Boa Noite Gente!!!
O que me faz abrir este tópico é a seguinte notícia: http://economico.sapo.pt/noticias/70-mi ... 72556.html que anuncia a "Excelência científica", criação de "liderança industrial" e respostas aos "desafios societais" através do programa Horizonte 2020
Vemos notícias destas e vemos o estado da FCT (concursos, direitos, contratos, SS..)... Que esperam deste programa? Será que finalmente nos irá dar um pouco mais de condições e direitos? Será que nos vai valorizar mais? Ou será apenas outro programa que fica muito bem no papel e o governo não o saberá aproveitar?
Oxalá que seja um reforço do nosso estatuto e direitos!!
70 mil milhões para investigação na Europa
-
- recém-chegado
- Registado: segunda jul 15, 2013 5:02 pm
- University/ Institute: ULisboa
Re: 70 mil milhões para investigação na Europa
O colega Carlos Ferreira tem razão. Parece uma boa nova, muito dinheiro, mas logo percebemos que não é nada e que é para a União Europeia toda. Ou seja não chega a ser boa nova nenhuma. A competição europeia é tanta que Portugal não deve ver um cêntimo. Mesmo que este dinheiro fosse distribuído pelos Paises da UE, seria muito pouco que caberia a cada um.... para o total dos 6 anos....
que tristeza.... políticas e políticas e a selva continua.
que tristeza.... políticas e políticas e a selva continua.
-
- cientista regular
- Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
- University/ Institute: INESC UTAD
Realmente vendo a frio a notícia percebe-se o seu teor e justifica-se o pessimismo ... Mas logo que li fiquei até animado pois estou sempre na esperança que nos seja dado o valor devido e nos ofereçam melhores condições ... estou a ver que ainda não é desta !:(
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Nem tanto ao mar nem tanto à terra...
Será o novo programa europeu para a investigação científica e é a ele que nos temos de atirar, candidatando-nos nas diversas oportunidades, quer com projetos de colaboração, candidaturas pessoais (Marie Curie, ERC), entre outras.
Portugal consegue ir buscar financiamento a estes programas, coordenando vários desses projetos. Mas a verdade é que tem de ir buscar muito mais: neste momento o balanço entre a contribuição de Portugal para esse "bolo" e aquilo que vai buscar é negativo...
Bom trabalho,
Tiago
Será o novo programa europeu para a investigação científica e é a ele que nos temos de atirar, candidatando-nos nas diversas oportunidades, quer com projetos de colaboração, candidaturas pessoais (Marie Curie, ERC), entre outras.
Portugal consegue ir buscar financiamento a estes programas, coordenando vários desses projetos. Mas a verdade é que tem de ir buscar muito mais: neste momento o balanço entre a contribuição de Portugal para esse "bolo" e aquilo que vai buscar é negativo...
Bom trabalho,
Tiago