Página 1 de 1

BPDs Nacionais ou Exterior, desabafo...

Enviado: sexta out 26, 2012 11:33 am
por CristinaC
Do que vou lendo aqui e ali, sempre achei que a FCT estaria empenhada a reter recursos em Portugal, ao nível da investigação pós-doutorada. Ao analisar as candidaturas da minha área, vejo que 50% das bolsas foram concedidas a pessoas que vão desenvolver investigação, por inteiro, no exterior. O exemplo mais gritante é o de uma candidatura a uma universidade espanhola, nº 1 da Galiza (comentário do avaliador), sem avaliação da FCT, que recebe uma classificação de 4, quando o orientador não tem publicações relevantes na área em questão.

Ao mesmo tempo, vejo candidatos com licenciaturas e mestrados feitos no estrangeiro, em faculdades que não são de todo referência na área, sem publicações relevantes, terem classificações de 4,5. Critérios transparentes de avaliação? Tá bem abelha.

Desculpem o desabafo, mas há coisas que o meu entendimento não alcança.

Re: BPDs Nacionais ou Exterior, desabafo...

Enviado: segunda out 29, 2012 11:14 am
por Tiago H. Silva
Olá.

É de facto estranho que isso aconteça. A FCT vinha dizendo que o financiamento para bolsas de pós-doc no estrangeiro era marginal... O Regulamento continua a indicar (artigo 4º) que os períodos de investigação no estrangeiro ocorrerão só a título excepcional, com limites de 1 ano para doutorados em Portugal e 6 meses para doutorados no estrangeiro.

Tiago