SSV Prazo médio de espera

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
arochanewpt
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mar 05, 2012 10:13 pm
University/ Institute: Braga

SSV Prazo médio de espera

Mensagem por arochanewpt »

Dei entrada no meu pedido de SSV em Braga em Outubro de 2012.

Vou já no 5º mês de espera e indo-se à SS na loja do cidadão, nem mesmo os funcionários sabem o que dizer, pois disseram que ligam à central, que lhes mandam, assim como a nós, praticamente plantar batatas...

Peço perdão pela excessiva informalidade, mas é para amenizar o transtorno da demora.

Sabem dizer quanto tempo demoraram ou demoram em média para aprovar o pedido?

Obrigado!

ssneves
Sócios
Sócios
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: SSV Prazo médio de espera

Mensagem por ssneves »

Olá "arochanewpt",

Não tenho a certeza do tempo que a Segurança Social demora actualmente a responder aos pedidos de inscrição no Seguro Social Voluntário (SSV), mas penso que não deveria exceder muito mais de 2 meses...

Não sei para onde são enviados os pedidos de SSV entregues na Loja do Cidadão em Braga, mas pelo tempo de espera desconfio que o teu pedido já anda perdido algures.

Sugiro que voltes à repartição da Segurança Social onde entregaste o pedido, e que peças outra vez que se verifique o paradeiro do teu processo. Pergunta também para onde é que enviaram os teus documentos (Sede em Braga? Serviços Centrais em Lisboa? Outro sítio?).

A primeira vez que me inscrevi no SSV também estive à espera meses a fios por uma resposta da Segurança Social - O meu processo, entregue em Oeiras, estava a ser tratado nos Serviços Centrais em Lisboa (no Areeiro). De Oeiras, foram enviados vários faxes sobre o meu caso durante mais de 6 meses, e nada! - A situação só se resolveu quando fui directamente ao Areeiro...

Não estou a sugerir que venhas a Lisboa, porque para além do tempo e do custo da viagem, nem sei se os processos do SSV da tua região vão parar também a Lisboa - possivelmente não - ou se estão na Sede em Braga, ou no Porto, ou noutro sítio qualquer.

O que estou a sugerir é que não continues à espera sem fazer nada, porque esta demora de tantos meses não é compreensível de maneira nenhuma. Tu tens direito a estar inscrit0 no SSV, e a Segurança Social tem a obrigação de tratar a tua inscrição num prazo razoável - Os 2 meses habituais já é tempo demais à espera, 5 meses é então inaceitável!

Se na Loja do Cidadão de Braga não te dão a informação necessária, então convém saber que Centro da Segurança Social te pode dar uma resposta.
http://www4.seg-social.pt/servicos-de-atendimento

Serviço de Atendimento da Segurança Social - Braga:
http://www4.seg-social.pt/servicos-de-a ... o?kw=Braga

Boa sorte!
Susana

---------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC

Associação dos Bolseiros de Investigação Científica
http://www.abic-online.org/

arochanewpt Escreveu:Dei entrada no meu pedido de SSV em Braga em Outubro de 2012.

Vou já no 5º mês de espera e indo-se à SS na loja do cidadão, nem mesmo os funcionários sabem o que dizer, pois disseram que ligam à central, que lhes mandam, assim como a nós, praticamente plantar batatas...

Peço perdão pela excessiva informalidade, mas é para amenizar o transtorno da demora.

Sabem dizer quanto tempo demoraram ou demoram em média para aprovar o pedido?

Obrigado!

arochanewpt
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mar 05, 2012 10:13 pm
University/ Institute: Braga

Mensagem por arochanewpt »

Olá, Susana...

Pois... O problema é que eu JÁ estive na sede da SS em Braga em Dezembro (altura em que se passavam os tais 2 meses).

Fiz 2 comunicações escritas. Nunca obtive qualquer resposta.

Evito ir a sede porque nunca se gasta menos do que 2-3 horas, na loja do cidadão é mais tranquilo (quando lá estive eles ligam, ou pelo menos tentam ligar para a sede. Parece que os próprios colegas são "ostracizados" perante as tentativas de contacto). Aquilo fecha às 16h e apesar de ter chegado e entrado na loja às 15h55, recusaram atender-me para me fazer no outro dia, esperar as 2-3h para dizer que o que poderia fazer era a tal comunicação escrita.

Será que institucionalmente a ABIC poderia ajudar-me nesta comunicação?

Muito obrigado!

ssneves
Sócios
Sócios
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por ssneves »

Olá "arochanewpt",

Sugiro que envies uma mensagem para o Apoio ao Bolseiro da ABIC (apoio@abic-online.org) com toda a informação sobre o teu caso, para que tentemos ver o que podemos fazer.

Se eres sócio da ABIC, por favor indica essa informação na tua mensagem.

Cumprimentos,
Susana

---------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC

Associação dos Bolseiros de Investigação Científica
http://www.abic-online.org/

arochanewpt Escreveu:Olá, Susana...

Pois... O problema é que eu JÁ estive na sede da SS em Braga em Dezembro (altura em que se passavam os tais 2 meses).

Fiz 2 comunicações escritas. Nunca obtive qualquer resposta.

Evito ir a sede porque nunca se gasta menos do que 2-3 horas, na loja do cidadão é mais tranquilo (quando lá estive eles ligam, ou pelo menos tentam ligar para a sede. Parece que os próprios colegas são "ostracizados" perante as tentativas de contacto). Aquilo fecha às 16h e apesar de ter chegado e entrado na loja às 15h55, recusaram atender-me para me fazer no outro dia, esperar as 2-3h para dizer que o que poderia fazer era a tal comunicação escrita.

Será que institucionalmente a ABIC poderia ajudar-me nesta comunicação?

Muito obrigado!

Responder