Existe núcleo de bolseiros no Porto?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Existe núcleo de bolseiros no Porto?

Mensagem por Aragao »

Alfredo Baptista Escreveu: [snip]

Acho que este tipo de informações é que devia ser veiculada pela ABIC, para que os bolseiros não sejam ainda mais explorados pelas universidades. Se as universidades não têm dinheiro, que ponham muitos professores parasitas na rua, ou que o arranjem no orçamento de Estado, e não andem a explorar os seus alunos por vias menos claras e até ilegais, como é este caso.
Muito interessante divulgar esta informação. De facto é bastante específica e apenas quem passou por ela consegue passar a informação (sobre esta discussão: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=536)

Pena que a ABIC até hoje ainda não tenha conseguido ter um núcleo no Porto. Uma das regioes do pais com mais bolseiros (em virtude de várias e grandes universidades).

David
Última edição por Aragao em quinta out 06, 2005 12:06 am, editado 1 vez no total.
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Alfredo Baptista
cientista regular
cientista regular
Registado: sábado nov 27, 2004 10:31 am

Eu poria a questão ao contrário

Mensagem por Alfredo Baptista »

Cara Aragão

Eu poria a questão ao contrário. Já não sou bolseiro desde Junho de 2004, caso contrário a minha intervenção seria no sentido de formar um núcleo da ABIC no Porto. O que eu quero dizer é: porque não a ABIC fazer uma sessão de divulgação da própria associação e das suas actividades na maior Universidade pública do país, e junto dos seus laboratórios associados, nomeadamente o IBMC, o IPATIMUP, o CIIMAR e o CEQUP - REQUIMTE? De certeza que se as pessoas estiverem informadas de que existe uma associação séria que defende os interesses dos bolseiros participarão na formação de um núcleo. É infelizmente tudo uma questão de marketing: se não se conhece, é como se não existisse. Deixo aqui o repto...

Aragao
Sócios
Sócios
Contacto:

Re: Eu poria a questão ao contrário

Mensagem por Aragao »

Alfredo Baptista Escreveu: Deixo aqui o repto...
Tens toda a razão. Pode ser que alguem da ABIC tenha tempo para fazer isso num futuro. Não estou certo se já não aconteceram no passado sessões dessas no Porto ou não. [EDITADO] renuiao no Porto em 2003 http://www.bolseiros.org/textos.htm#rup [FIM EDITADO] De facto não conheço o trabalho da ABIC há assim tanto tempo.

Também sei que todos os membros da direcção da ABIC são bolseiros e portanto todo o restante trabalho é voluntário. Sessões desse tipo num fim-de-semana, por exemplo, não teriam grande audiência.

Sei que a ABIC tem participado em sessões dessas quando convidada por alguém do local que trata pelo menos da divulgação e de arranjar um local pois é dificil fazer isso há distância. Por exempo, o ano passado alguns bolseiros do ITQB (em Oeiras) convidaram a ABIC e contaram com a sua presença numa sessão para explicar o novo estatuto do bolseiro. Mais informacao ver aqui:
http://www.bolseiros.org/nucleos.htm

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---

rui mesquita
Sócios
Sócios
Registado: sábado jul 17, 2004 3:27 pm

Mensagem por rui mesquita »

Não sabia que não havia núcleo da ABIC no Porto! :o
Na FLUP, conheço cinco bolseiros. Posso começar a "passar a palavra"...
Talvez seja também boa ideia contactar o Jornal Universitário do Porto.

aragorn
Sócios
Sócios
Registado: segunda abr 26, 2004 3:31 pm

Re: Eu poria a questão ao contrário

Mensagem por aragorn »

Aragao Escreveu: Sei que a ABIC tem participado em sessões dessas quando convidada por alguém do local que trata pelo menos da divulgação e de arranjar um local pois é dificil fazer isso há distância. Por exempo, o ano passado alguns bolseiros do ITQB (em Oeiras) convidaram a ABIC e contaram com a sua presença numa sessão para explicar o novo estatuto do bolseiro.
Um pouco para dar seguimento à história de Oeiras:

E essa reunião, deu origem à marcação de outra de onde saiu um grupo de trabalho para tentar formar um Nucleo de Boleseiros de Oeiras.

A face mais visivel é este modesto site que procura disponibilizar alguma informação específica para os bolseiros da instituições de Oeiras:

http://bolseiros.itqb.unl.pt/

(ver links em cima "bolseiros ITQB", "Bolseiros IBET" e "bolseiros IGC".)

Um exemplo do tipo de informação especifica (que dificilmente poderia ser abarcada de um modo geral pela abic) é isto:
SEGURANÇA SOCIAL

Para pedido de reembolso de segurança social, é necessário preencher o requerimento e entregá-lo à Dra. Lurdes Conceição na divisão académica (3ºpiso), assim como os respectivos recibos do pagamento efectuado.

Para qualquer esclarecimento adicional será melhor contactar a Dra. Lurdes Conceição através de email ou telefone (ext.1317).
A ideia incial é congregar as instituições todas, mas até agora apenas foram possíveis estas três. Isto porque é necessário arranjar interlocutores e pessoas disponíveis dentro de cada instituição, o que nem sempre é tão facil como poderá parecer.

Paralelamente tb se criou uma mailing list, de modo a facilitar a divulgaçao eficaz da informação entre os bolseiros.

No site, criou-se tb um email "Info Bolseiros", cuja ideia é os bolseiros enviarem as suas duvidas, que é encaminhado para as pessoas mais envolvidas no nucleo, que talvez saibam a resposta.

Isto se fez-se por iniciativa própria, a direcção da abic participou naquilo que foi solicitada, ou seja na sessão inicial.

No nosso caso, a direcção do ITQB apoiou-nos, nomeadamente a nível da disponibilização dos recursos informáticos (servidor web, servidor de email).

Isto foi como nós fizemos. Mas sei que no país há exemplos de núcleos cuja formação foi um processo diferente.

Joana Carvalho
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: sexta abr 15, 2005 11:41 am

Mensagem por Joana Carvalho »

A ABIC tem como meta prioritária para este novo ano ir a locais onde ainda não foi. Penso que já houve uma encontro promovido pela ABIC no Porto, mas ao que sei foi pouco concorrido.

Era importante irmos outra vez ao Porto pois, como o David disse, é um local que concentra muitos e muitos bolseiros.

Mas para que tal encontro aconteça, seria fundamental ter alguma ajuda de alguém do Porto, porque questões de logística como a marcação de sala e a divulgação do evento são difíceis de tratar de Lisboa.

Será que algum de vocês pode ajudar? :D

Alfredo Baptista
cientista regular
cientista regular

Resposta a Joana

Cara Joana

Porque a ABIC não entra em contacto com a Reitoria da Universidade do Porto, para se solicitar uma sala da própria reitoria? Ou a Reitoria que sugira um espaço que se possa utilizar, talvez em faculdades grandes, como a FEUP, a FCUP, a FLUP ou o ISEP. Talvez até nem fosse má ideia falar num laboratório associado como o IBMC (através do Prof. Alexandre Quintanilha - se disserem que vai lá a televisão ele não perderá a oportunidade de aparecer...), que é muito grande e é do melhorzinho que se vai fazendo em Portugal. Relativamente a avisar os bolseiros, porque não EXIGIR (e repito: EXIGIR) os contactos deles à FCT? Caso não sirva para mais nada, ao menos serve de central telefónica. Se a FCT pede favores à ABIC, então que enviem os contactos dos bolseiros, para que a ABIC divulgue eficazmente as suas actividades, e não haja mais desculpas para que os bolseiros ignorem a ABIC!

Aragao
Sócios
Sócios
Contacto:

Re: Resposta a Joana

Mensagem por Aragao »

Alfredo Baptista Escreveu: (...)
Relativamente a avisar os bolseiros, porque não EXIGIR (e repito: EXIGIR) os contactos deles à FCT? Caso não sirva para mais nada, ao menos serve de central telefónica. Se a FCT pede favores à ABIC, então que enviem os contactos dos bolseiros, para que a ABIC divulgue eficazmente as suas actividades, e não haja mais desculpas para que os bolseiros ignorem a ABIC!
Não me parece que isso seja legal.... :-) viola certamente a lei da protecção dos dados pessoais :roll:

Por outro lado existem muitos bolseiros que não são financiados directamente pela FCT.

David
---

alexandra rosa
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm

Re: Resposta a Joana

Mensagem por alexandra rosa »

Alfredo Baptista Escreveu:Relativamente a avisar os bolseiros, porque não EXIGIR (e repito: EXIGIR) os contactos deles à FCT? Caso não sirva para mais nada, ao menos serve de central telefónica. Se a FCT pede favores à ABIC, então que enviem os contactos dos bolseiros, para que a ABIC divulgue eficazmente as suas actividades, e não haja mais desculpas para que os bolseiros ignorem a ABIC!
Ainda bem que nem a ABIC EXIGE os contactos dos bolseiros à FCT (nem teria como), nem a FCT fornece os mesmos contactos assim "de mão beijada". É que os bolseiros têm o direito de não querer receber informação da ou sobre a ABIC. A ABIC tem de se dar a conhecer através das acções que pratica, não através de técnicas de spam.

Alexandra
Alexandra Rosa
Ex-cientista

Alfredo Baptista
cientista regular
cientista regular

Ainda aqui muito mal entendido

Se a ABIC depende das suas acções para se fazer conhecer, então desculpem-me, mas nunca será muito conhecida. Porque nem tem muitas acções relevantes, nem as acções possuem um alcance suficiente para passar nos meios de comunicação social. E depois dá nisto, anda meia dúzia de participantes neste foruns, sempre os mesmos, mais coisa menos coisa. E se enviar um mail aos bolseiros a dar a conhecer uma associação de e para bolseiros é spam, desculpem lá novamente, mas há qualquer coisa que não bate certo. Desde quando a ABIC é uma instituição com fins lucrativos, ou criminosa, ou indesejável ou até pouco séria? Se a FCT acha que a ABIC é um parceiro social, então deve confiar na ABIC para que esta não ande a mandar mails para vender tapetes. Caso haja impedimentos legais para o fazer, obviamente não se passa por cima da lei, mas nem sequer tentar usar uma estratégia mais agressiva é sintomático de muita coisa...

Vera
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: quinta jun 10, 2004 10:11 pm

Reunioes Bolseiros

Mensagem por Vera »

Olá,
a ABIC já fez uma reuniao no Porto aqui há algum tempo. Para dizer a verdade a reuniao nao foi muito participada... Talvez por falta de uma divulgaçao eficaz.

Era óptimo fazer uma nova reuniao no Porto e proponho começar a tratar já disso. Nós estamos a preparar uma apresentaçao que vai servir de base para todas as reunioes. Precisamos apenas de apoio de colegas dos locais para arranjar uma sala e tratar da divulgacao (emails, cartazes,etc) que nós vamos lá. Quem se oferece? Rui? Alberto?

Deixo também um alerta para que pessoas de outros locais que achem importante uma reuniao da ABIC na sua instituiçao, avancem com uma proposta.

Vera

rui mesquita
Sócios
Sócios
Registado: sábado jul 17, 2004 3:27 pm

Mensagem por rui mesquita »

Infelizmente, não posso ajudar... :(
Última edição por rui mesquita em terça dez 06, 2005 11:02 am, editado 1 vez no total.

Alfredo Baptista
cientista regular
cientista regular

Resposta

Olá, Vera

Não soube da organização dessa reunião aqui no Porto. De qualquer dos modos, já não sou bolseiro pelo que não posso abordar as instituições do Porto nessa condição. Sou professor numa Universidade privada que não tem muitos bolseiros (tanto quanto sei, 3 ou 4), pelo que não será o local indicado para fazer uma reunião de divulgação. Mas porque não entrar em contacto com o IBMC? Eles fazem lá imensas actividades, como conferências, seminários, apresentações sobre financiamento de projectos, filmes, campanhas eleitorais (ainda ontem o Mário Soares lá esteve). Acho que o Prof. Alexandre Quintanilha, caso o deixem brilhar durante 5 minutos, deixa tudo. Caso se consiga uma reunião, eu comprometo-me em divulgá-la junto dos meus ex-colegas do laboratório associado onde estive, e na Universidade onde dou aulas. O que achas?

Responder