O painel de avaliação continua a ser o mesmo desde há vários anos ?
Este ano haverá também renovação, como já houve com a direcção da FCT ?
Um dos elementos do painel de avaliação faz parte da mesma unidade de investigação, logo não pode avaliar. Outros dois elementos do painel de avaliação recusaram-se a ser meus orientadores. Quando forem analisar a minha candidatura, dado tratar-se de ciências humanas, cuja apreciação é subjectiva, de certeza que me prejudicarão, e vão pôr defeitos no meu projecto... Mais valiam que não soubessem quem eu sou.
Como fazer nestas situações ?...
RENOVAÇÃO DO PAINEL DE AVALIAÇÃO
Re: RENOVAÇÃO DO PAINEL DE AVALIAÇÃO
Ola.
Creio que nada obriga a que os paineis sejam os mesmos todos os anos ou que sejam renovados - e mesmo que tenham sido sempre iguais nada obriga a que sejam novamente este ano. Pode consultar os paineis passados na pagina da FCT em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... s.phtml.pt.
Creio que nada obriga a que os paineis sejam os mesmos todos os anos ou que sejam renovados - e mesmo que tenham sido sempre iguais nada obriga a que sejam novamente este ano. Pode consultar os paineis passados na pagina da FCT em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... s.phtml.pt.
-
- cientista regular
- Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
- University/ Institute: Paris
No caso do meu grupo disciplinar pouca diferença faz, pois são quatro, e tirando um, que faz parte da unidade de investigação, ficam três. Dois deles já me conhecem, e não quiseram ser meus orientadores, por razões ridículas. Daí o meu receio... e por outro lado surpreende-me por o painel continuar sempre o mesmo. Ao fim de muito tempo perde-se a distência necessária para avaliação...
Pensei em enviar à FCT a sugestão para que renovassem os paineis, mas não sei se aceitam essas sugestões...
Pensei em enviar à FCT a sugestão para que renovassem os paineis, mas não sei se aceitam essas sugestões...
-
- investigador em formação
- Registado: segunda nov 20, 2006 10:08 am
- University/ Institute: IST
- Contacto:
para quem não sabe, as bolsas são avaliadas por doismembros do painel, que é constituido pro 6 (em regra).
Ser o mesmo painel de peritos não significa que em recurso sejam os mesmo avaliadores, como na realidade não são. Mas para se certificarem, podem sempre pedir as vossas actas de avaliação, e verão que são assinadas por duas pessoas numa fase e, se for em recurso, por uma outr pessoa e pelo coordenador do painel. Isto só é diferente quando o avaliado tem ralação directa com o coordenador (sendo este seu orientador), onde a função é delegada.
Espero que isto acalme as ansiedades
Christian
Ser o mesmo painel de peritos não significa que em recurso sejam os mesmo avaliadores, como na realidade não são. Mas para se certificarem, podem sempre pedir as vossas actas de avaliação, e verão que são assinadas por duas pessoas numa fase e, se for em recurso, por uma outr pessoa e pelo coordenador do painel. Isto só é diferente quando o avaliado tem ralação directa com o coordenador (sendo este seu orientador), onde a função é delegada.
Espero que isto acalme as ansiedades
Christian
Rotiv Escreveu:No caso do meu grupo disciplinar pouca diferença faz, pois são quatro, e tirando um, que faz parte da unidade de investigação, ficam três. Dois deles já me conhecem, e não quiseram ser meus orientadores, por razões ridículas. Daí o meu receio... e por outro lado surpreende-me por o painel continuar sempre o mesmo. Ao fim de muito tempo perde-se a distência necessária para avaliação...
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico
-
- cientista regular
- Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
- University/ Institute: Paris
O Christian distingui 2 períodos de avaliação, sendo o segundo o dos recursos (se houver necessidade disso). Geralmente há cumplicidade e apoio implicito entre os professores. Por exemplo no Ensino Secundário, quando os alunos põem recurso à avaliação de um professor, os outros professores que vão avaliar geralmente são solidários, e é raro mudar a avaliação do(s) colega(s). Isso também acontecerá no caso dos recursos da FCT, ou alguém me sabe dizer, por favor, se sabem de situações em que, depois de recurso, o candidato que não tinha obtido bolsa a passou a obter ? acredito que aconteça, mas penso que será algo muito, muito raro, ou será que é um procedimento que não é assim tão raro como issso, e que ocorre com frequência ?
Em Quimica ao longo dos anos tem havido um ou outro caso, mas creio que na maior parte das vezes nao muda - o que de certa forma é de esperar, em principio os casos mal avaliados deveriam ser uma minoria...
Na Audiencia Previa deste ano que passou uma colega minha de laboratorio que nao tinha obtido bolsa nos resultados "normais" passou a te-la. Eles nao justificaram, mas do que sei era um caso onde se podia considerar que tinha havido erro na avaliacao da candidatura.
Na Audiencia Previa deste ano que passou uma colega minha de laboratorio que nao tinha obtido bolsa nos resultados "normais" passou a te-la. Eles nao justificaram, mas do que sei era um caso onde se podia considerar que tinha havido erro na avaliacao da candidatura.
Rotiv Escreveu:O Christian distingui 2 períodos de avaliação, sendo o segundo o dos recursos (se houver necessidade disso). Geralmente há cumplicidade e apoio implicito entre os professores. Por exemplo no Ensino Secundário, quando os alunos põem recurso à avaliação de um professor, os outros professores que vão avaliar geralmente são solidários, e é raro mudar a avaliação do(s) colega(s). Isso também acontecerá no caso dos recursos da FCT, ou alguém me sabe dizer, por favor, se sabem de situações em que, depois de recurso, o candidato que não tinha obtido bolsa a passou a obter ? acredito que aconteça, mas penso que será algo muito, muito raro, ou será que é um procedimento que não é assim tão raro como issso, e que ocorre com frequência ?