BPD - período no estrangeiro

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
carlospoet
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 23, 2006 9:42 pm

BPD - período no estrangeiro

Mensagem por carlospoet »

Olá a todos.
Relativamente ao concurso para 2012 (BPD), tendo em conta o artigo 5º do Regulamento de Bolsas, em especial os n.os 3, 4 e 5, e relativamente a um concurso a bolsa de pós-doutoramento mista, posto que o projecto que pretendo apresentar necessita de uma período inicial numa universidade estrangeira, venho perguntar:

1) Devo apresentar um projecto ara 3 anos ou para 6, à partida? O projecto, com o trabalho final, não é realizável em três anos, apenas em seis.
2) O período de 12 meses no estrangeiro refere-se a bolsas mistas, ou apenas a bolsas nacionais; se for para bolsas mistas, estamos a falar de 12 meses por triénio? Neste caso, aquando do pedido de renovação para o segundo triénio, teria direito a mais um ano no estrangeiro? (sou doutorado em Portugal).

Agradeço a disponibilidade para responder às minhas questões.

Cumprimentos,
Carlos Jesus

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: BPD - período no estrangeiro

Mensagem por spca »

Olá.

Antes de mais, acho que convém lembrar que o governo mudou, tendo mudado o ministro da ciência e entretanto o presidente da FCT. O actual ministro no início do seu mandato manifestou alguma vontade de mudar o anterior estado de coisas (ver por ex. http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/pro ... as_1500630), ainda que eu não saiba até que ponto mantém essa intenção após estes meses de confronto com a realidade.
Em resumo, sabe-se apenas que haverá um concurso de bolsas entre 2 de Maio e 28 de Junho, mas não sabemos até que ponto as regras serão as mesmas dos concursos anteriores. Só quando sair o novo regulamento o saberemos.
1) Devo apresentar um projecto ara 3 anos ou para 6, à partida? O projecto, com o trabalho final, não é realizável em três anos, apenas em seis.1) Devo apresentar um projecto ara 3 anos ou para 6, à partida? O projecto, com o trabalho final, não é realizável em três anos, apenas em seis.
A indicação que me deram (concorri a BPD em 2010) e que vai ao encontro do que tenho lido neste fórum é que se devia fazer o projecto apenas para os 3 primeiros anos. O segundo triénio, se existir, virá depois.
2) O período de 12 meses no estrangeiro refere-se a bolsas mistas, ou apenas a bolsas nacionais; se for para bolsas mistas, estamos a falar de 12 meses por triénio? Neste caso, aquando do pedido de renovação para o segundo triénio, teria direito a mais um ano no estrangeiro? (sou doutorado em Portugal).
Com períodos de 12 meses no estrangeiro será em princípio uma bolsa mista ou apenas no estrangeiro.
Eu concorri a uma bolsa mista com 12 meses de estadia no estrangeiro, mas neste momento não te sei dizer com certeza se esse era um valor máximo de tempo. Num artigo sobre este assunto no site da ABIC (http://wiki.bolseiros.org/index.php?title=Bolsa_Mista) e referências desse artigo neste fórum dão a entender que não havia valor máximo de meses no Estrangeiro, mas referem-se a anos anteriores, não tenho a certeza que se tenha aplicado ao concurso de 2011.
De qualquer forma, parece-me lógico que, a haver um segundo triénio e um limite de 12 meses no estrangeiro, no segundo triénio haverá direito a mais 12 meses.
Uma bolsa apenas no estrangeiro tem duração máxima de 12 meses se te tiveres doutorado em Portugal ou 6 se te tiveres doutorado no estrangeiro, podendo depois ser transformada numa bolsa mista se quiseres vir para Portugal.
Mas mais uma vez volto a fazer a ressalva de há pouco. Mudou o governo, ministro e a presidência da FCT. É provável que venha a haver mudanças nos regulamentos de concursos futuros relativamente aos passados.

Boa sorte para o concurso

Responder