Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
rakjc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quinta dez 16, 2010 4:12 pm
University/ Institute: Porto

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por rakjc »

Depois desta espera infernal, queria agradecer-vos pelo companheirismo e por algumas (e não foram poucas) gargalhadas que aqui dei sozinha em frente ao pc, enquanto fazia doentiamente refresh à página da FCT. Em especial, para as mais assíduas do fórum, que sempre animavam os ânimos (sara, ritaM e paciencia - muito me ri convosco).

Parabéns a quem conseguiu!!! :D
Para quem ainda não conseguiu desta vez, não desistam de tentar...
E para quem ainda espera pelas AP, força nisso!

Obrigada a todos, por terem tornado esta espera dos diabos o mais agradável possível!

dnumb
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 78
Registado: terça mai 05, 2009 2:00 pm
University/ Institute: Universidade de Edimburgo

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por dnumb »

saragsilva Escreveu:Não, não consegui Rita...
Mas já recuperei do choque e passei à fase activa de ver o que posso fazer e continuar.
Como tinha explicado, o ano passado disseram que concorri pela área errada. Então este ano mudei de área e tive boa pontuação no mérito, e excelente (5) nas instituições mesmo sendo mista, mas deram-me...wait for it....2,8 no projecto :( o que ditou a recusa da bolsa (o projecto continua um misto das duas áreas...). O projecto lixou-me.
Oh well, há que ter calma e ponderar bem o que vou fazer, não gosto de decidir nada sem reflectir bem. Mas talvez melhore o projecto e concorra OUTRA VEZ, este ano, se for para esperar pela recusa do recurso como no ano passado tou lixada, e como em princípio terei novamente bom mérito no candidato e instituição... mas sou honesta...tinha esperança em conseguir este ano :( vou ver se ainda tenho forças...
Enfim, tou com um bocado de neura, mas life goes on :-(
Parabéns aos que conseguiram, força aos que não, e paciência a quem ainda aguarda.
Oi Sara pelos vistos também estou numa situação semelhante, parece que gostaram de tudo menos a área onde me candidatei.
Tive 4.2 na minha avaliação, 5 nas instituições de acolhimento (a bolsa também era mista) e disseram bem do meu projecto ("PT e objectivos claros. Metodologia inclui técnicas modernas e boa interface teoria/experiência"), tendo apenas indicado k "O plano de trabalhos nao se entendem as actividades a desenvolver no ambito das Ciencias da Terra" e como tal deram-me... wait for it... 3 na avaliação do plano de trab e isto deu-me um total bem abaixo da linha de corte :(

Agora AP or move on?? That is the question...

Já agora, os meus PARABÉNS a quem ganhou! Em especial para aqueles que mais me fizeram rir e claro aqueles que já estavam a DESesperar desde a 1a fase!!

AbrEijos :)

saragsilva
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 610
Registado: quarta mai 13, 2009 9:55 am
University/ Institute: porto

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por saragsilva »

dnumb Escreveu:Oi Sara pelos vistos também estou numa situação semelhante, parece que gostaram de tudo menos a área onde me candidatei.
Tive 4.2 na minha avaliação, 5 nas instituições de acolhimento (a bolsa também era mista) e disseram bem do meu projecto ("PT e objectivos claros. Metodologia inclui técnicas modernas e boa interface teoria/experiência"), tendo apenas indicado k "O plano de trabalhos nao se entendem as actividades a desenvolver no ambito das Ciencias da Terra" e como tal deram-me... wait for it... 3 na avaliação do plano de trab e isto deu-me um total bem abaixo da linha de corte :(

Agora AP or move on?? That is the question...

Já agora, os meus PARABÉNS a quem ganhou! Em especial para aqueles que mais me fizeram rir e claro aqueles que já estavam a DESesperar desde a 1a fase!!

AbrEijos :)
Dnumb que chatice pá...fico triste :( Olha, mas acho que o teu é mais favorável do que o meu, eles falam bem do teu projecto (tb falam do meu mas em termos hipotéticos "Este projecto, baseado numa perspectiva proveniente da biologia evolutiva e que aqui se tentará aplicar ao conto tradicional, poderia, eventualmente, contribuir de forma inovadora para estudos sobre este género tradicional. Contudo, ao não fornecer elementos seguros que garantam a aplicabilidade desta perspectiva, não se torna possível apoiar esta candidatura" - soa-me um pouco categórica a crítica, apesar de não concordar com ela...). Não sei se a AP te vai adiantar muita coisa já que é do projecto e isso é considerado de âmbito científico. Mas podes sempre partir a loiça toda no recurso, centrando-te só nesse ponto? Pá, eu não sei se me chateio para ser sincera.
BOA SORTE!!

civf
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: quinta jan 13, 2011 10:39 am
University/ Institute: INET-MD

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por civf »

Catarina Barreira Escreveu:Meninos e meninas dos Estudos Artísticos, como é que correu?
O fórum ficou vazio depois dos resultados...

Digam coisas: espero que tenham todos conseguido a Bolsa. Se não, não desistam: vem aí a 1º fase e pode ser que com mais uns artigos/comunicações e melhorias no projecto, a coisa vá lá...

A ideia com que fiquei, este ano, é que as linhas de corte estavam bem altas.

Beijinhos para todos: encontrei aqui pessoas muito queridas.
(Haja inspiração: esta noite já vou trabalhar até às tantas da manhã, iupi!!) :smt006
Eu tive bolsa, estou radiante!!! Parabéns Catarina e parabéns a todos os que tiveram! Os outros não desanimem e não desistam, as linhas de corte eram muito altas.
Até ser obrigatório o registo fui sempre uma visitante silenciosa, mas estou grata a todos pela companhia e pelo "apoio psicológico" durante esta longuíssima espera.

Luciane
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: sábado jan 08, 2011 1:37 am
University/ Institute: CES

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por Luciane »

Boa noite a todos,

Foi com alegria que descobri o resultado no meu email. Parabenizo aos colegas que tenham sido bem-sucedidos e desejo força a todos que não foram contemplados ainda. Que não desanimem e busquem a revisão de seus resultados. Torço pelas boas notícias.

Um abraço, :D

ze_povo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: quinta jan 06, 2011 12:30 pm
University/ Institute: IEFP

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por ze_povo »

Só queria deixar aqui os meus cumprimentos para o pessoal que aqui esteve nestas últimas semanas e deixar também os meus agradecimentos por tornarem esta interminável espera bastante mais suportável.

Muito boa sorte a todos, tanto os felizes como os menos felizes. Especialmente a estes últimos e tendo em conta a força por todos aqui demonstrada, estou certo que terão sucesso na vida, quer seja na investigação quer seja noutro âmbito profissional qualquer.

ze_povo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: quinta jan 06, 2011 12:30 pm
University/ Institute: IEFP

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por ze_povo »

filipejsd Escreveu:Uma informação interessante,
Sabem porque é que os resultados estavam a demorar tanto tempo para sair? A resposta é simples, a fundação reparou que estão a ganhar mais alunos estrangeiros do que nacionais, então em química é de mais. Nos últimos anos mais de 50% são estrangeiros.
Temos de fazer alguma coisa, não faz sentido num país que não têm dinheiro, estar a pagar a pessoas estrangeiras, e nós termos de ir para fora do país. Lembrem-se, de que por alguma razão a FCT alterou os critérios nas bolsas de BD no que diz respeito a cidadãos estrangeiros, de certeza que para o ano vão aplicar semelhante critério nas bolsas de pos-Doc.
Eu fico impressionado com os "fantásticos" CVs de alguns candidatos, devem ter passado o tempo todo a escrever artigos, só pode. Depois chegam cá e não publicam nada.
Analisem as vossas listas de resultados.
Um abraço.
Filipe, para já lamento que nao tenhas tido bolsa.
Referindo-me ao que escreveste e só por tua causa dei-me ao trabalho de contar os nomes que me pareceram estrangeiros na lista de bolsas atribuídas, totalizando 24 (de 61 bolsas concedidas). Das não concedidas, contei 48 candidatos estrangeiros (de 70 não concedidas).

Como é óbvio, eu nunca participei em nenhuma comissão de avaliação mas também não vou entrar em especulações sobre a influência de factores externos nas avaliações das candidaturas (quer sejam "cunhas" via orientador no painel, quer sejam xenofobias contra estrangeiros). Mas se olhares em termos meramente estatísticos para estes dados (empíricos, claro está, pois não andei a recolher BIs a ver se eram estrangeiros ou não), constatas que não há o mínimo favoritismo de estrangeiros em relação aos portugueses.

Conclusões:
- há muitos estrangeiros a candidatar-se: há.
- devem ter os mesmos critérios de avaliação que os nacionais: CLARO QUE SIM!!!

Uma ressalva da minha parte (e isto é a minha humilde opinião, nem sequer quais são as regras para estes cidadãos) é que, estrangeiros que se candidatem a bolsas da FCT sejam obrigados a cumprir a maior parte dos seus contratos cá em Portugal, pois se contratamos bons cientistas, a melhor maneira de aproveitarmos o seu potencial científico é fazer com que passem os seus conhecimentos aos colegas de laboratório portugueses, coisa que em Portugal será bastante mais provável do que em qualquer outro país onde obviamente haverá menos portugueses à volta...

edumed
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda ago 21, 2006 11:19 pm
Localização: FLUL
Contacto:

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por edumed »

Pós-Doc Geografia

Último candidato admitido 4.31

Admitidos 4

hsilva
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 51
Registado: sexta nov 12, 2010 3:31 pm
University/ Institute: XYZ

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por hsilva »

Olá a todos!

Tenho uma questão, talvez um pouco parva, mas que gostava de esclarecer, se alguém soubesse. A listagem de resultados que agora podemos ver no site refere-se aos candidatos que conseguiram bolsa na 2ª fase ou é a listagem ordenada dos candidatos da 1ª e da 2ª fase (ou seja, a listagem da totalidade do concurso). Obrigado.

Boa sorte a todos!

_carla_
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 24, 2010 8:31 pm
University/ Institute: ***

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por _carla_ »

hsilva Escreveu:Olá a todos!

Tenho uma questão, talvez um pouco parva, mas que gostava de esclarecer, se alguém soubesse. A listagem de resultados que agora podemos ver no site refere-se aos candidatos que conseguiram bolsa na 2ª fase ou é a listagem ordenada dos candidatos da 1ª e da 2ª fase (ou seja, a listagem da totalidade do concurso). Obrigado.

Boa sorte a todos!

São todos os candidatos: 1ª e 2ª fases. Os da 2ª estão assinalados com um asterisco junto à referência da bolsa.

Harpad
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 32
Registado: quinta jan 06, 2011 2:36 pm
University/ Institute: IMAR

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por Harpad »

Meus caros,

Desejo as maiores felicidades a todos o que tiveram bolsa concedida e que os restantes não desesperem. Ainda existem mais batalhas nesta guerra. Acima de tudo, nunca desistam. Penso que se tornou claro através deste fórum que os bolseiros se podem apoiar mutuamente - ao menos que seja essa uma vantagem desta gloriosa situação profissional.

A minha foi concedida (Ambiente, LC = 4.525). Neste momento nem consigo passar pelas portas de tão inchado (e feliz). Depois de tantos anos de trabalho árduo e de ver a minha vida pessoal ser mitigada (adoro esta palavra), sinto que valeu a pena.

Ganhei também mais saúde, sinto: uma vez que o meu coração parou de vez com esta espera, acho que não ter mais problemas cardiovasculares na vida.

A todos um grande abraço e até breve!

p111135
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sábado jan 01, 2011 10:11 am
University/ Institute: fct/ist

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por p111135 »

Acho que aconteceu muito bem, que o filipe não teve bolsa. Com ideias daquelas ser escolhido pelo estado português seria insantez. E imaginem que ele fosse para fora e abrisse a boca ? Que idea dava de Portugal ?

Na idade media os culpados dos infortunos, da pesta negre, eram os judeus. Bora matar os judeus disse a Europa Ocidental. Depois foram os nazi's. AAlemanah perdeu a I guerra mundial porque a raça alemã era impura com sangue judeu. Boras mata-los gritaram.

Agora veio esse rapaz. Não teve a bolsa. De quem é a culpa ? Dos estrangeiros !!!
ze_povo Escreveu:
filipejsd Escreveu:Uma informação interessante,
Sabem porque é que os resultados estavam a demorar tanto tempo para sair? A resposta é simples, a fundação reparou que estão a ganhar mais alunos estrangeiros do que nacionais, então em química é de mais. Nos últimos anos mais de 50% são estrangeiros.
Temos de fazer alguma coisa, não faz sentido num país que não têm dinheiro, estar a pagar a pessoas estrangeiras, e nós termos de ir para fora do país. Lembrem-se, de que por alguma razão a FCT alterou os critérios nas bolsas de BD no que diz respeito a cidadãos estrangeiros, de certeza que para o ano vão aplicar semelhante critério nas bolsas de pos-Doc.
Eu fico impressionado com os "fantásticos" CVs de alguns candidatos, devem ter passado o tempo todo a escrever artigos, só pode. Depois chegam cá e não publicam nada.
Analisem as vossas listas de resultados.
Um abraço.
Filipe, para já lamento que nao tenhas tido bolsa.
Referindo-me ao que escreveste e só por tua causa dei-me ao trabalho de contar os nomes que me pareceram estrangeiros na lista de bolsas atribuídas, totalizando 24 (de 61 bolsas concedidas). Das não concedidas, contei 48 candidatos estrangeiros (de 70 não concedidas).

Como é óbvio, eu nunca participei em nenhuma comissão de avaliação mas também não vou entrar em especulações sobre a influência de factores externos nas avaliações das candidaturas (quer sejam "cunhas" via orientador no painel, quer sejam xenofobias contra estrangeiros). Mas se olhares em termos meramente estatísticos para estes dados (empíricos, claro está, pois não andei a recolher BIs a ver se eram estrangeiros ou não), constatas que não há o mínimo favoritismo de estrangeiros em relação aos portugueses.

Conclusões:
- há muitos estrangeiros a candidatar-se: há.
- devem ter os mesmos critérios de avaliação que os nacionais: CLARO QUE SIM!!!

Uma ressalva da minha parte (e isto é a minha humilde opinião, nem sequer quais são as regras para estes cidadãos) é que, estrangeiros que se candidatem a bolsas da FCT sejam obrigados a cumprir a maior parte dos seus contratos cá em Portugal, pois se contratamos bons cientistas, a melhor maneira de aproveitarmos o seu potencial científico é fazer com que passem os seus conhecimentos aos colegas de laboratório portugueses, coisa que em Portugal será bastante mais provável do que em qualquer outro país onde obviamente haverá menos portugueses à volta...

MIBCM
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 81
Registado: sexta dez 10, 2010 8:31 am
University/ Institute: UMCG

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por MIBCM »

_carla_ Escreveu:
hsilva Escreveu:Olá a todos!

Tenho uma questão, talvez um pouco parva, mas que gostava de esclarecer, se alguém soubesse. A listagem de resultados que agora podemos ver no site refere-se aos candidatos que conseguiram bolsa na 2ª fase ou é a listagem ordenada dos candidatos da 1ª e da 2ª fase (ou seja, a listagem da totalidade do concurso). Obrigado.

Boa sorte a todos!

São todos os candidatos: 1ª e 2ª fases. Os da 2ª estão assinalados com um asterisco junto à referência da bolsa.
eu pensei que eram os da 2ª fase e os da "zona cinzenta" que transitaram da 1ª fase.

Luciane
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: sábado jan 08, 2011 1:37 am
University/ Institute: CES

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por Luciane »

Vendo as ultimas mensagem e a atualização da tabela, acho importante ampliar o que eu escrevi alguns posts atrás. Posso ter cometido um erro. Então lá vai:

Sociologia e Demografia - BPD
Total de candidatos - 26
Candidatos na segunda fase - 21
Passaram na segunda fase propriamente dita - 5 candidatos
Passaram na primeira fase direto - 2 candidatos
Total de candidatos que receberam bolsa - 10

Não sei se na tabela de resultados da segunda fase são ou não contabilizados os da zona cinzenta. Nao sei se mais alguém tinha esta pergunta, seja para Sociologia ou qualquer outra área científica, mas de repente me perguntei: para as inúmeras áreas contempladas nas tabelas, onde são contabilizados os que estava na área cinzenta?

Abs,

IMO83
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça set 07, 2010 8:25 pm
University/ Institute: univ aveiro

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por IMO83 »

Olá a todos!

Tenho um questão:

Não tive bolsa, mas não tenho nenhuma falha do tipo administrativo para requerer uma audiência prévia.

Sendo assim, terei que seleccionar "não" à pergunta no fct sig se quero ou não preencher o formulário de audiência prévia.

E quanto ao recurso? O formulário para o preencher aparece logo depois de seleccionar o não, ou apenas fica disponível quando sairem os resultados de quem requereu a AP?

Será que alguém me sabe responder a esta questão?

Muito obrigada!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por spca »

IMO83 Escreveu:Olá a todos!

Tenho um questão:

Não tive bolsa, mas não tenho nenhuma falha do tipo administrativo para requerer uma audiência prévia.

Sendo assim, terei que seleccionar "não" à pergunta no fct sig se quero ou não preencher o formulário de audiência prévia.

E quanto ao recurso? O formulário para o preencher aparece logo depois de seleccionar o não, ou apenas fica disponível quando sairem os resultados de quem requereu a AP?

Será que alguém me sabe responder a esta questão?

Muito obrigada!
Do Regulamento das bolsas: http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ento.phtml
Artigo 21º
Divulgação dos resultados

1. Os resultados da avaliação são divulgados, para consulta pelos candidatos, no sítio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.
2. Caso a decisão a tomar seja desfavorável, os candidatos têm um prazo de dez dias úteis, após a divulgação referida no número anterior, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo, estando esta dispensada quando os resultados conduzirem a uma decisão favorável.
3. A decisão final será comunicada aos candidatos, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.
4. Da decisão referida no número anterior pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis após a respectiva notificação.
(...)

Daqui tiro que só pode interpor recurso quem tiver feito Audiência Prévia.
Portanto, na falta de melhor informação, parece-me melhor que apresentes AP, mesmo que seja sobre algo que sabes que vai ser "chumbado", para que possas posteriormente pedir recurso.
Ou, em alternativa, concorras simplesmente no próximo concurso, uma vez que possivelmente os resultados dos Recursos só serão divulgados depois do próximo concurso.

IMO83
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça set 07, 2010 8:25 pm
University/ Institute: univ aveiro

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por IMO83 »

Olá spca,

Obrigada pela tua resposta.

No entanto, a informação que aparece no fct sig é difícil de perceber e contraditória relativamente ao que diz no regulamento:

"Nos termos do artigo 100 e seguintes do Código do Procedimento Administrativo poderá, em sede de audiencia prévia, se assim o entender, formular as observações que considere convenientes no prazo de 10 dias úteis após a divulgação dos resultados.

Essas observações, que devem apenas incidir sobre aspectos processuais e eventuais erros de natureza administrativa, terão que ser submetidas online, utilizando os mesmos códigos de acesso com que se candidatou.

Quer submeta ou não observações, haverá uma decisão final sobre a sua candidatura, que será posteriormente tomada pela FCT e lhe será comunicada por email.

Se a decisão final confirmar a recusa da bolsa, poderá ainda submeter um pedido de Recurso, no prazo de 15 dias úteis após a comunicação desta recusa. É apenas no âmbito do Recurso que poderá argumentar sobre aspectos relacionados com a avaliação científica, sendo a respectiva apreciação feita por um novo painel de avaliadores, nomeado para o efeito. Consequentemente, argumentações de natureza científica ou técnica apresentadas em Audiencia Prévia serão ignoradas."

obrigada mais uma vez

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por spca »

IMO83 Escreveu:Olá spca,
(...)
Quer submeta ou não observações, haverá uma decisão final sobre a sua candidatura, que será posteriormente tomada pela FCT e lhe será comunicada por email.

Se a decisão final confirmar a recusa da bolsa, poderá ainda submeter um pedido de Recurso, no prazo de 15 dias úteis após a comunicação desta recusa. É apenas no âmbito do Recurso que poderá argumentar sobre aspectos relacionados com a avaliação científica, sendo a respectiva apreciação feita por um novo painel de avaliadores, nomeado para o efeito. Consequentemente, argumentações de natureza científica ou técnica apresentadas em Audiencia Prévia serão ignoradas."

obrigada mais uma vez
Creio que isso faz todo o sentido, ainda que entre um pouco em contradição com o Regulamento.

IMO83
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 13
Registado: terça set 07, 2010 8:25 pm
University/ Institute: univ aveiro

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por IMO83 »

Creio que isso faz todo o sentido, ainda que entre um pouco em contradição com o Regulamento.[/quote]

Sim, mas continuo com a dúvida :oops: ... o formulário para preencher o recurso aparece logo depois de seleccionar o "não" para a audiência prévia, ou apenas fica disponível quando sairem os resultados de quem requereu a AP?

obrigada :)

hsilva
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 51
Registado: sexta nov 12, 2010 3:31 pm
University/ Institute: XYZ

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por hsilva »

Luciane Escreveu:Vendo as ultimas mensagem e a atualização da tabela, acho importante ampliar o que eu escrevi alguns posts atrás. Posso ter cometido um erro. Então lá vai:

Sociologia e Demografia - BPD
Total de candidatos - 26
Candidatos na segunda fase - 21
Passaram na segunda fase propriamente dita - 5 candidatos
Passaram na primeira fase direto - 2 candidatos
Total de candidatos que receberam bolsa - 10

Não sei se na tabela de resultados da segunda fase são ou não contabilizados os da zona cinzenta. Nao sei se mais alguém tinha esta pergunta, seja para Sociologia ou qualquer outra área científica, mas de repente me perguntei: para as inúmeras áreas contempladas nas tabelas, onde são contabilizados os que estava na área cinzenta?

Abs,
Alguns da zona cinzenta da 1ª fase terão conseguido bolsa na 2ª.
Eu, para dizer a verdade, continuo na dúvida: os candidatos que agora aparecem na listagem e que surgem como sendo da 1ª fase, eram pessoas que estavam na zona cinzenta ou são aqueles que já tinham bolsa na 1ª fase + os que estavam na zona cinzenta? [talvez seja confuso, mas não consigo ser mais claro... :roll: )

Bloqueado