Página 1 de 1

SAÍR DE PORTUGAL

Enviado: quarta fev 05, 2014 10:43 pm
por Rotiv
Ouço muitos queixarem-se de que como resultado da diminuição drástica de bolsas, terão que sair de Portugal, e falam desta solução de uma forma negativa. Quanto a mim, não me importaria nada de sair do país, assim eu encontrasse uma bolsa lá fora ! Como se costuma dizer, "há males que vêm por bem". Nos concursos da FCT costuma haver também muitos candidatos estrangeiros, que obtêm bolsa, e que vêm para Portugal. Alguém pode fazer o favor de me indicar outras instituições, de outros países, instituições essas semelhantes à FCT, onde se possa também concorrer para obter uma bolsa de pós-doutoramento ?
Obrigado

Re: SAÍR DE PORTUGAL

Enviado: quinta fev 06, 2014 10:31 am
por sandra.r.santos
Rotiv Escreveu:Ouço muitos queixarem-se de que como resultado da diminuição drástica de bolsas, terão que sair de Portugal, e falam desta solução de uma forma negativa. Quanto a mim, não me importaria nada de sair do país, assim eu encontrasse uma bolsa lá fora ! Como se costuma dizer, "há males que vêm por bem". Nos concursos da FCT costuma haver também muitos candidatos estrangeiros, que obtêm bolsa, e que vêm para Portugal. Alguém pode fazer o favor de me indicar outras instituições, de outros países, instituições essas semelhantes à FCT, onde se possa também concorrer para obter uma bolsa de pós-doutoramento ?
Obrigado
Olá,também eu tenho essa questão...
No caso da minha área há uma instituição governamental no Reino Unido: Arts and Humanities Research Council (http://www.ahrc.ac.uk/Pages/Home.aspx) que vou explorar para ver quais são as condições... não sei qual é a tua área mas se há para artes e humanidades também haverá para outras áreas...

Sinto-me um pouco perdida ainda nisto, mas se encontrar mais alguma coisa partilho aqui,

Boa sorte, espero que corra tudo bem contigo!
Sandra

Re: SAÍR DE PORTUGAL

Enviado: quinta fev 06, 2014 10:57 am
por Rotiv
A minha área é a das Ciências Sociais e Humanas.
Se houver alguém que me possa fazer o favor de dar o nome e o link de instituições estrangeiras às quais se possa também pedir bolsa de pós-doutoramento, agradeço.
Essa informação será certamente útil para muitos mais.
Obrigado.

Re: SAÍR DE PORTUGAL

Enviado: quinta fev 06, 2014 11:42 am
por spca
Rotiv Escreveu:A minha área é a das Ciências Sociais e Humanas.
Se houver alguém que me possa fazer o favor de dar o nome e o link de instituições estrangeiras às quais se possa também pedir bolsa de pós-doutoramento, agradeço.
Essa informação será certamente útil para muitos mais.
Obrigado.
Olhe, Rotiv, se o que quer é apenas encontrar bolsas, dentro de projectos já estabelecidos, genericamente falando eu acho que o melhor é pesquisar por ex. no Google por algo do estilo "postdoctoral fellowship [a sua área]" ou termos análogos a fellowship, ex. grant, studentship ...
De qualquer modo, recomendava-lhe uma vista de olhos ao sub-fórum dos Anúncios ( http://forum.bolseiros.org/viewforum.php?f=2 ), em particular aos conselhos das primeiras intervenções sobre "onde encontrar bolsas".

Boa sorte.

Re: SAÍR DE PORTUGAL

Enviado: quinta fev 06, 2014 12:32 pm
por amavel
Na maior parte das faculdades fora de Portugal, os grupos de investigação aceitam alunos de doutoramento directamente e não através de bolsa individual. Normalmente os grupos fazem eles as candidaturas às bolsas e depois "contratam" os alunos que acharem necessário.

Como exemplo, um professor do meu grupo acabou de ganhar uma bolsa, onde havia espaço (e fundos) para dois alunos de doutoramento + um postdoc.

Para além desta situação, tenho conhecimento de escolas (como a EPFL na Suíça onde estive meio ano) que aceitam alunos apenas baseados num teste de inglês e outro de aptidões gerais -- embora também se possa ser "contratado" directamente por um grupo de investigação. No primeiro caso, o primeiro ano serve para realizar disciplinas e tentar encontrar um grupo de investigação no qual sejas aceite. Neste caso, os alunos são pagos pela faculdade (com um salário igual para todos) mas os professores têm também de ter bolsas cujos fundos vão para a faculdade.

No caso dos postdoc, penso que a única opção é mesmo contactarem os grupos directamente.

Curiosamente, o professor com quem eu trabalhei estava impressionado por não haver mais pessoas dos países do sul (em crise) a candidatarem-se mais. Talvez por falta de informação, ou por pensarem que em todos os países existe uma burocrática e complexa FCT, disse eu, mas não sei ao certo.

Pelo que tenho visto, o habitual é mesmo os grupos aceitarem e pagarem um "salário" aos alunos individualmente. O que eu recomendo é portanto procurarem os centro de investigação que acharem interessantes e enviar emails a candidatarem-se. A procura pode ser através das páginas das universidades, ou melhor, verem os melhores artigos publicados da vossa área e para perceber quais são realmente os melhores centros.

Boa sorte.

Re: SAÍR DE PORTUGAL

Enviado: sexta fev 14, 2014 11:27 am
por Thinksamuel
Na Bélgica (Flandres) podes concorrer na Fundação para Investigação Científica. No entanto, precisas primeiro uma instituição que quer-te acolher. Formalmente, tu serás trabalhador naquela instituição e a fundação paga o teu salário (que é relativemente bom): http://www.fwo.be/en/fellowships-fundin ... ellowship/

Agora, acho a esquema dificil e eu (sendo Belga) não quero fazer porque o 'mercado' de investigação é difícil para pessoas de fora entrar. Eu estudo em Portugal e não vejo aberturas na Bélgica (também que a minha área é música).

Acabando o doutoramento este ano, estou a procura dum futuro também e acho
www.jobs.ac.uk muito bom para vagas na Inglaterra. É das universidades mesmo (podes propor um tópico más tu tratas da bolsa com a universidade, não com um FCT ingles). Sinceramente acho que na Inglaterra tens hoje em dia a mais possibilidades.

Outro sitio boa é http://ec.europa.eu/euraxess/index.cfm/jobs/jvSearch São vagas em toda Europa e tem vagas bastante interessante.

No Facebook tens https://www.facebook.com/academics.com?fref=ts que tem vagas na Alemanha, mais focadas nas ciências exactas.