Boa tarde,
sou bolseiro da FCT e usufruo de uma bolsa mista e aquando a minha permanência no estrangeiro recebi o valor de 11000 euros da FCT referentes a bench fees.
Como o país onde me encontrava não tem o euro como moeda houve lugar a pagamento de comissões e taxas de câmbio o que resultou numa diferença de aproximadamente 40 euros.
Entreguei comprovativo do banco em como transferi 11000euros e documento onde explicava as comissões, e entreguei o recibo da instituição de acolhimento;
Apesar de bater tudo certo, isso não impediu a FCT de retirar os 40 euros no meu subsídio mensal do mês que se seguiu à entrega e aceitação dos recibos.
Achei isto incrível! Como se eu tivesse ficado indevidamente com o dinheiro! Responderam que as comissões não estão contempladas e tem que ser o bolseiro a pagar. Não vou pagar por algo que resultou de uma operação bancária normal e com custos inerentes e que inclusivamente devia ser função da FCT. Não devia ser o bolseiro a tratar desta transferência de todo.
Depois desta 1ª resposta ainda estou à espera que me informem qual o regulamento onde posso encontrar esta informação, pois não a encontro em lado nenhum, e também não está no contracto que assinei.
Não é o valor que está em causa, mas pretendo revogar o contracto da bolsa por incumprimento do valor que me deveria ter sido pago pois acho isto completamente inadmissível.
Alguém me pode ajudar?
Desde já o meu obrigado.
Comissões Bench Fees
-
- recém-chegado
- Registado: segunda dez 17, 2007 7:29 pm
-
- investigador em formação
- Registado: terça jan 04, 2011 12:17 pm
- University/ Institute: ___
Re: Comissões Bench Fees
Boa noite,
Percebo a tua posição, mas é assim que a FCT procede desde sempre. Tanto quanto sei, isso não está de facto escrito em nenhum documento -- mas isso não quer dizer que a regra "interna" não seja essa. Se achas que esta situação é assim tão inadmissível, reclama.
Se te faz sentir melhor, contudo, todos os bolseiros no estrangeiro se encontram na mesma situação -- com a agravante que essas taxas são pagas para TODAS as transferências que o bolseiro faz para a instituição bancária do país onde está a trabalhar (entenda-se, não só as propinas/fees mas também o salário). No meu caso, não só pago ao banco em Portugal como ao banco estrangeiro.
Não entendas isto de maneira errada, percebo perfeitamente a tua indignação pois o procedimento também me afecta... Mas acho que os problemas com a FCT em relação aos bolseiros no estrangeiro vão muito além da FCT não pagar as comissões bancárias.
(como disclaimer, não é que esteja a dizer que os bolseiros da FCT em Portugal não enfrentem problemas também, estou só a falar do que é a minha experiência).
Boa sorte.
Percebo a tua posição, mas é assim que a FCT procede desde sempre. Tanto quanto sei, isso não está de facto escrito em nenhum documento -- mas isso não quer dizer que a regra "interna" não seja essa. Se achas que esta situação é assim tão inadmissível, reclama.
Se te faz sentir melhor, contudo, todos os bolseiros no estrangeiro se encontram na mesma situação -- com a agravante que essas taxas são pagas para TODAS as transferências que o bolseiro faz para a instituição bancária do país onde está a trabalhar (entenda-se, não só as propinas/fees mas também o salário). No meu caso, não só pago ao banco em Portugal como ao banco estrangeiro.
Não entendas isto de maneira errada, percebo perfeitamente a tua indignação pois o procedimento também me afecta... Mas acho que os problemas com a FCT em relação aos bolseiros no estrangeiro vão muito além da FCT não pagar as comissões bancárias.
(como disclaimer, não é que esteja a dizer que os bolseiros da FCT em Portugal não enfrentem problemas também, estou só a falar do que é a minha experiência).
Boa sorte.