Avaliação do mérito do candidato-2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
dnuk
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 24, 2012 10:49 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Avaliação do mérito do candidato-2013

Mensagem por dnuk »

Olá. Em relação às BD, gostava de ter ideia se os elementos de bonificação são os mesmos para todos. No meu caso, tive:
- avaliação de base: 4
- autoria: 0,06 (em 1,5)
- reconhecimento: 0,06 (em 0,25)
- coordenação: 0

Por "autoria" suponho que se refiram às publicações científicas. E o "reconhecimento"? Será o reconhecimento científico dessas publicações? Ou do percurso do candidato? Se alguém me puder esclarecer agradecia :S
Por coordenação, suponho que seja a tal direcção de projectos científicos, considerada pela FCT como único exemplo de "experiência profissional relevante" segundo o guião de avaliação. Mas como raio poderá um candidato a bolseiro de doutoramento (uma pessoa sem doutoramento) dirigir um projecto de investigação, se a FCT não o permite?

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Avaliação do mérito do candidato-2013

Mensagem por sandra.r.santos »

dnuk Escreveu:Olá. Em relação às BD, gostava de ter ideia se os elementos de bonificação são os mesmos para todos. No meu caso, tive:

Por "autoria" suponho que se refiram às publicações científicas. E o "reconhecimento"? Será o reconhecimento científico dessas publicações? Ou do percurso do candidato? Se alguém me puder esclarecer agradecia :S
Por coordenação, suponho que seja a tal direcção de projectos científicos, considerada pela FCT como único exemplo de "experiência profissional relevante" segundo o guião de avaliação. Mas como raio poderá um candidato a bolseiro de doutoramento (uma pessoa sem doutoramento) dirigir um projecto de investigação, se a FCT não o permite?
Tu tens essa informação descriminada na ficha de avaliação?
Eu apenas tenho um comentário qualitativo...

Há algum sítio onde podes ter acesso às ponderações além da ficha de avaliação?

Abraço :)

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

dnuk Escreveu:Olá. Em relação às BD, gostava de ter ideia se os elementos de bonificação são os mesmos para todos. No meu caso, tive:

Olá.
Por "coordenação" não será orientação de outras pessoas mais "júniores"?
Talvez "reconhecimento" possa ser prémios, ex. bolsa de mérito, melhor aluno...
Não concorri, pelo que não sei como era a ficha deste ano, e se havia algum campo onde se podia indicar algumas destas coisas.

Boa sorte.

fefo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jul 06, 2009 10:22 pm
University/ Institute: CEB-UM

Mensagem por fefo »

sandra.r.santos Escreveu: Tu tens essa informação descriminada na ficha de avaliação?

Também só tive direito a um comentário qualitativo. Não percebo o porquê deste tratamento diferencial. Agora a pergunta que se segue é a seguinte:

Que forma têm estes candidatos, que receberam comentários meramente qualitativos, de averiguar se de facto existiram erros de natureza processual/ administrativa?

dnuk
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 24, 2012 10:49 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por dnuk »

Sim essa é a informação (e única) que me puseram na ficha de avaliação, no campo do mérito do candidato... sem qualquer comentário mais esclarecedor.

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

fefo Escreveu:
sandra.r.santos Escreveu: Tu tens essa informação descriminada na ficha de avaliação?

Também só tive direito a um comentário qualitativo. Não percebo o porquê deste tratamento diferencial. Agora a pergunta que se segue é a seguinte:

Que forma têm estes candidatos, que receberam comentários meramente qualitativos, de averiguar se de facto existiram erros de natureza processual/ administrativa?
Aliás, nem é só no mérito do candidato, não tenho quantitativo em nenhum dos campos:

Mérito do candidato: 4.7
Mérito do programa de trabalhos: 2.7 (muito frustrante porque defendi o projeto em Novembro, no final do ano curricular, em discussão pública perante um júri na faculdade e tive 18 :(
Mérito das condições de acolhimento: 4.5 (a unidade de investigação é classifica com muito bom, mas não sei quanto deram aos orientadores)...

No meu caso, vou apresentar recurso pela avaliação no programa de trabalhos, mas isso não é agora, pois não? Neste caso só depois da audiência prévia, certo?

enfim... boa sorte!

Sandra

fefo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jul 06, 2009 10:22 pm
University/ Institute: CEB-UM

Mensagem por fefo »

Também não tenho informação quantitativa em nenhum dos casos!

Relativamente ao plano de trabalhos, será concerteza uma questão a colocar em recurso, mas isso ainda deve demorar...

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

fefo Escreveu:Também não tenho informação quantitativa em nenhum dos casos!

Relativamente ao plano de trabalhos, será concerteza uma questão a colocar em recurso, mas isso ainda deve demorar...
Obrigada!

Sandra

gecko
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 15, 2014 12:56 am
University/ Institute: ULP

Mensagem por gecko »

Alguem teve uma avaliacao quantitativa descriminada no merito dos candidatos na bolsas de Pos-Doutoramento. gostava de perceber como é que o painel chegou ao valor de 3.2 na minha avaliacao! Sabem quantos pontos sao dados a cada artigo? E apresentacoes em congressos, etc?

Obrigado

hjssp
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 06, 2012 3:22 pm
University/ Institute: Nenhum

Mensagem por hjssp »

No painel de História (BPD) o mérito do candidato foi discriminado em seis factores:
- Nota Base
- Total de Publicações
- Experiência de Investigação
- Outros "Outputs" Académicos
- Autonomia e Liderança
- e CV de grande Interesse

Só entendo a nota base, que era uma obrigatoriedade do guião de avaliação e variava conforme a data de obtenção do doutoramento e a existência ou não de trabalhos originais (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 013_PT.pdf, p. 15).

Quanto ao resto não sei. Tenho um livro, três ou quatro artigos em actas, dez ou onze artigos em revistas com arbitragem científica e tive 0 nas publicações. Fiz um doutoramento (claro) e participei em dois projectos de investigação não-financiados pela FCT e tive 0 na experiência de investigação. Não sei o que são outros outputs académicos nem o que é considerado grande interesse e embora transpire autonomia e liderança (é pena que não se consiga cheirar no DeGois) tive 0 também nestes três pontos.

Já pedi a acta (ou ata em FCTês) do painel para ver se consigo ficar mais inteligente e perceber isto. Espero sinceramente que essa acta exista mesmo e que explicite claramente o que são cada um daqueles critérios, como aliás era imposto pelo guião de avaliação. Caso contrário, a FCT bateu no fundo e este concurso não foi mais que a mais refinada palhaçada.

hjssp
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por hjssp »

Esqueci-me de dizer no outro post. Tirando a nota base os critérios não são forçosamente iguais para todas as áreas. O guião de avaliação referia isso mesmo, mas obrigava à explicitação dos critérios utilizados em acta.

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

hjssp Escreveu:No painel de História (BPD) o mérito do candidato foi discriminado em seis factores:
- Nota Base
- Total de Publicações
- Autonomia e Liderança

Só entendo a nota base, que era uma obrigatoriedade do guião de avaliação e variava conforme a data de obtenção do doutoramento e a existência ou não de trabalhos originais (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 013_PT.pdf, p. 15).

Quanto ao resto não sei. Tenho um livro, três ou quatro artigos em actas, dez ou onze artigos em revistas com arbitragem científica e tive 0 nas publicações. Fiz um doutoramento (claro) e participei em dois projectos de investigação não-financiados pela FCT e tive 0 na experiência de investigação. Não sei o que são outros outputs académicos nem o que é considerado grande interesse e embora transpire autonomia e liderança (é pena que não se consiga cheirar no DeGois) tive 0 também nestes três pontos.

Já pedi a acta (ou ata em FCTês) do painel para ver se consigo ficar mais inteligente e perceber isto. Espero sinceramente que essa acta exista mesmo e que explicite claramente o que são cada um daqueles critérios, como aliás era imposto pelo guião de avaliação. Caso contrário, a FCT bateu no fundo e este concurso não foi mais que a mais refinada palhaçada.
Há algum link para fazer o pedido da acta?
Um abraço, Sandra

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

sandra.r.santos Escreveu:
hjssp Escreveu:No painel de História (BPD) o mérito do candidato foi discriminado em seis factores:
- Nota Base
- Total de Publicações
- Autonomia e Liderança

Bem, pela tua avaliação parece que nem leram o CV...
enfim...
Boa sorte para tudo!

hjssp
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por hjssp »

sandra.r.santos Escreveu:Há algum link para fazer o pedido da acta?
Um abraço, Sandra
No ano passado, pedi por e-mail e enviaram-ma alguns dias depois. Na Loja da Roubalh..., quer dizer, Loja do Cientista, mas isto também no ano passado, eles davam uma cópia da acta na hora.

fguser
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jan 18, 2014 9:00 pm
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por fguser »

hjssp Escreveu:
Um abraço, Sandra
No ano passado, pedi por e-mail e enviaram-ma alguns dias depois. Na Loja da Roubalh..., quer dizer, Loja do Cientista, mas isto também no ano passado, eles davam uma cópia da acta na hora.

Olá a todos,

A acta pode ser pedida por email para bolsas@fct.pt, especificando a área científica e a referência da candidatura (SFRH/BD/.../2013). Este ano ainda não tive resposta quanto ao envio da acta do painel, apenas um email automático a acusar a recepção do mesmo. Tal como eu existem outros colegas dependentes da "eficiência" de algumas pessoas...
Eu concorri a uma BD na área de Química e pela segunda vez foram cometidos ERROS de cálculo relativos à minha nota de mérito.
Já alguém teve acesso à acta o painel de avaliação de Química, na qual constem os critérios detalhados usados para a avaliação?

Boa sorte :)

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

fguser Escreveu:
hjssp Escreveu:
Um abraço, Sandra

Olá a todos,

A acta pode ser pedida por email para bolsas@fct.pt, especificando a área científica e a referência da candidatura (SFRH/BD/.../2013). Este ano ainda não tive resposta quanto ao envio da acta do painel, apenas um email automático a acusar a recepção do mesmo. Tal como eu existem outros colegas dependentes da "eficiência" de algumas pessoas...
Eu concorri a uma BD na área de Química e pela segunda vez foram cometidos ERROS de cálculo relativos à minha nota de mérito.
Já alguém teve acesso à acta o painel de avaliação de Química, na qual constem os critérios detalhados usados para a avaliação?

Boa sorte :)
Já enviei o mail,
Muito obrigada :)

Um abraço e que tudo te corra como desejas!

Sandra

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

hjssp Escreveu:
Um abraço, Sandra
Obrigada!

:)
Sandra

Henryarq
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 24, 2014 6:43 pm
University/ Institute: FLUL

Mensagem por Henryarq »

Olá a todos

estou com duvidas na minha avaliação da bonificação (+2 valores), em que tive 0,9.

Queria confirmar que os calculos estão correctos em relação ao que está na acta e na minha avaliação, ainda que não tenham dito como é que estes 0,9 valores se dividiam entre as 3 subcategorias. Aqui vai excerto da acta:

Bonificaçao atribuida (max. 2,0 valores):

Para efeitos de bonificaçao, o merito cientifico do candidato deve avaliar-se pela respectiva produtividade cientifica na area a que se candidata, considerando-se como campos de avaliaçao da produtividade cientifica os seguintes itens e respectivas ponderaçoes.

Classificaçoes atribuidas aos subcriterios utilizados para atribuiçao de bonificaçao:
Autoria e produçao cientifica: 75% = 1,5 valores
Reconhecimento de criaçao cientifica e cultural: 12,5% = 0,25 valores
Coordenaçao de unidades cientificas, culturais e projectos: 12,5% = 0,25 valores

Os percentis indicados devem determinar-se pela conjugação dos seguintes indicadores e respectiva pontuação:

Autoria de:
Livro publicado par editora de reconhecida qualidade e de manifesto interesse cientifico - 4.0 pontos
Ediçao de livro publicado par editora de reconhecida qualidade e de manifesto interesse cientifico - 1.0 ponto
Traduçao de livre publicado por editora de reconhecida qualidade e de manifesto interesse cientifico - 1.0 ponto
Capitulo de livro publicado par editora de reconhecida qualidade e de manifesto interesse cientifico - 1.0 ponto
Artigo em revista indexada, estrangeira au nacional, de natureza universitaria e cientifica ou similar com arbitragem - 1.0 ponto
Artigo em atas de confere nci a, congresso au col6quio com arbitragem - 1.0 ponto
Artigo em revista sem arbitragem cientifica - 0,2 pontos
Ediçao de nº especial de revista com arbitragem cientifica - 0,5 pontos
Edieçao de revista sem arbitragem cientifica . 0,2 pontos Outras publicae;oes - 0,1 pontos

Reconhecimento de:
Criaçao cultural de objectos ou materiais ou desenvolvimento tecnologico na area cientifica a que se candidata· 0,5 pontos
Organizae;ao de even to cientifico ou cultural (v.g., comissariado, exposie;oes, gestao editorial do catalogo, apoio cientifico) · 0,5 pontos
Participae;ao como perito em arbitragens de pubJicae;oes cientificas - 0,2 pontos
Participaçao activa em actividades cientfficas e culturais (v.g., escavae;oes, colaborae;ao na organizaçao de exposir;oes, ciclos ou festivais, debates, workshops, programas em meios de comunicaçao social e similares de relevancia para a area cientifica a que se candidata) - 0,1 pontos
Premios ou distinçoes recebidas na area cientifica a que se candidata -0,1 pontos
Estagios em unidades cientificas e culturais - 0,1 pontos

Coordenaçao de:
Coordenaçao de unidades de investigac;:ao ou culturais (v.g., centro de investigaçao, museu, biblioteca. centro interpretativo e similares) - 1.0 ponto
Coordenaçao de projectos de investigaçao na area cientifica a que se candidata - 0,5 pontos

Ora bem, eu preciso de saber qual a correspondencia entre pontos e valores. Alguem me pode ajudar?

ff021
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo jan 26, 2014 11:54 am
University/ Institute: UTL

Mensagem por ff021 »

- Nota Base
- Total de Publicações
- Autonomia e Liderança

Alguém sabe os factores considerados pelo painel de Ciência Política e Direito? Ainda não tive resposta da FCT...

Responder