Renovação de bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
atapalam
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 25, 2012 4:12 pm
University/ Institute: UTL

Renovação de bolsa

Mensagem por atapalam »

Para a renovação de uma BD é necessário entregar os documentos em papel ou basta PDFs por email? Alguém sabe?
Obrigado
A. Alves Palma

Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta fev 11, 2011 4:52 pm
University/ Institute: UTAD

Re: Renovação de bolsa

Mensagem por Queentrix »

Pedi renovação em Abril ultimo, via mail e em formato pdf. Ligaram-me no dia seguinte... para confirmar uma questão e uma semana depois recebi a carta de renovação.

schutz
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por schutz »

Pode ser enviado por email mas não te esqueças de nenhum documento!
Atenção que os prazos indicados pelo user anterior não se aplicam neste momento.
Enviei o meu pedido em início de Dezembro e já confirmei com a própria FCT que este será tratado ainda a tempo da renovação (que é em Março) mas que andam atrasados a analisar os pedidos (quer sejam de renovação, SSV, etc) e que levam em média 2 meses a analisar o pedido. Depois se faltar algum documento ficas outros 2 meses à espera da re-análise.

atapalam
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 25, 2012 4:12 pm
University/ Institute: UTL

Mensagem por atapalam »

Caros amigos, obrigado pela informação. Tratarei de enviar por email os elementos requeridos para a renovação, espero ainda ir a tempo, a minha bosla é de Abril.
A.Alves Palma

schutz
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por schutz »

Se é em Abril ainda vais a tempo desde que envies ainda este mês (eles processam os mails pela data de chegada).

Vera85
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda out 18, 2010 5:12 pm
University/ Institute: U.A

Mensagem por Vera85 »

Olá pessoal!

eu acabo o meu primeiro ano de BD no fim de Março, mas só agora vi que era necessário fazer o pedido com alguma antecedência. Quais os documentos necessário?

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Vera85 Escreveu:Quais os documentos necessário [para a renovação da bolsa]?
De acordo com o Regulamento de Bolsas e FAQ da FCT, os documentos são:

- parecer do orientador com a avaliação anual das actividades do bolseiro, previsão do cumprimento, pelo bolseiro, do plano de trabalhos acordado e a conveniência de renovação da bolsa;
- parecer da instituição de acolhimento sobre a mesma matéria;
- Esclarecimento sobre a situação profissional, devidamente documentado com declaração da entidade empregadora mencionando o vínculo contratual, ou declaração de compromisso de honra caso não exista.

Tiago

Vera85
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Vera85 »

Desculpa a ignorância mas o que é Esclarecimento sobre a situação profissional, devidamente documentado com declaração da entidade empregadora mencionando o vínculo contratual, ou declaração de compromisso de honra caso não exista.

Vera

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

Olá.

Significa que se tiveres outra actividade, deves enviar uma declaração da entidade empregadora a referir o tipo de actividade, a carga horária que implica e o tipo de vínculo.
Se não tiveres outra actividade, envias uma declaração tua a dizer que durante o ano de bolsa em causa não prevês o desempenho de outras actividades para al´m das actividades de investigação no âmbito da bolsa.

Bom trabalho.
Tiago

Vera85
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Vera85 »

Obrigada :)

Enviei por email a semana passada e ainda não me disseram nada! é normal? Devo enviar por correio?

Cmps

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

Nesta altura devem demorar algum tempo a ver as coisas, porque estão também a analisar os processos das novas bolsas, com início agora em 2012.
Em qualquer caso, devem demorar sempre à volta de 1 mês a dar resposta.
Por e-mail é suficiente, mas se quiseres envia também por carta...

Bom trabalho,
Tiago

schutz
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por schutz »

O meu pedido de renovação, enviado por email no início de Dezembro, só foi analisado agora em Fevereiro. Independentemente do meio que uses (o que conta é a data de entrada da carta ou a data de envio do email), eles estão de momento a levar cerca de 2 meses a processar os pedidos devido ao volume de trabalho actual (devido aos concursos de BD e BPD). Isto segundo o que a FCT me disse à 2 semanas quando lá fui tratar de outro assunto.

mirsantos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 9:14 am
University/ Institute: Universidade Católica Portuguesa / Faculdade de Ciência Humanas / CEHR & CESSS

Mensagem por mirsantos »

Bom dia!

Desculpem estar a intrometer-me neste tópico, mas dado o teor da minha pergunta e o conteúdo da vossa conversa, penso que rapidamente me podem responder à seguinte questão: qual o período mínimo em que posso pedir a renovação da bolsa?

Por outras palavras, posso pedir a renovação da BD apenas por mais um mês?

Um abraço,
M.ª Isabel Santos

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

Só queres ter BD durante mais um mês? É isso?
Em qualquer caso, que eu saiba,a renovação é sempre feita em base anual, até ao máximo de 4 anos para BD. Assim, se pedires a renovação da bolsa, atribuem-te mais um ano. Se não necessitares do ano completo, tudo bem para eles :) Envias a documentação necessária e a bolsa termina: nota que o artigo 35º do Regulamento refere-se precuisamente a esta situação.

Bom trabalho.
Tiago

mirsantos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 9:14 am
University/ Institute: Universidade Católica Portuguesa / Faculdade de Ciência Humanas / CEHR & CESSS

Mensagem por mirsantos »

Tiago,

agradeço a prontidão da resposta :smt001

Abraço

Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta fev 11, 2011 4:52 pm
University/ Institute: UTAD

Mensagem por Queentrix »

Se não estou em erro o regulamento falava num periodo minimo de 3 meses...

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Queentrix Escreveu:Se não estou em erro o regulamento falava num periodo minimo de 3 meses...
Creio que isso se refere à duracao total da bolsa. Nao à sua renovacao.
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml
Artigo 6º - Bolsas de doutoramento (BD)
2.A duração da bolsa é, em regra, anual, prorrogável até ao máximo de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.
Ou seja, na minha interpretacao, como ja se estava a receber antes da renovacao, serao mais de 3 meses consecutivos.

Creio que esta clausula se aplica mais nas BPD, onde existe uma clausula quase igual (Art 5.3), ja que me parece um pouco dificil uma BD durar apenas 1 mes, a menos que a pessoa encontre um emprego e continue o doutoramento ao mesmo tempo.

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Mensagem por Echuu »

Viva,

Submeti o pedido de renovação da bolsa de Doutoramento no passado dia 05 de Jan, sendo este o meu 3º pedido de renovação - ou seja, entrei no 4º ano de bolsa (se ela for renovada).
Em nenhum dos anteriores pedidos me foi exigido mais do que um parecer do(s) orientador(es).
Agora, recebo hoje (dia 18 de Fev) ao fim da tarde um mail a dizer que ainda terei que entregar um documento esclarecedor da situação profissional para o período 02-12 -> 02-13, ou respectiva declaração de honra, e ainda um parecer da instituição de acolhimento relativo ao decorrer dos trabalhos e conveniência da renovação.

A minha dúvida é: afinal que regulamento é que se aplica ao meu caso? O de quando tive bolsa - 2008? O da última renovação? Ou depende daquilo que se trata?

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Echuu Escreveu:Viva,

Submeti o pedido de renovação da bolsa de Doutoramento no passado dia 05 de Jan, sendo este o meu 3º pedido de renovação - ou seja, entrei no 4º ano de bolsa (se ela for renovada).
Em nenhum dos anteriores pedidos me foi exigido mais do que um parecer do(s) orientador(es).
Agora, recebo hoje (dia 18 de Fev) ao fim da tarde um mail a dizer que ainda terei que entregar um documento esclarecedor da situação profissional para o período 02-12 -> 02-13, ou respectiva declaração de honra, e ainda um parecer da instituição de acolhimento relativo ao decorrer dos trabalhos e conveniência da renovação.

A minha dúvida é: afinal que regulamento é que se aplica ao meu caso? O de quando tive bolsa - 2008? O da última renovação? Ou depende daquilo que se trata?
Olá
Eu creio que será sempre o que estiver em vigor.
Ou seja, se houver mudanças no regulamento (ex. passar a ter de apresentar parecer da inst. acolhimento) ou procedimentos (ex. passar a ter de entregar declaração de esclarecimento da situação profissional), passarão a aplicar-se, mesmo se de início não te fossem pedidos.
Esperemos que como o teu caso já foi analisado, seja aprovado de imediato assim que entregares os documentos em falta, e não só daqui a mais 2 meses.

Do Regulamento de Bolsas, Art 45
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulam ... ml.pt#capv
Artigo 45º
Entrada em vigor
1. O presente regulamento entra em vigor no dia seguinte à sua publicação, aplicando-se às bolsas cujos contratos sejam assinados ou renovados após esta data, sem prejuízo de direitos adquiridos.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

A tua bolsa está sujeita sempre ao regulamento que esteja em vigor aquando da renovação. Ou seja, o período que agora acabou da tua bolsa estava sujeita ao regulamento que estava em vigor quando foi renovada. Como esse período da bolsa acabou, agora que a queres renovar essa renovação já é feita de acordo com o regulamento que está neste momento em vigor (e que obriga a esses documentos adicionais para além do parecer do orientador).

Responder