Recursos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Icywind
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sábado ago 24, 2013 11:20 am
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Recursos

Mensagem por Icywind »

Olá!

Como tantos, fiquei "pelo caminho" em relação à BD :(

Antes de desistir do doutoramento, queria saber a vossa opinião sobre os recursos. Funcionam? Demoram muito? Em resumo, vale a pena?

Obrigada!

Parabéns aos que conseguiram e não desanimenos nós que ficámos para trás...

Filipa

rapajic
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta dez 18, 2013 5:22 am
University/ Institute: Coimbra

Re: Recursos

Mensagem por rapajic »

Alguém sabe como se faz o recurso (nem que seja só para desabafar o que pensamos das avaliações deles)?
É preciso responder ao "comentário no âmbito do periodo de audiencia prévia" ou aparece o link para o recurso depois?

Obrigado

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Icywind Escreveu:Olá!

Antes de desistir do doutoramento, queria saber a vossa opinião sobre os recursos. Funcionam? Demoram muito? Em resumo, vale a pena?

Obrigada!

Filipa
Ola Filipa,

O recurso e normalmente um processo longo com possibilidade limitada de sucesso pois so uns poucos sao aprovados anualmente. Com isto dito e se encontrares razoes na tua candidatura que achas que foste mal avaliada vale apena faze-lo. Eu so' tive bolsa em recurso mas na subjectividade normal de uma avaliacao tive a sorte que me tiraram imensos pontos na instituicao de acolhimento e orientador portanto so' tinha de rebater um topico. Quando nos tiram poucos um bocadinho em cada sitio fica mais difícil argumentar o recurso a nao ser que tenha existo algum erro administrativo.

Vale apena ler informacao de outros anos. Compilei 3 links sobre os ultimos anos mas existem muitos mais de anos anteriores.

Recurso 2011:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=4436

Recurso 2012:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=5040

Resultados do recurso 2012:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=5332

Boa sorte,

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Icywind
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Icywind »

Aragao Escreveu:
Icywind Escreveu:Olá!

Obrigada!

Filipa
Ola Filipa,

O recurso e normalmente um processo longo com possibilidade limitada de sucesso pois so uns poucos sao aprovados anualmente. Com isto dito e se encontrares razoes na tua candidatura que achas que foste mal avaliada vale apena faze-lo. Eu so' tive bolsa em recurso mas na subjectividade normal de uma avaliacao tive a sorte que me tiraram imensos pontos na instituicao de acolhimento e orientador portanto so' tinha de rebater um topico. Quando nos tiram poucos um bocadinho em cada sitio fica mais difícil argumentar o recurso a nao ser que tenha existo algum erro administrativo.

Vale apena ler informacao de outros anos. Compilei 3 links sobre os ultimos anos mas existem muitos mais de anos anteriores.

Recurso 2011:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=4436

Recurso 2012:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=5040

Resultados do recurso 2012:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=5332

Boa sorte,

David
Muito obrigada David, vou ler!

Eu fiquei muito 'abananada': por um lado tive 4.8 no mérito pessoal, que não esperava. Mas no plano de trabalho e na instituição fiquei com uns míseros 3.9 e 3.8 :( tb não esperava... e as justificações do júri no plano são tão contraditórias. Agora sim, sinto na pele as injustiças de que tantos se têm vindo a queixar. Estou empregada com contrato de trabalho (efectiva!) e benefícios e imensas 'coisas giras' que toda a gente valoriza... mas o que eu queria mesmo mesmo mesmo era 'reactivar o cérebro' com o doutoramento a tempo inteiro... bom ao menos lá vou pagando as contas. Tenho de aprender a contentar-me... ou não!

Descupa(em) o desabafo...

Um bom ano para todos!

investigadora_
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 15, 2014 9:43 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por investigadora_ »

Olá a todos

Ainda não descobri ninguém com um caso tão caricato quanto o meu...espero que alguém me consiga dar umas luzes para à resolução deste imbroglio!

Então, ontem saíram os resultados mas eu, acedendo à página da FCT-SIG com as minhas credenciais tenho acesso ao tópico que diz ‘Resultados Concurso de Bolsas’, no entanto quando selecciono esse tópico aparece apenas uma mensagem que diz ' No results are available ...'

Recebi no entanto um email da FCT dizendo que a minha candidatura foi considerada não elegível por não ter entregue os certificados comprovativos, sem fazerem especificações dos documentos que eventualmente estariam em falta. No entanto, todos os comprovativos que foram pedidos, foram anexados à minha candidaturas, pelo que não percebo porque é que a minha candidatura não foi tida em conta.

A única explicação que eventualmente encontro foi um erro que me aparecia nos dias antecedentes ao final da candidatura que não me deixava anexar os documentos. No entanto, no último dia esse erro já não me aparecia e aparentemente tudo ficou anexado correctamente.

Supostamente para pedir uma audiência prévia deveria conseguir fazê-lo através do tópico 'Resultados Concurso de Bolsas’, mas nem isso consigo fazer porque não me aparece nenhuma opção/mensagem a não ser a frase ' No results are available ...'. Pelo que estou com as opções todas completamente bloqueadas e nem sequer consigo reclamar!!

Já mandei um email para a abic para ver se alguém me sabia dizer alguma coisa que me pudesse ajudar, já mandei email para a FCT e já tentei ligar incessantemente para lá...mas nada!

Neste caso, gostaria de saber o que me aconselham a fazer?

Obrigada

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Mensagem por el_Bosco »

Isso qualifica-se como um erro processual. Terás de recorrer.

Sou só eu a achar estranho a invulgar linha de corte do painel de Geociencias? 3.604? Isto não é estupidamente baixo? E logo com uma taxa de aprovação das mais altas (13,21%)? Isto em doc.

Em posdoc, a situação inverteu-se, tendo sido o painel com menos % de aprovações, não obstante a linha de corte continua abaixo de 4.

A que é que isto se possa dever?

eze83
cientista regular
cientista regular
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por eze83 »

el_Bosco Escreveu:Isso qualifica-se como um erro processual. Terás de recorrer.

Sou só eu a achar estranho a invulgar linha de corte do painel de Geociencias? 3.604? Isto não é estupidamente baixo? E logo com uma taxa de aprovação das mais altas (13,21%)? Isto em doc.
Em posdoc, a situação inverteu-se, tendo sido o painel com menos % de aprovações, não obstante a linha de corte continua abaixo de 4.
A que é que isto se possa dever?

Eu obtive bolsa em Geociências. Já o afirmei no post sobre os resultados, o nº de candidatos é muito baixo, mas não me parece que seja apenas isso.

E posso dar-te o meu exemplo:
Mérito do candidato: 4.6;
Mérito do projecto: 4.8;
Mérito das condições de acolhimento: 1.53.

Em relação ao último ponto estou absolutamente estupefacto. "Orientadores com publicações ISI como 1º autor, participação em projectos e pequeno número de orientações. Instituição de acolhimento não avaliada pela FCT."

A instituição de acolhimento é a Universidade de São Paulo, considerada a melhor universidade ibero-americana nos últimos 3 anos (rankings valem o que valem, eu sei). O meu orientador é Prof. Titular da USP, referência na América Latina. O meu co-orientador é Prof. Catedrático da FCUL. Para teres termo de comparação, em 2011, uma colega minha com a mesma instituição e orientador teve acima de 4.5 (se não estou em erro).
Será que o "não avaliada pela FCT" implicou ter sido corrida com ZERO pontos? No idea...

Mas queres outra? Não vou dizer o nome (a pessoa em questão se quiser que recorra), mas vou dar-te o exemplo de um Professor da área de Geociências (relativamente a 2 candidaturas de alunos dele a BD):

Aluno 1: área de Ciências do Mar; conseguiu 3.90 pontos no mérito das condições de acolhimento. Bolsa atribuída. Nota que não foi avaliado pelo painel de Geociências.

Aluno 2: área de Geociências...teve 0.65! Bolsa não atribuída. Mesmo orientador, mesma instituição de acolhimento (só varia a área porque o projecto é de uma área diferente).

Eu tenho a minha idea (não vou partilhá-la) do que se passou na avaliação das "condições de acolhimento" da área de geociências. Tirem as conclusões que quiserem...

A ABIC devia olhar para isto...

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por sandra.r.santos »

investigadora_ Escreveu:Olá a todos

Ainda não descobri ninguém com um caso tão caricato quanto o meu...espero que alguém me consiga dar umas luzes para à resolução deste imbroglio!

Então, ontem saíram os resultados mas eu, acedendo à página da FCT-SIG com as minhas credenciais tenho acesso ao tópico que diz ‘Resultados Concurso de Bolsas’, no entanto quando selecciono esse tópico aparece apenas uma mensagem que diz ' No results are available ...'

Recebi no entanto um email da FCT dizendo que a minha candidatura foi considerada não elegível por não ter entregue os certificados comprovativos, sem fazerem especificações dos documentos que eventualmente estariam em falta. No entanto, todos os comprovativos que foram pedidos, foram anexados à minha candidaturas, pelo que não percebo porque é que a minha candidatura não foi tida em conta.

A única explicação que eventualmente encontro foi um erro que me aparecia nos dias antecedentes ao final da candidatura que não me deixava anexar os documentos. No entanto, no último dia esse erro já não me aparecia e aparentemente tudo ficou anexado correctamente.

Supostamente para pedir uma audiência prévia deveria conseguir fazê-lo através do tópico 'Resultados Concurso de Bolsas’, mas nem isso consigo fazer porque não me aparece nenhuma opção/mensagem a não ser a frase ' No results are available ...'. Pelo que estou com as opções todas completamente bloqueadas e nem sequer consigo reclamar!!

Já mandei um email para a abic para ver se alguém me sabia dizer alguma coisa que me pudesse ajudar, já mandei email para a FCT e já tentei ligar incessantemente para lá...mas nada!

Neste caso, gostaria de saber o que me aconselham a fazer?

Obrigada
Em relação às ligações telefónicas para a FCT, se ligares diretamente para o geral (acho que é a opção 9) e te atende a/o telefonista e pedires para te ligarem para as bolsas em princípio consegues que te atendam. Durante o concurso tentei imensas vezes selecionando no menu inicial que te apresentam ao ligar e nunca consegui, mas sempre que fiz da outra forma consegui... Ai credo este texto está um pouco confuso... é o sono...

Boa sorte!
Sandra

Icywind
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Icywind »

Olá a todos!

Surgiu-me mais uma dúvida existencial... quando é que podemos apresentar o recurso? E já agora, como? Há algum formulário específico? Ou enviamos um email com a "conversa" toda e a referência da candidatura?

Obrigada!
Filipa

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Icywind Escreveu:Olá a todos!

Surgiu-me mais uma dúvida existencial... quando é que podemos apresentar o recurso? E já agora, como? Há algum formulário específico? Ou enviamos um email com a "conversa" toda e a referência da candidatura?

Obrigada!
Filipa
Olá.
Tanto quanto julgo saber...
Quando: quando forem conhecidos os resultados da Audiência Prévia (tens 10 ou 15 dias úteis).
Como: por formulário online no FCT-SIG, como na Audiência Prévia (mas creio que terás, da mesma forma, de fazer "a conversa toda").

Boa sorte.

Icywind
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Icywind »

spca Escreveu:

Obrigada!
Filipa
Olá.
Tanto quanto julgo saber...
Quando: quando forem conhecidos os resultados da Audiência Prévia (tens 10 ou 15 dias úteis).
Como: por formulário online no FCT-SIG, como na Audiência Prévia (mas creio que terás, da mesma forma, de fazer "a conversa toda").

Boa sorte.
Obrigada! :smt003

saiphs
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 16, 2014 7:35 pm
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por saiphs »

Ola. Alguem se lembra quanto tempo demorou a sairem os resultados da audiencia previa no ano passado? Obrigado.

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

Olá,
Vi no facebook da ABIC referirem que alteraram o texto e que afinal nesta fase de audiência prévia é possível contestar não exclusivamente questões relativas a erros de cálculo, ou seja, pelo que percebi será possível contestar a avaliação científica...
Alguém sabe disto?
Eu apenas tenho questões científicas por isso nem sequer preparei nada para audiência prévia, alguém na mesma situação?

PS. O texto que agora se lê é o seguinte: "Nos termos do artigo 100 e seguintes do Código do Procedimento Administrativo poderá, em sede de audiencia prévia, se assim o entender, formular as observações que considere convenientes no prazo de 10 dias úteis após a divulgação dos resultados."

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

sandra.r.santos Escreveu:Olá,
Vi no facebook da ABIC referirem que alteraram o texto e que afinal nesta fase de audiência prévia é possível contestar não exclusivamente questões relativas a erros de cálculo, ou seja, pelo que percebi será possível contestar a avaliação científica...
Alguém sabe disto?
Eu apenas tenho questões científicas por isso nem sequer preparei nada para audiência prévia, alguém na mesma situação?

PS. O texto que agora se lê é o seguinte: "Nos termos do artigo 100 e seguintes do Código do Procedimento Administrativo poderá, em sede de audiencia prévia, se assim o entender, formular as observações que considere convenientes no prazo de 10 dias úteis após a divulgação dos resultados."
Olá.
Não sei em que o texto foi alterado... Confesso que tenho a sensação que o texto de outros anos sempre foi esse, terás de ver é se não diz noutro lado qualquer que só podes reclamar de erros administrativos. De qualquer modo, podes sempre reclamar já de outros erros, como sempre se pôde, a tua reclamação na pior das hipóteses será recusada e poderás reclamar novamente no recurso. Se existem erros administrativos no teu processo, eu sugeria que os colocasses primeiro. Se não existem erros administrativos, e face ao rumor que de facto passou a aparecer no Facebook da ABIC, não tens mesmo nada a perder além de contribuíres para os resultados da AP saírem ligeiramente mais tarde, já que devem ser mais que muitas as reclamações...

Boa sorte.

saiphs
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 16, 2014 7:35 pm
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por saiphs »

sandra.r.santos Escreveu:Olá,
Alguém sabe disto?

Sim, alteraram. Estava escrito no FCT-SIG:

"Essas observações [em sede de audiência prévia] (...) devem apenas incidir sobre aspectos processuais e eventuais erros de natureza administrativa (...)"
e ainda que
"(...)argumentações de natureza científica ou técnica apresentadas em Audiencia Prévia serão ignoradas."

Se leres os Artigos, estes nada dizem sobre erros administrativos, portanto, o texto anterior nao estava de acordo com a lei. Podes reclamar sobre todos os pontos ja nesta fase.

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

Obrigada!
Filipa
Olá Filipa :)
Viste que alteraram o texto relativo ao que se pode referir em audiência prévia? Pelos vistos afinal podemos contestar já em AP questões relativas a aspetos da avaliação científica...

Nem sei que faça... enfim***

Beijinho grande, boa sorte :)
Sandra

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

Bem,
Já passou o prazo para audiência prévia... o formulário já nem sequer está no FCT-Sig

Boa sorte a quem submeteu!

Sandra

brakarus
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jan 28, 2014 5:46 pm
University/ Institute: Minho

Mensagem por brakarus »

Sinceramente no presente ano ninguém precisa de sorte, porque não vai haver bolsas.
O "Senhor Revoltado contra a FCT" e contra o mundo, Rui Reis, está a fazer o possível para que os alunos da sua Universidade impugnem o concurso deste ano. Desta forma e desde que este assunto chegue a tribunal as bolsas deste ano nunca mais chegarão em tempo útil, pois os prazos da nossa justiça são o que são. E a partir daqui meus amigos, todos os anos se alguma alma se lembrar de impugnar os concursos, o assunto vai pra tribunal e demoraremos anos a saber a decisão, entretanto quem tem bolsa vai desesperando e desistindo.
É triste que por causa dos protesto de uns, outros não tenham bolsa, mas enfiem, é o país que temos. Pode ser que quando os que reclamam agora tenham bolsa alguém também impugne o concurso.

sandra.r.santos Escreveu:Bem,
Já passou o prazo para audiência prévia... o formulário já nem sequer está no FCT-Sig

Sandra

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo

brakarus Escreveu:Sinceramente no presente ano ninguém precisa de sorte, porque não vai haver bolsas.
O "Senhor Revoltado contra a FCT" e contra o mundo, Rui Reis, está a fazer o possível para que os alunos da sua Universidade impugnem o concurso deste ano. Desta forma e desde que este assunto chegue a tribunal as bolsas deste ano nunca mais chegarão em tempo útil, pois os prazos da nossa justiça são o que são. E a partir daqui meus amigos, todos os anos se alguma alma se lembrar de impugnar os concursos, o assunto vai pra tribunal e demoraremos anos a saber a decisão, entretanto quem tem bolsa vai desesperando e desistindo.
É triste que por causa dos protesto de uns, outros não tenham bolsa, mas enfiem, é o país que temos. Pode ser que quando os que reclamam agora tenham bolsa alguém também impugne o concurso.

sandra.r.santos Escreveu:Bem,

Sandra
Olá, só para esclarecer uma coisa,
não me conheces por isso talvez penses que o que quero ao apresentar recurso é tirar a bolsa a alguém :(
Longe de mim desejar que aqueles que tiveram bolsa a percam, porque quero acreditar que quem conseguiu foi por mérito, acredita!

Contesto somente a minha avaliação, e contesto estes cortes brutais que afetam a vida de tantas pessoas e estou com e entre essas pessoas. Tive 4.7 no mérito do candidato, 4.5 nas condições de acolhimento e na avaliação do programa de trabalho 2.7 (já com a penalização de 0.5 por não estar já num projeto financiado), imagina como fiquei ao ver esta avaliação quando, em Novembro defendi o mesmo projeto perante o Júri na minha Universidade e foi classificado com 18... a discrepância é imensa... e tenho apenas duas pequenas frases nas observações a essa avaliação... é frustrante, imagino que o seja para todos os que trabalhámos e nos vimos nesta situação... a pensar "E agora?"...

bem, tudo isto para dizer, que nunca na minha vida quis o que era de outros, apenas quero apresentar recurso por algo que considero injusto, isto é, a minha avaliação, assim como qualquer pessoa aqui...

Não concordo com a impugnação porque iria prejudicar muitas pessoas que não merecem ser prejudicadas...

Tudo de bom para ti
Sandra

Icywind
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Icywind »

sandra.r.santos Escreveu:

Obrigada!
Filipa
Olá Filipa :)
Viste que alteraram o texto relativo ao que se pode referir em audiência prévia? Pelos vistos afinal podemos contestar já em AP questões relativas a aspetos da avaliação científica...

Nem sei que faça... enfim***

Beijinho grande, boa sorte :)
Sandra

Olá Sandra!

Vi sim, obrigada mas... ou eu sou realmente tótó (e, pronto, não merecedora de bolsa) ou ainda não percebi em que "botão" tenho de carregar para apresentar o bendito recurso! Não ia aparecer um link qualquer no fct-sig?

Boa sorte para ti também! E para todos! :p

Responder