os 6 primeiros alunos é que têm direito a bolsa
Espero ter ajudado
Eu também estou pela primeira vez a concorrer por isso posso não ser a melhor pessoa para te responder , mas do que eu sei:
- concorres diretamente às instituições, e atenção que existem programas que para concorreres tens de já ter um orientador e projeto (como no concurso a bolsas individuais de doutoramento), e noutros depois de entrares é que te atribuem um projeto e um orientador. Tens e ver isso na informação sobro o programa
- podes concorrer a vários programas doutorais ao mesmo tempo, é como se concorresses por exemplo a vários mestrados independentes ao mesmo tempo; geralmente há uma taxa que se paga (normalmente anda à volta de 50 euros) ou seja se concorreres a muitos, tb pagas mt, mas de resto não ha impedimentos.
- quanto ao facto de se entrares ganhas automaticamente bolsa: isso não acontece. Primeiro: existem programas doutorais que não são financiados, e os que são financiados geralmente, por exemplo em 20 vagas só os 6 primeiros alunos é que têm direito a bolsa
Espero ter ajudado
Re: Programas Doutorais
Olá Maria!
Obrigada pela tua ajuda. Tenho mesmo de me por a pesquisar.
Bom domingo!
Obrigada pela tua ajuda. Tenho mesmo de me por a pesquisar.
Bom domingo!
À espera de uma oportunidade...