Bolseiros acionistas/co-fundadores de Start-Ups?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Zeca
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta fev 25, 2011 9:49 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Bolseiros acionistas/co-fundadores de Start-Ups?

Mensagem por Zeca »

Olá a todos,
Alguém me pode esclarecer se um Bolseiro de Investigação/Doutoramento pode ser acionista de uma start-up, ou co-fundador?

Agradeço desde já a resposta esclarecedora.

Cmps,
Zeca

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolseiros acionistas/co-fundadores de Start-Ups?

Mensagem por Tiago H. Silva »

A ideia que tenho é que pode, desde que não tenha função nessa empresa.
A ter função, a situação terá de ser analisada à luz do regime de exclusividade, nomeadamente do nº 4 do artigo 5º que pode permitir atividades relacionadas com o plano de bolsa realizadas noutra instituição... Será situação a avaliar com a FCT (desde que com a concordância do orientador, clasro...).

Bom trabalho
Tiago

vaniaga
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 12, 2009 10:15 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por vaniaga »

Olá

Encontro-me na mesma situação e na mesma dúvida, mas agravada pelo facto da questão englobar ser sócia gerente. Não iria auferir rendimentos mas teria obrigatoriamente que descontar para a segurança social.

Alguém que tenha experiências parecidas que me possa ajudar a perceber como a FCT lida com estes casos, imagino que teria de cancelar o seguro social voluntário, mas a FCT permitiria esta situação sem qualquer interferência na minha bolsa? Que acham? Tenho garantido um parecer positivo do meu orientador e instituição de acolhimento já que a start-up se encontra ligada ao trabalho que desenvolvi durante o doutoramento.

Agradeço desde já uma possível resposta.

Cumprimentos,
Vânia Almeida

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

vaniaga Escreveu:Olá

Encontro-me na mesma situação e na mesma dúvida, mas agravada pelo facto da questão englobar ser sócia gerente. Não iria auferir rendimentos mas teria obrigatoriamente que descontar para a segurança social.

Alguém que tenha experiências parecidas que me possa ajudar a perceber como a FCT lida com estes casos, imagino que teria de cancelar o seguro social voluntário, mas a FCT permitiria esta situação sem qualquer interferência na minha bolsa? Que acham? Tenho garantido um parecer positivo do meu orientador e instituição de acolhimento já que a start-up se encontra ligada ao trabalho que desenvolvi durante o doutoramento.

Agradeço desde já uma possível resposta.

Cumprimentos,
Vânia Almeida
Pois... parece-me enquadrar-se na tal situação que eu dizia. Eu acho que a FCT devia permitir isso, até porque não ganhas dinheiro extra (e o tal artigo até permite que se ganhe) e a empresa será, pelo que percebo, consequência do trabalho de doutoramento. Para mim faz todo o sentido, mas com eles não sei... Eu faria a pergunta à FCT, por escrito, junto com o parecer positivo do orientador. Se o orientador puder perguntar diretamente à presidência da FCT, também pode ser boa opção.
Em relação ao SSV, aí terás mesmo de deixar, porque o SSV é só para quem não tem outro regime de segurança social.

Bom trabalho,
Tiago

Responder