Candidatura a Bolsa de Doutoramento 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
oort
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda abr 20, 2009 1:52 pm
University/ Institute: UTL

Candidatura a Bolsa de Doutoramento 2012

Mensagem por oort »

Olá.
O calendário para candidatura a BD penso que seja, este ano, de 1 de Maio a 29 de Junho (mais coisa menos coisa).
Sabem quanto tempo demoram a divulgar os resultados de obtenção ou não de bolsa?
Não estou a falar de recebimento de dinheiro mas apenas de saber se terei bolsa ou não.
Na minha universidade está aberta até 20 de Janeiro a candidatura a doutoramentos, havendo depois uma segunda fase em Agosto/Setembro.
Existe a possibilidade de adiar a matricula 6 meses (e o pagamento de propinas), mas não sei se esse prazo chega até saber se terei bolsa ou nao.
Será melhor candidatar-me apenas na segunda fase após a candidatura a Bolsa de Doutoramento?

Com os melhores cumprimentos,
Duarte Silva

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Candidatura a Bolsa de Doutoramento 2012

Mensagem por spca »

Olá

Essa pergunta tem tido uma resposta muito duvidosa.
Segundo o regulamento dos anos anteriores, a FCT tinha até 90 dias úteis depois do encerramento dos concursos para divulgar os resultados, cerca de 4 meses na pior das hipóteses.
Até 2009 os resultados saíam mais ou menos em 1 mês ou 2. Mas a partir de 2010, com os cortes e possivelmente necessidade de aprovação pelo Ministério das Finanças, têm demorado mais tempo. Em 2010 ficou-se próximo do limite máximo.

Portanto acho melhor primeiro confirmar se o prazo de 90 dias úteis se mantém, quando sair o novo regulamento, e depois gerires a tua vida a contar com o prazo máximo.

Boa sorte.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Candidatura a Bolsa de Doutoramento 2012

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

O prazo para divulgação dos resultados deve manter-se porque não é estabelecido pelo regulamento de bolsas mas sim pelo Código do Procedimento Administrativo (CPA), a não ser que este mude, claro.
Já houve anos em que saiu no último dia e outros que saiu mais cedo. Atendendo aos prazos para inscrição que indicas, tendo só em consideração a bolsa, eu diria para te inscreveres na segunda fase. Nota que "independentemente" da saída dos resultados, no último concurso as bolsas só podiam ter início a partir de Janeiro do ano seguinte. Ou seja, se começares agora terias de pagr um ano de propinas do teu bolso, mesmo que conseguisses a bolsa. Mas há outras coisas a avaliar. Podes querer começar o trabalho de doutoramento mais cedo (mesmo pagando as propinas do teu bolso), podes arranjar outra actividade, incluindo uma bolsa de investigação de um projeto, até começares o doutoramento, etc...

Bom trabalho.
Tiago

Responder