Acumulação SD e BD - horas letivas permitidas pela FCT
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 27, 2011 3:10 pm
- University/ Institute: UMinho
Acumulação SD e BD - horas letivas permitidas pela FCT
Olá a todos,
Sou nova por estas bandas.
Sei que muito se fala por aqui sobre a acumulação de serviço docente e BD, contudo apesar de já ter ficado claro que é possível desde que o programa de trabalhos seja exequível, não sei ao certo qual o número máximo de horas semanais que a FCT aceita.
No caso sou assistente a 50% sem qualquer tipo de exclusividade.
Entretanto estou a tentar falar com a FCT... mas gostaria de saber se alguém por aqui está por dentro deste assunto.
Desde já obrigada,
MC
Sei que muito se fala por aqui sobre a acumulação de serviço docente e BD, contudo apesar de já ter ficado claro que é possível desde que o programa de trabalhos seja exequível, não sei ao certo qual o número máximo de horas semanais que a FCT aceita.
Entretanto estou a tentar falar com a FCT... mas gostaria de saber se alguém por aqui está por dentro deste assunto.
Desde já obrigada,
MC
-
- cientista assíduo
- Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
- University/ Institute: FCUL
Re: Acumulação SD e BD - horas letivas permitidas pela FCT
A tua BD é foi obtida no concurso de que ano?
J
-
- recém-chegado
2011D_Little_B Escreveu:A tua BD é foi obtida no concurso de que ano?
-
- cientista assíduo
- Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
- University/ Institute: FCUL
Então creio que a tua situação é: o teu pedido de acumulação terá de ser visto por uma comissão de avaliação da exequibilidade, que, ao que consta por aqui, tem sistematicamente "chumbado" acumulações com mais de 4h/semana de aulas.msc79 Escreveu:2011D_Little_B Escreveu:A tua BD é foi obtida no concurso de que ano?
J
-
- recém-chegado
Obrigada pela ajuda D_little_B! Entretanto vamos a ver o que a FCT diz... resta esperarD_Little_B Escreveu:Então creio que a tua situação é: o teu pedido de acumulação terá de ser visto por uma comissão de avaliação da exequibilidade, que, ao que consta por aqui, tem sistematicamente "chumbado" acumulações com mais de 4h/semana de aulas.msc79 Escreveu:2011D_Little_B Escreveu:A tua BD é foi obtida no concurso de que ano?
-
- Sócios
- Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
- University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa
Olá a todos,
Na última reunião da ABIC com a FCT (a 15 Jun. 2011), a ABIC questionou o Presidente da FCT, Prof. João Sentieiro, sobre o número de horas de docência que podem ser acumuladas com bolsa de investigação. O presidente confirmou que a FCT permite que se acumule bolsa com uma carga lectiva que não ultrapasse as 4 horas de aulas por semana, em média anual. Portanto, serviço docente com uma carga lectiva superior a este valor é considerado incompatível com a bolsa.
O limite de 4h lectivas por semana, em média anual, aplica-se a todas as bolsas que estão actualmente activas, não apenas as de 2011.
Como já referido neste tópico, todas as propostas de acumulação de funções são analisadas na FCT por uma comissão que decide se a situação é compatível, ou não, com:
- O Estatuto do Bolseiro de Investigação (Art. 5º):
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatut ... anexo_art5
- A exequibilidade do plano de trabalhos da bolsa (Art. 25º - Regulamento de Bolsas da FCT):
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml#art25
Cumprimentos,
Susana
-----------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
Na última reunião da ABIC com a FCT (a 15 Jun. 2011), a ABIC questionou o Presidente da FCT, Prof. João Sentieiro, sobre o número de horas de docência que podem ser acumuladas com bolsa de investigação. O presidente confirmou que a FCT permite que se acumule bolsa com uma carga lectiva que não ultrapasse as 4 horas de aulas por semana, em média anual. Portanto, serviço docente com uma carga lectiva superior a este valor é considerado incompatível com a bolsa.
O limite de 4h lectivas por semana, em média anual, aplica-se a todas as bolsas que estão actualmente activas, não apenas as de 2011.
Como já referido neste tópico, todas as propostas de acumulação de funções são analisadas na FCT por uma comissão que decide se a situação é compatível, ou não, com:
- O Estatuto do Bolseiro de Investigação (Art. 5º):
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatut ... anexo_art5
- A exequibilidade do plano de trabalhos da bolsa (Art. 25º - Regulamento de Bolsas da FCT):
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml#art25
Cumprimentos,
Susana
-----------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
msc79 Escreveu:Olá a todos,
Desde já obrigada,
MC
-
- recém-chegado
Obrigada Susana,
A tua informação já confirma a que tenho recebido por parte de alguns colegas.
Cumprimentos,
MC
A tua informação já confirma a que tenho recebido por parte de alguns colegas.
Cumprimentos,
MC
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado abr 18, 2009 10:29 pm
- University/ Institute: FPCEUC
Obrigada.
Temos andado sempre num limbo de avaliações constantes a cada caso...finalmente uma informação com alguma clareza...
Obrigada.
Temos andado sempre num limbo de avaliações constantes a cada caso...finalmente uma informação com alguma clareza...
Obrigada.
cm
-
- cientista regular
- Registado: quarta dez 22, 2010 12:26 pm
- University/ Institute: UnivA
No meu caso (concurso de 2011) a FCT não autorizou a acumulação com 6 horas semanais.
-
- recém-chegado
2011? este último concurso? ... e conseguiste alterar a tua situação profissional? ou desististe da bolsa?
tareca Escreveu:No meu caso (concurso de 2011) a FCT não autorizou a acumulação com 6 horas semanais.
-
- cientista assíduo
eu fui autorizada 8concurso de 2009) no ano passado a 4 hr semanais. Este ano n pedi
cm
-
- recém-chegado
- Registado: sábado dez 03, 2011 7:15 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Olá a todos!
Sou também nova por estas andanças e preciso da vossa ajuda. Tive BD este ano e como dou 6 horas de aulas por semana, a Comissão de Avaliação obrigou-me a "uma redução da carga lectiva para um máximo de 4 horas semanais em cada semestre".
No entanto, dado que para mim seria mais vantajoso manter as 6 horas do primeiro semestre e não dar nenhuma disciplina no segundo semestre, perguntei à FCT se as 4 horas se referiam à média anual (ficaria assim com uma média anual de 3 horas semanais). A resposta foi pouco conclusiva.
Considerando a informação dada pelo presidente da FCT à direcção da ABIC, volto a achar que posso reduzir apenas o número de aulas dadas no segundo semestre. Mas tenho receio que a FCT me venha depois obrigar a alterar o plano lectivo, o que terá implicações também para a instituição onde dou aulas.
Podem confirmar-me se as 4 horas se referem mesmo à média anual? Ou terei mesmo que reduzir a carga lectiva de cada um dos semestres para as referidas 4 horas?
Obrigada!
Sou também nova por estas andanças e preciso da vossa ajuda. Tive BD este ano e como dou 6 horas de aulas por semana, a Comissão de Avaliação obrigou-me a "uma redução da carga lectiva para um máximo de 4 horas semanais em cada semestre".
No entanto, dado que para mim seria mais vantajoso manter as 6 horas do primeiro semestre e não dar nenhuma disciplina no segundo semestre, perguntei à FCT se as 4 horas se referiam à média anual (ficaria assim com uma média anual de 3 horas semanais). A resposta foi pouco conclusiva.
Considerando a informação dada pelo presidente da FCT à direcção da ABIC, volto a achar que posso reduzir apenas o número de aulas dadas no segundo semestre. Mas tenho receio que a FCT me venha depois obrigar a alterar o plano lectivo, o que terá implicações também para a instituição onde dou aulas.
Podem confirmar-me se as 4 horas se referem mesmo à média anual? Ou terei mesmo que reduzir a carga lectiva de cada um dos semestres para as referidas 4 horas?
Obrigada!
-
- cientista assíduo
Possivelemnte neste momento era importante a opinião dosa colegas que se encontram nessa situação. Eu não pedi autorização para dar aulas este ano. No ando passado dei 3 /sem e foram-me aceites. Este ano, não sei, apesar de já ter ouvido pessoas a referir que têm sido levantados problemas a quem não tem carga horária fixa...
bom trabalho a todos
bom trabalho a todos
cm
-
- recém-chegado
- Registado: sexta set 24, 2010 8:09 pm
- University/ Institute: uvigo
Ana,
Estou exatamente com o mesmo problema que tu... Tenho as mesmas dúvidas e ainda estou a aguardar a resposta da Comissão de Avaliação... O que decidiram no teu caso?
Estou exatamente com o mesmo problema que tu... Tenho as mesmas dúvidas e ainda estou a aguardar a resposta da Comissão de Avaliação... O que decidiram no teu caso?