Página 1 de 1

Pedido de informação e ajuda urgente/mudança de orientador

Enviado: quinta nov 25, 2010 7:02 pm
por Mary
Antes de mais peço desculpa por estar a referir novamente este assunto, já tratado nalguns tópicos, mas preciso mesmo de conversar com pessoas que tenham passado pela situação de mudança de orientador.
As incompatibilidades com a orientação já são antigas, mas em nome do "aceitar que o supervisor sabe muito mais do que eu" fui fazendo cedências e prolongando uma situação que atingiu o limite. Há incompatibilidades sérias que se prendem objectivamente com o rumo da tese, sendo que o trabalho está feito, tenho vários capítulos escritos, alguns dos quais foram já revistos, mas o orientador quer prolongar a tese, não aceita quase nada do que está escrito e impõe-me mudanças que se prendem exclusivamente com as suas opções, eu nem sequer sou parte com direito a ser ouvida. Eu sei que temos de ser corrigidos, mas não me parece que a função de um doutorando seja a de desaparecer e transformar a sua tese naquilo que alguém lhe impõe.
Já não posso renovar a bolsa, estou no último ano e só queria concluir a bolsa noutra instituição...não quero desistir, trabalhei bastante, tenho provavelmente muitas coisas a melhorar, mas preciso de um orientador que seja capaz de me orientar e ouvir! Se continuo assim não serei capaz de concluir a tese. Eu cumpri o programa de trabalhos,tirando o facto de ainda não ter a tese completamente escrita porque o orientador não aceita os capitulos, fala em prolongar a tese e que não me preocupe, mas não pode ser...por mais semestres que prolongue com ele não chegaremos ao fim. A mudança de instituição prende-se apenas com a necessidade de sobrevivência, ao assumir a ruptura com o orientador passarei a ser para ele alvo a abater, e nisso não tenho dúvidas, assim como não duvido que não aceite a minha decisão de mudar.
O que pedia é o testemunho de pessoas que já mudaram, como foi o processo com a FCT? Aceita que a tese seja concluida noutra instituição, coloca muitos problemas? Isto porque estou à espera do pior a partir do momento em que coloque a questão ao orientador, vi noutros posts que o melhor é obter o acordo do orientador, mas desconfio que não o vou obter... Já estou em desespero absoluto, sei que não acabo com esta orientação, acho que com outra orientação consigo concluir...mas tenho um medo profundo de que a FCT não permita, como é obvio não poderei devolver todas as bolsas que estão para trás, como não tenho dinheiro suficiente para isso só se me prenderem para pagar o "grave pecado" de ter trabalhado, mas não me conseguir entender com o orientador!

Re: Pedido de informação e ajuda urgente/mudança de orientad

Enviado: quinta nov 25, 2010 7:18 pm
por Rutegard
infelizmente n te posso ajudar, não estou dentro do assunto.

mas desejo-te a melhor das sortes!!

Re: Pedido de informação e ajuda urgente/mudança de orientad

Enviado: quinta nov 25, 2010 7:28 pm
por carla moreira
Felizmente não tive este problema, que acredito ser do pior que nos pode acontecer quando estamos a fazer um doutoramento. No entanto, pela experiência que tenho tido com a FCT, não são nenhuns "bichos papões", bem pelo contrário. Então, porque não tentas ir à loja do cientista, para falar com alguém responsável pela área, para expores o teu problema e ouvires uma opinião deles? Não vais dizer que vais mudar de instituição, vais apenas ouvir a opinião deles!

Espero ter-te ajudado!

Re: Pedido de informação e ajuda urgente/mudança de orientad

Enviado: quinta nov 25, 2010 7:45 pm
por saragsilva
Mary,
Como as colegas anteriores, tb nunca estive nessa situação, felizmente...!!! Deve ser bastante angustiante imagino. Mas durante o meu dout soube de um colega que teve problemas com os orientadores (por coisas muito mais banais) e resolveu mudar, e conseguiu, apesar de saber que teve algum trabalho (não sei realmente o que implicou e ele não estava tão no final, mas não será por aí). E concluiu sem problemas.
Também só te posso dizer força aí, e que não desesperes porque os problemas têm sempre solução, e tu tb vais encontrar uma vais ver!!
Acho a ideia da Carla de contactares a loja do cientista (pessoalmente ou por email se te encontrares fora do país), muito boa. Quando lá fui uma vez eles foram 5* estrelas e bastante esclarecedores.
As maiores felicidades para a tua carreira de investigadora!
Sara

Re: Pedido de informação e ajuda urgente/mudança de orientad

Enviado: sexta nov 26, 2010 1:07 am
por spca
Ainda que teoricamente seja possível mudar de orientador/instituição, isso parece-me impraticável no teu caso, uma vez que estás quase no fim.
Assim, penso que tens 2 hipóteses: ou aceitas / engoles o que o teu orientador te indica (ou negoceias um meio-termo entre o que ambos pretendem) e tentas entregar a tese de acordo com isso, ou entregas a tese contra ele, se a instituição o permitir (creio que em teoria isso é um acto do candidato e poderás fazê-lo), sujeitando-se a que ele se "vire" contra ti na defesa da tese, etc. - mas nota que ele é apenas um membro do júri, entregares a tese "contra ele" não significa que estejas automaticamente "chumbada". Conheço quem tenha entregue a tese "contra" a opinião do orientador e tenha concluído o doutoramento (infelizmente já não tenho contacto com essa pessoa).
[EDIT] Essa pessoa era assistente, e não bolseiro, ou seja, não tinha que entregar pareceres à FCT [FIM DE EDIT]

Se fizeste o teu trabalho, e não há nenhuma falha grave que te seja imputável, não creio que tenhas de devolver seja o que for.

De qualquer modo, creio que o melhor é expores o caso à FCT / Loja do Cientista, e se consideras entregar "contra" o orientador, na secretaria / repartição / whatever de doutoramentos da tua instituição (podes por ex dizer que estás a perguntar para uma amiga).

Do Regulamento de bolsas
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... o.phtml.pt
Artigo 36º
Não cumprimento dos objectivos
O bolseiro que não atinja os objectivos essenciais estabelecidos no plano de trabalhos aprovado, ou cuja bolsa seja cancelada em virtude de violação grave dos seus deveres por causa que lhe seja imputável, pode ser obrigado, consoante as circunstâncias do caso concreto, a restituir a totalidade ou parte das importâncias que tiver recebido.

Do estatuto do bolseiro
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... o.phtml.pt
Artigo 18º
Sanções

1. O incumprimento reiterado e grave por parte da entidade acolhedora implica a proibição de receber novos bolseiros durante um período de um a dois anos.
2. No caso de incumprimento reiterado e grave por parte do bolseiro, a entidade financiadora tem direito a exigir a restituição das importâncias atribuídas.
3. Não se considera incumprimento a desistência, por parte do bolseiro, desde que notificada à entidade acolhedora e ou financiadora até 30 dias antes da pretendida cessação.
4. A decisão de aplicação das sanções a que se referem os nº 1 e 2 do presente artigo compete ao ministro responsável pela política científica, ouvido o painel consultivo.

Re: Pedido de informação e ajuda urgente/mudança de orientad

Enviado: sexta nov 26, 2010 3:00 pm
por Mary
Obrigado a todos pelas respostas. Espero sinceramente que não seja impossivel mudar no meu caso, porque não consigo mesmo continuar a trabalhar com o actual orientador e acabar a tese com ele...Isto é desesperante...

Re: Pedido de informação e ajuda urgente/mudança de orientad

Enviado: sexta nov 26, 2010 10:25 pm
por _carla_
Olá!
Conheço o caso de alguém que, por incompatibilidade com o orientador, quis mudar. No entanto, essa mudança só foi possível após aceitação, por escrito, por parte do orientador.
Mas claro, cada caso é um caso e o melhor mesmo será contactares a FCT.

Boa sorte!

Re: Pedido de informação e ajuda urgente/mudança de orientad

Enviado: quinta dez 02, 2010 11:00 am
por tvm
Olá,

A mim a FCT não me colocou nenhum problema em mudar no último ano. No entanto, tinha duas instituções de acolhimento desde o início e mudei a atribuição de grau/orientador para uma delas. (No início, apenas estava inscrita oficialmente numa delas, mas no plano de trabalho constavam as duas, porque fazia umas instâncias na outra).

A primeira instituição/orientador não foram ouvidos. A FCT apenas pediu uma carta do novo orientador e da inscrição na nova instituição, onde me inscrevi no último ano.

Em termos de dinheiro, a única consequência foi que a FCT decidiu não pagar as propinas que ainda tinha em atraso à primeira instituição. Uma vez mais, não lhes pediu opinião nem nenhuma carta a dizer que aceitavam.

A impressão com que fiquei da FCT é que são perfeitamente acessíveis e compreensivos. Além disso estão habituados a contactar com casos de incompatibilidade com orientadores.

Talvez o teu problema não seja propriamente a FCT - tens de lhes expôr o caso directamente e esperar receber por escrito a resposta de que não há problema. Espero que não haja, mas não sei. Tem de se perguntar sempre e avaliam caso a caso.

A questão é: como vais encontrar uma instituição no último ano? Em alguns países não exigem que o aluno esteja inscrito vários anos antes de apresentar a tese (por isso eu o pude fazer). Mas em Portugal não sei.

Boa sorte!

Re: Pedido de informação e ajuda urgente/mudança de orientad

Enviado: domingo dez 05, 2010 9:22 pm
por veraaugusto
Olá!

Eu mudei de orientador, programa e instituição estava já no 3 ano.
O que me pediram foi:
parecer dos novos orientadores
documento de aceitação da nova instituição
documento do antigo orientador concordando com a mudança.

No teu caso como queres só mudar o orientador só deves precisar da carta do novo e do antigo orientador.

espero ter ajudado.