Página 1 de 1

Bolsas de Mestrado

Enviado: domingo fev 05, 2012 9:40 pm
por Sethummm
Olá, sou formado em Educação Física, tenho dupla nacionalidade (Portugal/Brasil) e resido no Brasil, gostaria de saber quais as possibilidades atualmente de conseguir bolsa para cursar Mestrado em Portugal.
Desculpe se for uma pergunta primária, mas já pesquisei bastante e li vários regulamentos mas não consigo ver com clareza as possibilidades. Obrigado

Re: Bolsas de Mestrado

Enviado: domingo fev 05, 2012 10:23 pm
por spca
Olá.
Através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o organismo do Estado Português que concede a maior parte das bolsas de investigação, doutoramento e pós-doutoramento por aqui, creio que as tuas probabilidades de obter bolsa são muito baixas, já que desde há vários anos não são concedidas bolsas de mestrado.
Tendo nacionalidade portuguesa, possivelmente serás elegível para bolsa pelos Serviços de Acção Social (para alunos carenciados) da universidade onde concorreres, caso não tenhas rendimentos, mas nota que será sempre uma bolsa bastante baixa que provavelmente não cobrirá as tuas despesas. Seria preferível talvez arranjares trabalho em part-time, mas nota que com a crise em Portugal, os empregos estão bastante complicados.

Assim, parece-me que é melhor procurares bolsas a nível de fundações privadas, como por exemplo a Fundação Calouste Gulbenkian, que dá, entre outros, alguns apoios a estudantes da CPLP (vê http://www.gulbenkian.pt/section65langId1.html - e vai consultando, com o tempo vão abrindo concursos diferentes). Vê, já agora, dentro deste fórum, a secção dos Anúncios, que tem outras dicas sobre onde procurar bolsas (ainda que mais a nível de doutoramento para cima), http://forum.bolseiros.org/viewforum.php?f=2
Mas "cheira-me" que a tua melhor hipótese poderá ser a nível do Estado brasileiro ou alguma fundação daí.

Já agora, uma nota: Após o Protocolo de Bolonha, para a unificação do ensino na Europa, as "licenciaturas" em Portugal passaram a ser de 3 anos, mais ou menos como antigamente eram os bacharelatos, e o Mestrado passou a ser a formação ao nível da antiga Licenciatura. Por isso, e em particular se pretendes voltar ao Brasil, talvez seja bom te informares se depois não poderás ter problemas com as equivalências. Nota que, conforme já disse, aqui a situação a nível do mercado laboral, com a actual crise, é bastante complicada.