Página 1 de 1

BDP-ENGENHARIA CIVIL E DE MINAS

Enviado: quinta abr 18, 2013 12:04 am
por investiga
Olá colegas,

Aguém me sabe dizer, por favor, de que áreas são os candidatos que concorrem na área de engenharia civil e de minas.
Obrigado.

Re: BDP-ENGENHARIA CIVIL E DE MINAS

Enviado: quinta abr 18, 2013 10:40 am
por spca
Olá

Não há limitações definidas quanto às áreas das pessoas. Mas convirá que o teu currículo / área de formação se adeque razoavelmente ao projecto e à área a que concorres.

Boa sorte.

Re: BDP-ENGENHARIA CIVIL E DE MINAS

Enviado: terça abr 23, 2013 10:48 am
por investiga
O meu problema é o seguinte:

Eu sou da área das ciências, mas gostava de tentar concorrer desta vez pela engenharia civil e de minas. A questão é que não sei se será mais fácil ou mais dificil obter bolsa Pos-doc fazendo desta maneira. Reparei que a linha de corte é mais baixa que as linhas de corte das ciências, mas esta comparação nem sequer pode ser feita porque os critérios de avaliação e pontuação costumam ser diferentes de área para área. Pelo que não sei se é arriscar demais concorrer por esta área ou se devo continuar a concorrer pelas ciências, em que se misturam candidatos de áreas muito heterogéneas e muitas vezes a comparação curricular é mesmo muito injusta.
Alguém me sabe ajudar.

Obrigado.

Re: BDP-ENGENHARIA CIVIL E DE MINAS

Enviado: terça abr 23, 2013 11:38 am
por Tiago H. Silva
Olá.

Eu penso que essa avaliação da linha de corte habitual deve ser feita depois de analisares em que áreas quer o projeto, quer a tua formação se enquadram. A área de candidatura é fundamentalmente determinada pela área do projeto que apresentas como plano de trabalhos para o doutoramento, mas para o poderes realizar com sucesso, deves ter uma formação adequada. Assim, se concorreres a uma área que apenas marginalmente cobre o teu projeto, poderás ver o teu projeto ser penalizado por isso mesmo.
Em concreto, se o teu projeto se enquadra em engenharia civil e de minas, faz sentido que concorras por essa área. Mas se tem pouco a ver, sobretudo se houver uma ou mais áreas em que o enquadramento seja claro, acho má opção tentar por aí...

Bom trabalho,
Tiago