É possível reformular uma bolsa pós doc?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
whistles28
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quinta out 20, 2011 4:19 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

É possível reformular uma bolsa pós doc?

Mensagem por whistles28 »

Gostaria de saber até que ponto é possível reformular/prolongar uma bolsa pós -doc quando:

1. O projecto no âmbito do qual se insere o programa dos trabalhos termina?
- Poderei reformular, repropôr uma extensão da bolsa, com um novo tema de investigação, ou com um tema semelhante mas agora sem estar no âmbito de um projecto?

2. E no caso de se dar uma incompatibilidade insanável com o coordenador da bolsa pós Doc, o que acontece? poderei propor uma reformulação do programa da bolsa com uma mudança de coordenador eventualmente mantendo/alterando o programa de trabalhos?

Obrigado!

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 664
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho
Localização: Universidade do Minho

Re: É possível reformular uma bolsa pós doc?

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Se a bolsa for de projecto, então terminará, no limite, com o fim do projeto e não a podes prolongar.
Se a bolsa é uma bolsa individual da FCT e se terminares o plano de trabalhos antes do tempo previsto, então a bolsa deverá ser terminada nessa altura, de acordo com o regulamento de bolsas. No entanto, estas bolsas individuais são independentes de projetos de investigação, pelo que se ainda tens tarefas para fazer (temos sempre...) podes continuá-la mesmo sem projectos. O problema será apenas no financiamento da investigação. Como a bolsa paga apenas o recurso humano, o custo de investigação (material e reagentes, equipamentos, etc.) é financiado pelo grupo de investigação: por projectos, se os houver, e/ou pelo financiamento plurianual (os novos projectos estratégicos...).
Nestas condições, a renovação é feita de acordo com o previsto no regulamento: renovações anuais, com parecer do orientador; para a renovação para o segundo triénio, é necessário também relatório de atividades e plano de trabalhos para o segundo triénio, enviados com bastante antecedência (sugerem 6 meses).

A situação de alteração das condições da bolsa (plano de trabalhos, orientador,...) deve ser solicitada à FCT e é analisada caso a caso.

Bom trabalho.
Tiago

Responder