Estágio de Investigação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
fefo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jul 06, 2009 10:22 pm
University/ Institute: CEB-UM

Estágio de Investigação

Mensagem por fefo »

Boa tarde a todos!

Nos últimos dois meses tenho colaborado voluntariamente num projecto de investigação. Como tal, estava agora a proceder à actualização do meu CV. Todavia, estou com dúvidas sobre que designação adoptar quanto ao cargo que ocupo actualmente. Estava a pensar em colocar "Estagiário de Investigação" mas, uma vez que se trata de uma categoria da carreira de investigação, acho que é melhor assumir outra designação para evitar confusões.

Julgo que exista aqui no forum muita gente que já passou por esta situação. Por isso, agradecia as vossas sugestões.
Última edição por fefo em segunda abr 09, 2012 4:29 pm, editado 1 vez no total.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Re: Estágio de Investigação

Mensagem por Mush »

fefo Escreveu:Boa tarde a todos!

Nos últimos dois meses tenho colaborado voluntariamente num projecto de investigação. Como tal, estava agora a proceder à actualização do meu CV. Todavia, estou com dúvidas sobre que designação adoptar quanto ao cargo que ocupo actualmente. Estava a pensar em colocar "Estagiário de Investigação" mas, uma vez que se trata de uma categoria da carreira de investigação, acho que é melhor assumir outra designação para evitar confusões.

Julgo que exista aqui no forum muita gente que já passou por esta situação. Por isso, agradecia as vossas sugestões.
Ola!
Eu uso Assistente de Investigacao (voluntariado)/Reseach Assistant (voluntary) :)
Na minha opiniao se é trabalho voluntario nao é estagio e entendo que estagio é outra palavra para treino. Se a finalidade do teu trabalho foi recebes treino entao sugiro "estagio curricular", se foi para contribuires com trabalho para o projecto entao acho que assistente de investigacao ou algo parecido seja mais apropriado.
Espero ter ajudado...

fefo
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por fefo »

Obrigado Mush pela tua sugestão! Sim, no fundo o objetivo foi receber uma espécie de treino em determinadas técnicas, pelo que se pode dizer que se trata de um estágio.

Mais alguém quer dar alguma sugestão?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

fefo Escreveu:Obrigado Mush pela tua sugestão! Sim, no fundo o objetivo foi receber uma espécie de treino em determinadas técnicas, pelo que se pode dizer que se trata de um estágio.

Mais alguém quer dar alguma sugestão?
Parece-me que o termo "estagiário" (ou "trainee" em Inglês) é o mais indicado para o que entendi do teu caso.
Como esse estágio não está inserido num curso, eu evitaria o "estágio curricular".
Não sei se valerá a pena especificares o regime de "voluntariado"...
Acho que mais importante do que o termo será fazeres a descrição das técnicas aprendidas nesse estágio / "voluntariado".
Se fores concorrer para empregos / bolsas para o meio académico, não esquecer de referir o projecto onde estiveste inserido, orientador e eventuais comunicações ou publicações, se existirem.

fefo
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por fefo »

spca, é exactamente isso que faço referência no meu CV. E vou adoptar o termo estagiário, acaba por ser o termo mais adequado...

Obrigado pelas dicas;)

Responder