Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
rapajic
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 18, 2013 5:22 am
University/ Institute: Coimbra

Re: Bolsas 2013 - Resumo Estatístico

Mensagem por rapajic »

BD
História
4,18
5 bolsas
89 candidatos
(5,6%)

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 283
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Bolsas 2013 - Resumo Estatístico

Mensagem por sandra.r.santos »

-Tipo de bolsa: BD
-Área científica: Estudos Artísticos
-Linha de corte: 4.500
-Número de candidatos aprovados: 10
-Número total de candidatos: 164

Maria F
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 24
Registado: quinta nov 15, 2012 3:07 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por Maria F »

BD Química
linha de corte: 4.04
11 bolsas
107 candidatos

Nelson Cabaço
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: segunda jan 13, 2014 12:48 pm
University/ Institute: Omniknos/Universidade do Algarve

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por Nelson Cabaço »

Alguem sabe sabe quantos candidatos era de Arqueologia e qual foi a nota de corte?

É que, como concorri a uma BDE não consigo ver mais do as BDEs.

ACSilva
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 65
Registado: terça dez 17, 2013 4:49 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por ACSilva »

Ciências da Educação
Candidatos: 162
Bolsas atribuídas: 11
Linha de corte: 4,600

Aos que não tiveram a mesma sorte que eu, lamento muito! Sei bem a tristeza que sentiram ao saber que não era desta, pois já passei por isso duas vezes. No ano passado, não consegui bolsa por apenas uma décima! Soube de casos, na altura, de pessoas que tiveram bolsa, mas cujos projetos nem à primeira foram aprovados em conselho científico. Para verem! Mas não desisti, ainda que o quisesse muito. A minha orientadora não me deixou desanimar e aqui estou eu, feliz, finalmente.

Boa sorte a todos. Desejo-vos tudo de bom, de coração!

panda
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça jan 14, 2014 7:05 pm
University/ Institute: Lisboa/Nova

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por panda »

alguém Escreveu:abic que se junte e que defenda a falta de senso dos avaliadores. é claro que com poucas bolsas para atribuir os alunos que não tenham contacto com os avaliadores recebem avaliações parvas....eles tiveram de lutar para dar aos afilhados e encontrar e justificar "erros" de projectos para que as bolsas fossem realmente para os afilhados. Claro que ainda "bonificaram" em demasia estes últimos....

Enfim... as bolsas não podem ter o nome dos candidatos nem dos orientadores ( sei que é difícil isto) e as classificações a atribuir ao mérito do candidato e projecto têm de ser mais amplas
Pois eu acho que não devia ser permitido ter pessoas como avaliadores e simultaneamente como orientadores de candidatos. É uma vergonha que ainda não tenham introduzido esta regra.

Outra sugestão: alguém da abic que peça á FCT os dados dos concursos dos anos anteriores e faça uma estatística para averiguar se consoante os avaliadores o número de candidatos com bolsa da instituição a que pertencem aumenta.

Mais, ponham pessoas "mais velhas" (ou seja, com uma carreira já construída) como avaliadores.

Isantos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 24
Registado: sábado set 21, 2013 11:08 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro
Localização: Aveiro

Re: Bolsas 2013 - Resumo Estatístico

Mensagem por Isantos »

Geociências:

Nº de candidatos: 41
nº de Bolsas atribuídas: 5
Linha de corte: 3.604

Ana_C
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: terça abr 11, 2006 4:17 pm
University/ Institute: N/A

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por Ana_C »

alguém Escreveu:abic que se junte e que defenda a falta de senso dos avaliadores. é claro que com poucas bolsas para atribuir os alunos que não tenham contacto com os avaliadores recebem avaliações parvas....eles tiveram de lutar para dar aos afilhados e encontrar e justificar "erros" de projectos para que as bolsas fossem realmente para os afilhados. Claro que ainda "bonificaram" em demasia estes últimos....

Enfim... as bolsas não podem ter o nome dos candidatos nem dos orientadores ( sei que é difícil isto) e as classificações a atribuir ao mérito do candidato e projecto têm de ser mais amplas
No Guião de Avaliação deste ano lê-se o seguinte:
"Conflito de Interesses
Se algum dos avaliadores convidados estiver em situação de conflito de interesses relativamente a alguma das candidaturas, deve declara-lo formalmente ao coordenador do seu Painel de Avaliação. Neste caso, o coordenador do Painel de Avaliação não deve atribuir a referida candidatura a esse avaliador. Se o coordenador do Painel de Avaliação estiver em situação de conflito de interesses deve declara-lo ao Conselho Directivo da FCT.
Estas declarações devem obrigatoriamente integrar a ata de avaliação final do painel. O coordenador do Painel de Avaliação, em colaboração com a FCT, tem a responsabilidade de compilar uma lista na qual constam a referencia e o titulo da candidatura, bem como o nome do candidato e do avaliador que apresenta conflito de interesses. Esta lista devera ser comunicada atempadamente a FCT.
Um conflito de interesses existe se um avaliador/coordenador:
- Tem envolvimento directo na candidatura, quer por ser orientador ou coorientador ou pertencer a instituição de acolhimento ou a que confere o grau (Departamento, Centro, Faculdade ou equivalente);
- Tiver publicado artigos com o candidato ou com o orientador do candidato ate 3 anos antes da data da submissão da candidatura;
- Tiver em curso ou possa vir a ter num futuro próximo, uma colaboração cientifica com o candidato, orientador ou coorientador;
- Tiver uma relação familiar com o candidato;
- Tiver um conflito cientifico ou pessoal com o candidato ou orientadores;
- Ter submetido ao presente concurso candidatura(s) com tópicos de investigação muito próximos dos das candidaturas a avaliar (competição);
- Estiver em qualquer outra situação que possa levantar duvidas, quer pelo candidato quer por uma entidade exterior, da sua capacidade de avaliar a candidatura imparcialmente."

Sabendo dos casos de bolsas atribuídas a "afilhados", e com base nestas regras, acho que temos motivo de sobra para armar uma barracada com a FCT.

sandraoliveira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: sexta set 24, 2010 7:03 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsas 2013 - Resumo Estatístico

Mensagem por sandraoliveira »

Tipo de bolsa: BD
-Área científica: Ciências da Comunicação e da Informação
-Linha de corte: 4,5 (Brutal)
-Número de candidatos aprovados: 4
-Número total de candidatos: 73

cmmg04
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 23
Registado: quarta set 18, 2013 12:14 pm
University/ Institute: FMH-UL

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por cmmg04 »

Bom também não tive sorte! De qualquer das maneiras nunca tive apoio em todo o meu percurso escolar e académico. Comecei o Dr em junho passado e vou continuar!

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por el_Bosco »

Nelson Cabaço Escreveu:Alguem sabe sabe quantos candidatos era de Arqueologia e qual foi a nota de corte?

É que, como concorri a uma BDE não consigo ver mais do as BDEs.
60 candidatos, 4 bolsas, corte: 4,408.
Última edição por el_Bosco em terça jan 14, 2014 8:03 pm, editado 1 vez no total.

sergiodiassilva
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 64
Registado: quinta nov 21, 2013 12:13 pm
University/ Institute: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por sergiodiassilva »

Estou tão chateado como todos os que ficaram sem bolsa, mas parece-me desnecessária esta discussão dos padrinhos e dos afilhados. O que está aqui em questão é, só, um corte brutal nos apoios à investigação. E isso não é uma opção da FCT, é uma opção do governo. Num concurso em que nem 10% dos candidatos conseguem atingir os objetivos (na minha área foram 7%!), discutir se os 3 ou 4 que tiveram bolsa a merecem ou não, não leva a nada. Se fossem vocês a ficar acima da linha não gostariam de ler que conseguiram a bolsa por escolherem bem os amigos.

Deixem-se disso e abram os olhos.

Isantos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 24
Registado: sábado set 21, 2013 11:08 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro
Localização: Aveiro

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por Isantos »

:smt006
Adeus, até para ano...isto se eles abrirem concursos!

tiagopf
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quarta set 11, 2013 11:25 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por tiagopf »

Bom, também pertenço aos 95% - aqui, nada de novo ou surpreendente, já se sabia que este ano seria assim. Irei recorrer, não porque consiga subir o suficiente para ter bolsa, mas porque considero vergonhosa a avaliação que me foi feita - chega a ser dito que o meu orientador tem 4 bolseiros de pós-doc, quando não tem nenhum!

Posso acrescentar que BPD Antropologia também só teve quatro bolsas atribuídas, 3 delas a estrangeiros. Depois, surpreendem-se porque é que certas linhas ideológicas estão em franco crescimento pela Europa fora...

susy
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 32
Registado: terça set 10, 2013 4:38 pm
University/ Institute: london

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por susy »

Biomedicina BPD

Total de candidatos: 91
Bolsas atribuídas: 11
Linha de corte: 4.8

I didn't get it :(

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 252
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por el_Bosco »

sergiodiassilva Escreveu:Estou tão chateado como todos os que ficaram sem bolsa, mas parece-me desnecessária esta discussão dos padrinhos e dos afilhados. O que está aqui em questão é, só, um corte brutal nos apoios à investigação. E isso não é uma opção da FCT, é uma opção do governo. Num concurso em que nem 10% dos candidatos conseguem atingir os objetivos (na minha área foram 7%!), discutir se os 3 ou 4 que tiveram bolsa a merecem ou não, não leva a nada. Se fossem vocês a ficar acima da linha não gostariam de ler que conseguiram a bolsa por escolherem bem os amigos.

Deixem-se disso e abram os olhos.
Bem sei que a nada leva. Mas não verbalizar é compactuar com situações manifestamente irregulares.

Mufanga
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: segunda dez 10, 2007 9:51 pm

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por Mufanga »

Alguém sabe onde eles vão buscar a informação sobre os "rankings" das publicações em Q1, Q2, etc.? A maneira como "quantificaram" as minhas publicações não faz muito sentido, daí a minha dúvida. Se alguém puder esclarecer, agradeço desde já.

cmmg04
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 23
Registado: quarta set 18, 2013 12:14 pm
University/ Institute: FMH-UL

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por cmmg04 »

Infelizmente estamos a ir num caminho em que para se estudar ou se tem bastante dinheiro ou então nada feito. Felizmente posso continuar com o Dr mas com certeza( e infelizmente) que muitos não o podem fazer.

Diianita
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta dez 18, 2013 8:48 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por Diianita »

BD Ciências e Engenharia dos Materiais
linha de corte: 4.40
9 bolsas
87 candidatos

jp_strife
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 43
Registado: sexta out 12, 2012 10:29 pm
University/ Institute: FCTUC

Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Mensagem por jp_strife »

Mufanga Escreveu:Alguém sabe onde eles vão buscar a informação sobre os "rankings" das publicações em Q1, Q2, etc.? A maneira como "quantificaram" as minhas publicações não faz muito sentido, daí a minha dúvida. Se alguém puder esclarecer, agradeço desde já.
Vês isso no Web of Knowledge da ISI - Thompson Reuters ou no SciMag, que já não me lembro de quem é isso.

Responder