Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Elisabete
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 03, 2007 10:08 am
Localização: FMUP/IFT

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por Elisabete »

Olá a todos,

Obrigada pela ajuda. Também acho que os critérios devem ser diferentes dos das bolsas de docdevem ser diferentes. Nãoo me parece é que sejam sempre os mesmos! Deve depender do painel e do avaliador...Já enviei mail à FCT e aguardo resposta.
Quando tiver notícias aviso.

Bom trabalho :)

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 664
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho
Localização: Universidade do Minho

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por Tiago H. Silva »

saragsilva Escreveu:Podem fazer-se contas "seguras" em relação ao peso dos artigos em décimas, ou pelo menos o mínimo de cada um? Em revistas especializadas e isso tudo claro. Sabes?
À priori, não podemos fazer nenhumas contas. O peso dos artigos varia de área para área, podendo influenciar, de acordo com o painel, o factor de impacto da revista e a posição como autor (1º ou algures no meio).
O que se tem lido aqui é que quando os resultados são divulgados, alguns colegas conseguem perceber a pontuação que atribuiram aos artigos, mas isso não significa que se mantenha noutros anos ou que seja igual noutras áreas.
Há áreas onde se publica mais do que noutras, o factor de impacto da revista também varia muito entre áreas (e dentro das áreas também, claro), etc.
Na prática, a qualidade de um investigador é muitas vezes medida pelo número de artigos, mas para ser correcta há muitos outros factores. Aliás, há gente que se dedica a estudar precisamente isso...

Tiago

filipejsd
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quarta jul 26, 2006 11:57 am
Localização: FCT-UNL

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por filipejsd »

Tiago H. Silva Escreveu:
saragsilva Escreveu:Podem fazer-se contas "seguras" em relação ao peso dos artigos em décimas, ou pelo menos o mínimo de cada um? Em revistas especializadas e isso tudo claro. Sabes?
À priori, não podemos fazer nenhumas contas. O peso dos artigos varia de área para área, podendo influenciar, de acordo com o painel, o factor de impacto da revista e a posição como autor (1º ou algures no meio).
O que se tem lido aqui é que quando os resultados são divulgados, alguns colegas conseguem perceber a pontuação que atribuiram aos artigos, mas isso não significa que se mantenha noutros anos ou que seja igual noutras áreas.
Há áreas onde se publica mais do que noutras, o factor de impacto da revista também varia muito entre áreas (e dentro das áreas também, claro), etc.
Na prática, a qualidade de um investigador é muitas vezes medida pelo número de artigos, mas para ser correcta há muitos outros factores. Aliás, há gente que se dedica a estudar precisamente isso...

Tiago
Caro Tiago,

Eu faço a seguinte pergunta: porque é que os critérios não são publicados por cada painel quando é aberto o concurso, porquê tanto secretismo? À alguma razão para esconder os critérios?

p111135
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado jan 01, 2011 10:11 am
University/ Institute: fct/ist

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por p111135 »

É para conseguir meter mais estrangeiros a receber as bolsas.... ;)
filipejsd Escreveu:
Tiago H. Silva Escreveu:
saragsilva Escreveu:Podem fazer-se contas "seguras" em relação ao peso dos artigos em décimas, ou pelo menos o mínimo de cada um? Em revistas especializadas e isso tudo claro. Sabes?
À priori, não podemos fazer nenhumas contas. O peso dos artigos varia de área para área, podendo influenciar, de acordo com o painel, o factor de impacto da revista e a posição como autor (1º ou algures no meio).
O que se tem lido aqui é que quando os resultados são divulgados, alguns colegas conseguem perceber a pontuação que atribuiram aos artigos, mas isso não significa que se mantenha noutros anos ou que seja igual noutras áreas.
Há áreas onde se publica mais do que noutras, o factor de impacto da revista também varia muito entre áreas (e dentro das áreas também, claro), etc.
Na prática, a qualidade de um investigador é muitas vezes medida pelo número de artigos, mas para ser correcta há muitos outros factores. Aliás, há gente que se dedica a estudar precisamente isso...

Tiago
Caro Tiago,

Eu faço a seguinte pergunta: porque é que os critérios não são publicados por cada painel quando é aberto o concurso, porquê tanto secretismo? À alguma razão para esconder os critérios?

Alexandra_F
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: domingo jul 01, 2007 11:12 am

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por Alexandra_F »

Alguém conseguiu BPD no estrangeiro? Gostava de saber se essa possibilidade é real (apesar de ser apenas 1 ano fora do país) ou se o "título excepcional" em que está prevista no regulamento significa apenas que não são atribuídas... :)

kaolha
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: quinta dez 30, 2010 2:17 am
University/ Institute: URochester

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por kaolha »

Bom dia:

Para os Pós-Docs que tiveram bolsa, alguém me sabe dizer se vos é possivel saber por quanto tempo foi a bolsa atribuída (particularmente se o foi no estrangeiro), ou esta informação sobre a duração da bolsa é só posteriormente confirmada aquando da leitura do contrato após a entrega de toda a documentação pedida?
obrigado

ultrak
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: sexta out 29, 2010 11:41 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por ultrak »

Acabei de apresentar recurso... :)

Eu gostava de saber a forma como avaliam o mérito do candidato, no meu caso tenho 7 artigos com factor de impacto médio de 2.6; gostava de saber como é possível numa classificação até 2.5 eu só ter tido 1!!!!!
Já para não falar na instituição que é de excelência, ou seja segundo a FCT é de nota 5 e os orientadores ja tiveram neste ponto nota máxima com outros candidatos...eu tive 4.25!!!

Foi este o meu recurso...embora ache que fui muito mal avaliado, não tenho esperança nenhuma!

filipejsd
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quarta jul 26, 2006 11:57 am
Localização: FCT-UNL

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por filipejsd »

ultrak Escreveu:Acabei de apresentar recurso... :)

Eu gostava de saber a forma como avaliam o mérito do candidato, no meu caso tenho 7 artigos com factor de impacto médio de 2.6; gostava de saber como é possível numa classificação até 2.5 eu só ter tido 1!!!!!
Já para não falar na instituição que é de excelência, ou seja segundo a FCT é de nota 5 e os orientadores ja tiveram neste ponto nota máxima com outros candidatos...eu tive 4.25!!!

Foi este o meu recurso...embora ache que fui muito mal avaliado, não tenho esperança nenhuma!


Caro "ultrak",
Para saberes quais os critérios aplicados pelo painel da tua área, tens de solicitar junto da FCT, a respectiva acta do concurso.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por spca »

ultrak Escreveu:Acabei de apresentar recurso... :)

Eu gostava de saber a forma como avaliam o mérito do candidato, no meu caso tenho 7 artigos com factor de impacto médio de 2.6; gostava de saber como é possível numa classificação até 2.5 eu só ter tido 1!!!!!
Já para não falar na instituição que é de excelência, ou seja segundo a FCT é de nota 5 e os orientadores ja tiveram neste ponto nota máxima com outros candidatos...eu tive 4.25!!!

Foi este o meu recurso...embora ache que fui muito mal avaliado, não tenho esperança nenhuma!
Nota que o que apresentaste foi Audiência Prévia. Recurso virá depois.

dnumb
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: terça mai 05, 2009 2:00 pm
University/ Institute: Universidade de Edimburgo

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por dnumb »

spca Escreveu:
Nota que o que apresentaste foi Audiência Prévia. Recurso virá depois.
Bem depois queres tu dizer... Eu tb o pedi a semana passada agora é só esperar 2-6meses :S

dmcp
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: terça ago 29, 2006 1:50 pm

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por dmcp »

Alexandra_F Escreveu:Alguém conseguiu BPD no estrangeiro? Gostava de saber se essa possibilidade é real (apesar de ser apenas 1 ano fora do país) ou se o "título excepcional" em que está prevista no regulamento significa apenas que não são atribuídas... :)

Oi Alexandra. Eu tive bolsa de post-doc mista... Não tenho conhecimento da FCT dar bolsas para o estrangeiro, têm sempre que ser mistas. No meu caso a bolsa é entre a Universidade de Évora e a de Montreal no Canadá. Durante os 3 anos de post-doc a FCT financia até 1 ano no exterior sendo que esse tempo pode ser distribuido por vários períodos (por exemplo 3 ou 4 meses). Tanto quanto sei, há vantagens se o projecto de post-doc der a entender que o candidato irá "beber" conhecimento lá fora para poder aplicar cá! Se isso tiver bem claro no projecto e claro o CV for FORTE, as probabilidades da FCT conceder a bolsa são boas. A definição de CV forte implica sempre ter publicações em número e qualidade acima da média, o que em certas áreas nem sempre é fácil.

Boa sorte.

riosbd
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: sexta mai 14, 2010 7:37 pm
University/ Institute: Universidade do Algarve

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por riosbd »

Acabaram de sair os resultados das audiências prévias.
Consegui a BPD após me queixar por não me terem contado com os artigos todos!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por spca »

Parabéns a ti e a todos os que conseguiram.
E boa sorte para os recursos dos que não conseguiram.
Já agora, concorreste na 1ª ou 2ª fase?

JRCH
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 58
Registado: quinta nov 11, 2010 4:19 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por JRCH »

Olá a todos!
Também irei submeter recurso e visto esta ser o meu primeiro concurso alguém me poderia dizer que tipo de dados podemos consultar (processos dos candidatos que conseguiram/não conseguiram bolsa, acta da avaliação científica, acta da audiência prévia, ... ? ) e onde/como os posso consultar?

Por outro lado gostaria de saber se alguém que se tenha candidatado a Ciências Biológicas conseguiu bolsa agora em AP, ou se a pontuação mudou, e quais as questões que colocaram na AP.

Muito obrigada!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por spca »

JRCH Escreveu:Olá a todos!
Também irei submeter recurso e visto esta ser o meu primeiro concurso alguém me poderia dizer que tipo de dados podemos consultar (processos dos candidatos que conseguiram/não conseguiram bolsa, acta da avaliação científica, acta da audiência prévia, ... ? ) e onde/como os posso consultar?

Por outro lado gostaria de saber se alguém que se tenha candidatado a Ciências Biológicas conseguiu bolsa agora em AP, ou se a pontuação mudou, e quais as questões que colocaram na AP.

Muito obrigada!

http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 3&start=20
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3854

Boa sorte.

Bloqueado