Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por spca »

Jucilene Escreveu:Boa noite,

Eu pretendo me candidatar a uma bolsa de doutoramento, tenho mestrado aqui em Portugal mas meu certificado de licenciatura é no estrangeiro (Brasil) e não tem inserido neste documento a média geral final do curso. Ainda mais, como no Brasil a escala é de 0-10 ainda fica mais complicado. Como proceder para enviar tudo de forma a que não ocorra surpresas negativas.
Obrigada,
Jucilene
Olá.
Olhe, Jucilene, eu creio que, para seu próprio bem, é bom que apresente algum comprovativo com classificação, mesmo que brasileiro. Isto porque, na dúvida, normalmente classifica-se por baixo, logo mesmo que a sua candidatura fosse aceite, quase de certeza teria uma classificação muito baixa e a bolsa seria rejeitada.
Se você se encontra em Portugal, talvez seja de pensar pedir o reconhecimento da sua licenciatura por uma universidade portuguesa.
Note que para concorrer em pé de igualdade com os portugueses no concurso da FCT portuguesa, você tem que reunir as condições legais do concurso de bolsas. Deixo em baixo as do concurso deste ano, 2011, que já foi concluído. Dada a mudança no governo de Junho, é possível que estes concursos venham a sofrer alterações.

Boa sorte.

Regulamento de bolsas do concurso de 2011
Fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml
Artigo 17º
Candidatos

1. Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, podem candidatar-se às bolsas directamente financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia os:
a. Cidadãos nacionais, ou cidadãos de outros Estados Membros da União Europeia com certificado de residência permanente em Portugal, atestada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, nos termos do nº 1 do Artigo 16 da Lei nº 37/2006 de 9 de Agosto;
b. Cidadãos de países terceiros titulares de autorização de residência permanente ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, atestada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, nos termos, respectivamente, do artigo 80º e do artigo 125º da Lei nº 23/2007, de 4 de Julho;
c. Cidadãos de outros Estados Membros da União Europeia e de Estados Terceiros, cujas candidaturas estejam inseridas em acordos ou parcerias internacionais em que o Estado Português seja parte ou tenha assumido responsabilidades nesse âmbito.
d. A FCT poderá, excepcionalmente, por motivos de interesse público, admitir a concurso outros candidatos que fundamentadamente comprovem a sua inserção efectiva nas actividades científicas desenvolvidas pela instituição de acolhimento.

pfmc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sexta jun 17, 2011 3:08 pm
University/ Institute: FCT-UC

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por pfmc »

Bom dia

Estando a aguardar recurso em AP foi com espanto que vi o guião modificado apresentado aqui neste tópico. Assim, gostaria de perguntar ao utilizador que o colocou (eocs), se nos poderá facultar mais algumas informações sobre este documento:

Com que finalidade lhe foi fornecido?
Será válido já este ano?
É um documento onde nos podemos basear para apresentar um recurso?

É que ao contrário do que outra pessoa disse já neste fórum (synaptive), este guião modificado não me parece "penas uma versão mais detalhada do disponível no site da FCT, dado que apresenta uma mudança significativa no mérito do candidato, ou seja, um candidato com média de 15 em licenciatura pré-bolonha tem agora uma base de 3.5

"Candidatos com classificação de licenciatura (antes do Processo de Bolonha ou
mestrado (de acordo com o processo de Bolonha) 15 .......................................... 3,5"

Ao contrário do outro guião que indicava para o mesmo caso uma base de 2.5

"só licenciatura - >15 = 3.5" - logo, licenciatura de 15 cai na base anterior, ou seja, 2.5

Como devem imaginar é uma grande diferença!

cumprimentos

slimvitex
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
University/ Institute: ISCTE

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por slimvitex »

pfmc, repara:

no "antigo" guião, média de 15 + mestrado com 15 ou superior, dava 3.5 pontos. parece-me que, quando não havia o tratato de bolonha, ter mestrado era assim tido como algo importante por isso somado à licenciatura, aumentava e muito a pontuação da candidatura.

no "novo" guião que anda praí a circular, como agora já quase toda a gente que concorre deve ter mestrado, eles parecem valorizar não o "título" mas os anos de estudo, por isso é que uma licenciatura pré-bolonha ou mestrado integrado (i.e. 5 anos de estudos) com 15 vale a mesma coisa, i.e. 3.5 pontos.

esta é a maneira como eu vejo as coisas, e sendo fiável, este novo guião até me faz algum sentido, pois de facto é uma maneira mais simples de interpretar a tal tabela actual..

ph.arruda
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: segunda ago 15, 2011 4:16 pm
University/ Institute: King's College London

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por ph.arruda »

Olá,

Alguém mais já adicionou os ficheiros dos documentos que faltavam e está a esperar a liberação do contrato? Ou já recebeu o pdf com o contrato? Quanto tempo demora para a FCT mandar a mensagem e liberar o contrato?

Quantas perguntas...

Cumprimentos a todos.

darkangelll
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: segunda set 05, 2011 6:58 pm
University/ Institute: coimbra

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por darkangelll »

Tentei ligar hj com a FCT mas sem sucesso, pois na Universidade comentaram comigo que tinham ligado para a FCT e que as respostas da Audiência Previa iam a começar a sair. E eu achei muito estranho ser tão rápido.

Hoje tentei ligar para lá para ver se conseguia confirmar essa informação.
Alguém sabe alguma coisa sobre isso?

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 146
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Jucilene »

spca Escreveu:
Jucilene Escreveu:Boa noite,

Eu pretendo me candidatar a uma bolsa de doutoramento, tenho mestrado aqui em Portugal mas meu certificado de licenciatura é no estrangeiro (Brasil) e não tem inserido neste documento a média geral final do curso. Ainda mais, como no Brasil a escala é de 0-10 ainda fica mais complicado. Como proceder para enviar tudo de forma a que não ocorra surpresas negativas.
Obrigada,
Jucilene
Olá.
Olhe, Jucilene, eu creio que, para seu próprio bem, é bom que apresente algum comprovativo com classificação, mesmo que brasileiro. Isto porque, na dúvida, normalmente classifica-se por baixo, logo mesmo que a sua candidatura fosse aceite, quase de certeza teria uma classificação muito baixa e a bolsa seria rejeitada.
Se você se encontra em Portugal, talvez seja de pensar pedir o reconhecimento da sua licenciatura por uma universidade portuguesa.
Note que para concorrer em pé de igualdade com os portugueses no concurso da FCT portuguesa, você tem que reunir as condições legais do concurso de bolsas. Deixo em baixo as do concurso deste ano, 2011, que já foi concluído. Dada a mudança no governo de Junho, é possível que estes concursos venham a sofrer alterações.

Boa sorte.

Regulamento de bolsas do concurso de 2011
Fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml
Artigo 17º
Candidatos

1. Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, podem candidatar-se às bolsas directamente financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia os:
a. Cidadãos nacionais, ou cidadãos de outros Estados Membros da União Europeia com certificado de residência permanente em Portugal, atestada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, nos termos do nº 1 do Artigo 16 da Lei nº 37/2006 de 9 de Agosto;
b. Cidadãos de países terceiros titulares de autorização de residência permanente ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, atestada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, nos termos, respectivamente, do artigo 80º e do artigo 125º da Lei nº 23/2007, de 4 de Julho;
c. Cidadãos de outros Estados Membros da União Europeia e de Estados Terceiros, cujas candidaturas estejam inseridas em acordos ou parcerias internacionais em que o Estado Português seja parte ou tenha assumido responsabilidades nesse âmbito.
d. A FCT poderá, excepcionalmente, por motivos de interesse público, admitir a concurso outros candidatos que fundamentadamente comprovem a sua inserção efectiva nas actividades científicas desenvolvidas pela instituição de acolhimento.
Obrigada pela dica, colega.
Eu tenho nacionalidade portuguesa. Tenho o diploma estrangeiro com as notas parciais na escala 0-10.- Somente não sei como conseguir uma certidão que contenha a nota final e ainda na escala portuguesa (0-20). Conhece alguma situação parecida?.
Cumpriementos.
Jucilene

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por spca »

Jucilene Escreveu:(...)
Obrigada pela dica, colega.
Eu tenho nacionalidade portuguesa. Tenho o diploma estrangeiro com as notas parciais na escala 0-10.- Somente não sei como conseguir uma certidão que contenha a nota final e ainda na escala portuguesa (0-20). Conhece alguma situação parecida?.
Cumpriementos.
Jucilene
Olá.
Eu estaria à espera que na universidade onde você fez a licenciatura pudesse obter uma certidão com as notas das cadeiras e a média final. Talvez possa pedir a algum familiar ou amigo que lhe peça isso na universidade.
Para passar à nota portuguesa, creio que o melhor será pedir o reconhecimento do grau numa universidade portuguesa. Eles deverão transpor a média para escala portuguesa.
Senão arrisque e submeta os documentos do Brasil, com sorte pode ser que sejam aceites.
Estive a ver a legislação, e é obrigatório que você apresente certificado com média final e média das cadeiras:

Fonte: Regulamento do concurso de 2011: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml
Artigo 19º
Documentos de suporte do processo de bolsa

3. Para bolsas de tipo BD e BM, são necessários os seguintes documentos:
a. Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o respectivo tipo de bolsa, nomeadamente certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas (por submissão electrónica e a entregar em suporte de papel, em caso de concessão de bolsa);
Boa sorte nesse processo.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por spca »

spca Escreveu:
Jucilene Escreveu:(...)
Obrigada pela dica, colega.
Eu tenho nacionalidade portuguesa. Tenho o diploma estrangeiro com as notas parciais na escala 0-10.- Somente não sei como conseguir uma certidão que contenha a nota final e ainda na escala portuguesa (0-20). Conhece alguma situação parecida?.
Cumpriementos.
Jucilene
(...)
Para passar à nota portuguesa, creio que o melhor será pedir o reconhecimento do grau numa universidade portuguesa. Eles deverão transpor a média para escala portuguesa.
(...)
Quanto ao reconhecimento de graus, deixo como exemplo um documento de uma universidade portuguesa. Qualquer universidade deverá permitir isto.
http://www.fct.unl.pt/sites/default/fil ... geiros.pdf
(veja as pag 20 e seguintes para descrição e pag 40 e seguintes para lista de cursos)

pfmc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: sexta jun 17, 2011 3:08 pm
University/ Institute: FCT-UC

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por pfmc »

slimvitex Escreveu:pfmc, repara:

no "antigo" guião, média de 15 + mestrado com 15 ou superior, dava 3.5 pontos. parece-me que, quando não havia o tratato de bolonha, ter mestrado era assim tido como algo importante por isso somado à licenciatura, aumentava e muito a pontuação da candidatura.

no "novo" guião que anda praí a circular, como agora já quase toda a gente que concorre deve ter mestrado, eles parecem valorizar não o "título" mas os anos de estudo, por isso é que uma licenciatura pré-bolonha ou mestrado integrado (i.e. 5 anos de estudos) com 15 vale a mesma coisa, i.e. 3.5 pontos.

esta é a maneira como eu vejo as coisas, e sendo fiável, este novo guião até me faz algum sentido, pois de facto é uma maneira mais simples de interpretar a tal tabela actual..
Caro slimvitex, concordo plenamente com a análise...só é pena é com licenciatura pré-bolonha (5 anos), com média de 15, ter tido uma base de 2.5, o que está correcto de acordo com o guião que está no site da FCT e não este "modificado" que estamos a falar, e me parece mais correcto, evidentemente. Daí a minha confusão...
É que a meu ver, a tabela não necessitava de interpretação, não me levantando dúvidas, assim como este guião modificado que anda a circular... são é simplesmente diferentes!

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 35
Registado: terça out 11, 2011 2:56 am
University/ Institute: IST

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por João Filipe »

Olá a todos! Parabéns aos que receberam a bolsa e aos que aguardam AP, boa sorte.

A pergunta que coloco aos mais experientes, relativamente ao meu caso, é a seguinte.
Tendo a BD sido atribuída e tendo a FCT pedido alteração da situação profissional no formulário de pre submissão de documentos (para o contrato de bolsa), quanto tempo normalmente demoram a responder, consoante aceitam ou não essa nova alteração da situação. Deslacram novamente o processo e pedem mais informações?

E imagine-se que nao concordam de todo, nesta fase, e uma vez mais, com a situação profissional, é dada ao candidato a possibilidade de, por exemplo, alterar novamente a situação profssional ou, até mesmo, de cessar a actividade?

E quanto tempo demora desde a entrega dos documentos todos até envio do contrato para pdf?

Obrigado a todos,
João

mariafneutel
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: terça mai 03, 2011 9:07 pm
University/ Institute: ISCTE - IUL

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por mariafneutel »

darkangelll Escreveu:Tentei ligar hj com a FCT mas sem sucesso, pois na Universidade comentaram comigo que tinham ligado para a FCT e que as respostas da Audiência Previa iam a começar a sair. E eu achei muito estranho ser tão rápido.

Hoje tentei ligar para lá para ver se conseguia confirmar essa informação.
Alguém sabe alguma coisa sobre isso?

Olá Darkangelll,

Eu liguei ontem para a FCT e após algumas tentativas finalmente consegui que alguém atendesse. O que me informaram é que não sabem de nada, não existe dada prevista e geralmente leva cerca de um mês ou mais para enviarem o email com a decisão final. Agora não sei se a resposta depende da pessoa que atende o telefone na FCT, ou se a pessoa não se quis comprometer com uma data. Eu liguei porque como sou aluna deslocada preciso de arrendar um quarto e não queria comprometer-me sem ter a certeza da decisão de AP.

Agora resta esperar.
Cumprimentos

Maria

amavel
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 47
Registado: terça mai 31, 2011 9:56 pm
University/ Institute: Czech Technical University

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por amavel »

ph.arruda Escreveu:Olá,

Alguém mais já adicionou os ficheiros dos documentos que faltavam e está a esperar a liberação do contrato? Ou já recebeu o pdf com o contrato? Quanto tempo demora para a FCT mandar a mensagem e liberar o contrato?

Quantas perguntas...

Cumprimentos a todos.

Já me pediram um documento adicional (comprovativo de desvinculamento com antiga empresa) e agora estou à espera de novas informações. De qualquer maneira já vejo que aprovaram o resto dos documentos.

ph.arruda
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: segunda ago 15, 2011 4:16 pm
University/ Institute: King's College London

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por ph.arruda »

amavel Escreveu:
ph.arruda Escreveu:Olá,

Alguém mais já adicionou os ficheiros dos documentos que faltavam e está a esperar a liberação do contrato? Ou já recebeu o pdf com o contrato? Quanto tempo demora para a FCT mandar a mensagem e liberar o contrato?

Quantas perguntas...

Cumprimentos a todos.

Já me pediram um documento adicional (comprovativo de desvinculamento com antiga empresa) e agora estou à espera de novas informações. De qualquer maneira já vejo que aprovaram o resto dos documentos.

Que bom! Mas, quanto tempo demorou para receberes essa resposta depois de teres guardado/lacrado os ficheiros?

Abraço,

amavel
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 47
Registado: terça mai 31, 2011 9:56 pm
University/ Institute: Czech Technical University

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por amavel »

ph.arruda Escreveu:
Que bom! Mas, quanto tempo demorou para receberes essa resposta depois de teres guardado/lacrado os ficheiros?

Abraço,
Não te consigo dizer com certeza, porque não me lembro. Vendo a data dos documentos que tive de arranjar, diria que lacrei a primeira vez por volta de 28, 29 de Setembro.

P.S.: aceitaram o documento em falta em menos de um dia. Já tenho acesso ao contrato.

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 35
Registado: terça out 11, 2011 2:56 am
University/ Institute: IST

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por João Filipe »

ph.arruda Escreveu:Olá,

Alguém mais já adicionou os ficheiros dos documentos que faltavam e está a esperar a liberação do contrato? Ou já recebeu o pdf com o contrato? Quanto tempo demora para a FCT mandar a mensagem e liberar o contrato?

Quantas perguntas...

Cumprimentos a todos.
Lacrei a candidatura dia 26 mas ainda nao recebi nada
Cumprimentos

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 146
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Jucilene »

spca Escreveu:
spca Escreveu:
Jucilene Escreveu:(...)
Obrigada pela dica, colega.
Eu tenho nacionalidade portuguesa. Tenho o diploma estrangeiro com as notas parciais na escala 0-10.- Somente não sei como conseguir uma certidão que contenha a nota final e ainda na escala portuguesa (0-20). Conhece alguma situação parecida?.
Cumpriementos.
Jucilene
(...)
Para passar à nota portuguesa, creio que o melhor será pedir o reconhecimento do grau numa universidade portuguesa. Eles deverão transpor a média para escala portuguesa.
(...)
Quanto ao reconhecimento de graus, deixo como exemplo um documento de uma universidade portuguesa. Qualquer universidade deverá permitir isto.
http://www.fct.unl.pt/sites/default/fil ... geiros.pdf
(veja as pag 20 e seguintes para descrição e pag 40 e seguintes para lista de cursos)
Olá outra vez,

Já liguei para a univesidade que poderia reconhecer meu diploma, eles disseram que não fazem a transformção de escala. Mandei um email para o FCT para ver o que eles orientam.
De qualquer forma estou tentando me contactar com a universidade brasileira para saber se eles dão uma declaração explicando a escala e a minha média final.

Obrigada pela ajuda.

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 35
Registado: terça out 11, 2011 2:56 am
University/ Institute: IST

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por João Filipe »

Já agora para quem é bolseiro. Os documentos que devem ser entregues junto do contrato são os que submetemos electronicamente no formulário para o contrato e todos desde o inicio da bolsa, incluindo cartas de recomendação e afins?

Abraço a todos

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por spca »

João Filipe Escreveu:Já agora para quem é bolseiro. Os documentos que devem ser entregues junto do contrato são os que submetemos electronicamente no formulário para o contrato e todos desde o inicio da bolsa, incluindo cartas de recomendação e afins?

Abraço a todos
Cartas de recomendação, não. Tudo o que tenhas submetido on-line para obter o contrato, depois de aprovada a bolsa, sim (isto é, certificados, cartas de aceitação dos orientadores e instituição de acolhimento ou inscrição em programa doutoral, declaração de situação profissional, etc.). Ou pelo menos assim foi para as bolsas do ano passado.

Cristie
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 23
Registado: sábado set 10, 2011 10:14 am
University/ Institute: FCSH-UNL
Localização: Lisboa

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Cristie »

João Filipe Escreveu:Já agora para quem é bolseiro. Os documentos que devem ser entregues junto do contrato são os que submetemos electronicamente no formulário para o contrato e todos desde o inicio da bolsa, incluindo cartas de recomendação e afins?

Abraço a todos
Olá. Quando entrares no FCTSig- https://www.fct.mctes.pt/fctsig/default.asp - tens a lista de documentos que tens de entregar. Não há engano possível :-)
Só consegues lacrar depois de entregares os documentos necessários.
Abraço.
Cristina

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 146
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Jucilene »

spca Escreveu:
Jucilene Escreveu:(...)
Obrigada pela dica, colega.
Eu tenho nacionalidade portuguesa. Tenho o diploma estrangeiro com as notas parciais na escala 0-10.- Somente não sei como conseguir uma certidão que contenha a nota final e ainda na escala portuguesa (0-20). Conhece alguma situação parecida?.
Cumpriementos.
Jucilene
Olá.
Eu estaria à espera que na universidade onde você fez a licenciatura pudesse obter uma certidão com as notas das cadeiras e a média final. Talvez possa pedir a algum familiar ou amigo que lhe peça isso na universidade.
Para passar à nota portuguesa, creio que o melhor será pedir o reconhecimento do grau numa universidade portuguesa. Eles deverão transpor a média para escala portuguesa.
Senão arrisque e submeta os documentos do Brasil, com sorte pode ser que sejam aceites.
Estive a ver a legislação, e é obrigatório que você apresente certificado com média final e média das cadeiras:

Fonte: Regulamento do concurso de 2011: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml
Artigo 19º
Documentos de suporte do processo de bolsa

3. Para bolsas de tipo BD e BM, são necessários os seguintes documentos:
a. Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o respectivo tipo de bolsa, nomeadamente certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas (por submissão electrónica e a entregar em suporte de papel, em caso de concessão de bolsa);
Boa sorte nesse processo.
Muito obrigada pela ajuda.
Já obtive o correto procedimento:
Tenho que pedir na universidade brasileira uma declaraçao onde conste a média final e a escala adotada. Então, ao abrigo do Despacho n.º 28145-A/2008 eles transformam a classificação estrageira a Portuguesa.
Então depois disto, seja o que Deus quiser.
Fica este feedback para que possa ajudar a mais alguém nesta situação.
Uma pergunda, quando faz a candidatura deve dizer as classificações de todas as disciplinas da licenciatura?
Cumprimentos,
Jucilene

Responder