Página 1 de 1
Pq tarda a resposta da FCT a dar os resultados das bolsas?
Enviado: terça ago 23, 2005 9:21 am
por JLC
Gostaria apenas de saber o seguinte. Se as reuniões dos jurís já foram realizadas, em finais de julho, porque tarda a resposta da FCT? Será devido às férias dos Sr. ministros + funcionários da FCT, será que estão a fazer contas à vida ou será que estão a rever os resultados dos juris (esta hípotese não me parece crível) ...
Enviado: terça ago 23, 2005 10:54 am
por Aragao
Os Juris avaliam, e dao uma nota (ver Critérios para Atribuição de bolsas em 2004 (
http://www.bolseiros.org/pdfs/criterios-bolsas2004.pdf) mas nao é decisiva em ter bolsa ou nao. Depois consoante o dinheiro que existe e as notas do juri establece-se a media minima a partir da qual se atribui a bolsa.
Com isto quero dizer que nao tem de sair os resultados na semana seguinte ao Juri avaliar as candidaturas. Claro que tendo em atencao o regulamento que tu proprio chamaste a atencao (
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=1152#1152) ja deveriam ter saido os resultados. Mas por outro lado havia informacoes da FCT que deveriam sair os resultados em Setembro e por outro as ultimas informacoes de alguem que telefonou dizem que ate 6 de Setembro vao sair os resultados (
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=1378#1378).
Nao sera' causar mais stress estar a bater nesta tecla?
Em ultimo caso nada como telefonar a perguntar...
David
Enviado: terça ago 23, 2005 12:01 pm
por JLC
Longe de mim querer ser causador de mais estresse (penso que é assim que foi aportuguesado a palavra stress ). Apenas queria compreender um pouco melhor este estranho processo de atribuição de bolsas. Recordo que este ano tem havido muitas informações contraditórias por parte da FCT, nomeadamente no que diz respeito a prazos. O que é tanto mais grave quando há quem espere começar em outubro o seu Doutoramento.
A tua resposta foi clarificadora. Os resultados tardam porque ainda andam a fazer "contas à vida". O que só revela uma clara incapacidade por parte da FCT. Não seram capazes de prever quantas bolsas podem atribuir logo à partida? Se são, então porque não divulgam logo essa informação? Assim, o processo seria mais transparente e celere, não concordam?
Espero não voltar a maçar-vos com tal assunto
Enviado: terça ago 23, 2005 12:42 pm
por Aragao
ora essa nao queria de alguma forma impedir-te de perguntar e dizer alguma coisa. Afinal acho que é para isso mesmo que estes espacos existem. Sera' interessante entender porque estes processos demoram mais tempo do que o que os proprios regulamentam. So me pareceu que a parte mais especulativa podesse ser feita depois dos resultados sairam.
Estas alturas sao sempre de alguma tensao para quem espera. Gerir resultados menos positivos implicam cargas emocionais grandes e grande desilusao. Pessoalmente acho que "arranjar uns maus" nesta altura nem sempre é o mais positivo. Mas claro quem sou eu...
Obrigado pela correccao no "stress"
David
P.S:
http://ciberduvidas.sapo.pt/php/respost ... ras=stress
http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=2786
http://ciberduvidas.sapo.pt/php/respost ... ras=stress
http://ciberduvidas.sapo.pt/php/respost ... ras=stress
http://ciberduvidas.sapo.pt/php/respost ... ras=stress
Enviado: terça ago 23, 2005 3:53 pm
por alexandra rosa
JLC Escreveu: O que é tanto mais grave quando há quem espere começar em outubro o seu Doutoramento.
Espero que nao haja muita gente a pretender comecar a bolsa em Outubro, o edital deste concurso era bastante claro, so em casos muito particulares é que serao atribuidas bolsas a partir de Outubro, no geral as bolsas so serao atribuidas a partir de Janeiro 2006.
Quanto aos prazos, tenho ideia de que a FCT sempre demorou cerca de 1 mes desde as avaliacoes ate à divulgacao dos resultados. Acho que a diferenca era que dantes quem telefonasse para la era informado se tinha ou nao bolsa, embora fosse uma informacao nao oficial, teria de esperar pela carta para ter a certeza que teria bolsa. Parece-me que agora muito provavelmente a FCT so esta a divulgar os resultados depois da homologacao do ministro, e acho que provavelmente a demora sera por causa das férias...
Mas ja agora posso contar-te o meu caso pessoal (meu e nao so...): fui informada pelo telefone que me tinha sido atribuida bolsa, depois de um pedido de recurso, e depois estive 4 meses à espera da homologacao do ministro da altura!
Alexandra
Enviado: terça ago 23, 2005 5:24 pm
por Aragao
No "meu" ano concorri em Setembro, as avaliacoes foram em Novembro. e soube do resultado a 27 de Dezembro pelo telefone (mais de dois meses depois do fim do prazo de candidatura).
O resultado foi negativo e como me senti injusticado na avaliacao que me fizeram pedi a ficha de avaliacao e contestei a 15 de Janeiro. Foi-me atribuida bolsa a 27 de Fevereiro e apos o ministro homologar recebi bolsa no inicio de Abril (retroactiva desde 1 de Janeiro pois tinha estado a realizar trabalho de doutoramento, tive foi de devolver a bolsa BIC que tinha recebido ate ao momento).
Passei por alguma tensao e fustracao durante este processo
e tentei nao ser "vira casacas"
(
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=447)
David