Cancelamento de bolsa BGCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
MMoreno
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 11, 2012 9:41 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciencias da Educaçao da Universidade da Corunha

Cancelamento de bolsa BGCT

Mensagem por MMoreno »

Bom dia,

Tenho uma BGCT desde abril de 2012, tendo sido renovada recentemente por mais um ano.
Contudo, paralelamente, estou a desenvolver um estudo de doutoramento numa instituiçao de ensino superior estrangeira. Tenho vindo a ser confrontada pelo meu orientador com a "obrigatoriedade" de entregar a tese este ano, até outubro. Já refleti sobre o assunto, e a minha decisao passa pela desistência da bolsa para poder acabar o doutoramento.

Como posso proceder para cancelar ou suspender a bolsa, uma vez que o meu motivo nao vem referenciado na legislaçao?

Nota: o meu orientador científico desvaloriza o facto de eu estar com o doutoramento.

Agradeço a V/ ajuda,
MM

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Cancelamento de bolsa BGCT

Mensagem por spca »

Olá
Podes cancelar a bolsa a qualquer momento. A FCT normalmente deixava as bolsas serem suspensas por um período até um ano (leia-se suspensas como podendo ser reactivadas), mesmo em casos onde não estava em causa a parentalidade e doença (que creio serem os motivos previstos na lei).
Creio que terás de comunicar a tua intenção por escrito à FCT, e possivelmente ao teu orientador e universidade, se estes assim to exigirem.
Eu diria que o melhor seria que contactasses a FCT para saber o procedimento exacto.
Antigamente o Regulamento ou Est. Bolseiro falava que o cancelamento tinha de ser feito com 30 dias de antecedência, tendo essa cláusula sido retirada aquando da última revisão. Seja como for, parece-me que o melhor será sempre tentares fazer a coisa "a bem", avisando com alguma antecedência que permita terminar ou "passar a pasta" na medida do possível dos trabalhos em aberto, até para que o teu orientador não te passe um parecer negativo ou, quem sabe, aceite que a bolsa seja suspensa e a possas retomar quando acabado os trabalhos do doutoramento (no máximo 1 ano).
Uma vez que não se trata de uma BD, creio que quer o cancelamento quer a suspensão não te trarão problemas de maior, pois não tens de entregar uma tese. Mas penso que é sempre bom tentar terminar as coisas "a bem".

Quer no caso do cancelamento quer da suspensão, terás de entregar um relatório dos trabalhos da bolsa.

Boa sorte.

Regulamento - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Estatuto do Bolseiro - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatut ... o.phtml.pt

MMoreno
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 11, 2012 9:41 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciencias da Educaçao da Universidade da Corunha

Re: Cancelamento de bolsa BGCT

Mensagem por MMoreno »

Olá,

Muito obrigada pelo esclarecimento... vou contactar a FCT no sentido de resolver (a bem) o meu problema!

Até breve,
MM

Responder