Resultados 1ª Fase BD 2010

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 195
Registado: quarta set 17, 2008 4:57 am
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Localização: Baltimore, MD, USA

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por nowikissyou »

CatarinaM Escreveu:Falando de coisas mais importantes... Depois de saber o resultado e caso este seja positivo:

o que fazer?

Segundo o que vejo sei que ´´e necessário enviar um monte de coisas para a FCT. Alguém se encontra a par desse processo? Sei que o prazo depois ´´e muito curto.
O prazo não é nada curto, tens seis meses. Do Regulamento (click), Artigo 19, ponto 11:
A não entrega da documentação, referida nos números anteriores, nas condições exigidas pelo presente regulamento, no prazo de seis meses a partir da data da comunicação da aprovação em sede de avaliação científica, implica a não concessão de bolsa e encerramento do processo.
fmpgp Escreveu:Está tudo aqui:
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 0.phtml.pt
vê Artigo 19º - Documentos de suporte do processo de bolsa!!
Acho que o prazo é apertada para assinar o contracto depois da recepção:
Artigo 23º - Prazo para assinatura do contrato.
Boa sorte!! Pelos vistos a resposta da FCT pode ser a qq momento..
O contrato é disponibilizado online, pelo que basta imprimir, assinar e enviar. Mesmo através de correio normal, poucos serão os países cujo tempo médio de entrega para Portugal ultrapasse os 15 dias úteis. Se mandares por correio azul e/ou expresso, provavelmente demora menos de 5. Do Regulamento (click), Artigo 23:
Nos 15 dias úteis seguintes à data do recebimento do contrato de bolsa de investigação, o bolseiro deve devolvê-lo à Fundação para a Ciência e a Tecnologia devidamente assinado.
CatarinaM Escreveu:Muito obrigada!

Basicamente temos que enviar o certificado de habilitações (tem de ser o original certo?), declaração do orientador e declaração de aceitação da instituição.

Basicamente, por alto, creio que ´´e isso.

Vamos ver agora ´´e se temos ou não que enviar isso xD Espero que sim!
Todos os documentos à excepção da cópia do BI/CC têm de ser originais, fotocópias autenticadas ou autenticados digitalmente nos termos da Lei. Do Regulamento (click), Artigo 19, pontos 2 e 12:
Para além de documentação específica que pode ser exigida no aviso de abertura do concurso e no formulário electrónico, os processos de bolsa devem integrar, consoante o tipo de bolsa, a documentação referida nos números seguintes, originais ou cópias autenticadas.

A apresentação de documentos em suporte de papel referidos nos números anteriores, pode ser substituída pelos correspondentes documentos electrónicos autenticados nos termos da lei.

fmpgp
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: segunda ago 09, 2010 12:11 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por fmpgp »

Alguém tem alguma novidade? Liguei para a FCT ontem e nada.. Fecham-se em copas.. "pode ser esta semana ou não, não sabemos nada". Falei do nosso colega que foi à loja do cidadão e responderam-me "movimentações no departamento de bolsas há sempre"...

ifca
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 38
Registado: terça out 20, 2009 11:46 am
University/ Institute: FCUP

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por ifca »

Eu não tenho novidades... Hoje atingi o meu limite de paciência e entrei oficialmente em desespero por ainda não se saberem os resultados. Nunca pensei que entrassemos em Setembro sem sabermos nada. E imagino que também não devem sair antes de terminar o período de candidaturas à 2º fase, pois a FCT não deve querer sobrecarregar o sistema nesta altura. É mesmo a falta de esperança qiue os resultados saiam nos próximos dias que me está a deixar maluca. E tal como algumas pessoas já referiram aqui no fórum, a nossa vida depende dos resultados. É necessário tomar decisões e portanto dava jeito saber os resultados. Até porque acho que as reuniões de avaliação já devem ter sido todas feitas. Está provavelmente tudo decidido e só os candidatos (sem conhecimentos na FCT) é que não sabem nada de nada.

Desculpem o meu desabafo, mas já não consigo esperar mais pacientemente.

ffcarlos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta set 02, 2010 3:24 pm
University/ Institute: STAB VIDA, Lda

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por ffcarlos »

Olá a todos!!

Eu sou mais um à espera dos resultados, mas ao contrário da grande maioria candidatei-me a uma BDE. É um pouco complicado obter informações tanto sobre os resultados destas bolsas, como quais os procedimentos a seguir após a resposta, caso seja positiva ou negativa. Tinha algumas dúvidas e caso alguém se encontre na mesma situação e possa ajudar, agradeço desde já.

1) O Acordo de Propriedade Intelectual ainda não foi entregue por atrasos na Faculdade de acolhimento é isto um factor de exclusão? (Fui informado pela Fundação que não, mas....)
2) No caso de ser positiva o procedimento a seguir será o mesmo que as da BD ditas normais?
3) No caso de ser negativa, tenho eu direito a recurso?
4) Existe ou alguém tem conhecimento das taxas de aprovação destas bolsas?
5) Alguém que esteja no meu caso e que lhe tenha sido aprovado a bolsa noutro ano, recebeu a comunicação via e-mail?

Agradeço desde já a ajuda de todos.

Abr
Fábio Ferreira Carlos

Kivevi
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta set 01, 2010 10:06 am
University/ Institute: Newcastle University

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por Kivevi »

Compreendo-te perfeitamente. Preciso estar em Inglaterra a 21 de Setembro. Ainda não tenho bilhetes, casa, nem escola para a minha filha de 6 anos. O meu marido não sabe se deve fechar o seu escritório ou não... Já são muitas noites a dormir mal... e o pior é que me sinto completamente impotente.

Alexa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça ago 31, 2010 12:12 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por Alexa »

Caros Colegas,

Lamento dar-vos mais uma vez a mesma noticia...acabei de ligar para a FCT e disseram "não temos previsões acerca da data em que sairão os resultados"! :x

Já é desesperante,compreendo que quem concorreu a BDE inda pior seja.
Desejo-vos muito boa sorte.

Cumprimentos

fmpgp
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: segunda ago 09, 2010 12:11 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por fmpgp »

Mais uma longa semana de espera.. Agora só há mais para a semana!! Na segunda, sendo a deadline da segunda fase, não devem sair para não sobrecarregar o servidor.. De terça a sexta, a angústia continua!

Bom fim de semana a todos!!

filipejsd
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quarta jul 26, 2006 11:57 am
Localização: FCT-UNL

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por filipejsd »

Esta período de espera, só continua a existir, porque a FCT continua a não se organizar e a definir datas para publicar os resultados dos diversos concursos. Como sabemos, a FCT tem 90 dias para publicar os resultados, o problema é que todos nós, já sabemos que as avaliações/classificações já estão prontas à muito.

Boa sorte para todos.

JLSandoval
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: domingo set 05, 2010 5:31 am
University/ Institute: CRI - CRUK

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por JLSandoval »

Compreendo a situação de todos e é frustrante ter as pessoas no estrangeiro a perguntar "vens ou não vens? é que isto começa daqui a 3 semanas...."

É complicado explicar que só saberei da bolsa que pode definir os próximos 4 anos da minha vida pouco tempo antes de este período supostamente começar....mas há que ter paciência.

Gostaria de colocar duas perguntas:
-Depois de assinado o contrato quanto tempo demora até começarmos a receber o dinheiro da bolsa?
- Os que vão para o estrangeiro, como estão a pensar sustentar-se nos primeiros meses se não estiverem já a receber bolsa?

nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 195
Registado: quarta set 17, 2008 4:57 am
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Localização: Baltimore, MD, USA

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por nowikissyou »

Depois de assinado, devolvido e recebido o contrato pela FCT, cerca de um mês. Como recebes ao dia 1, conta com até dois meses.

No entanto, já houveram situações que envolveram atrasos substanciais, como podes consultar com uma pesquisa no fórum.

Em relação à tua segunda pergunta, e porque "pode definir os próximos 4 anos" da tua vida, se calhar já devias ter pensado sobre isso, digamos, há pelo menos uns meses atrás aquando da tua candidatura.
Dito isto, podes recorrer a poupanças que disponhas, à ajuda de familiares e/ou amigos, a crédito bancário ou falar com o tua instituição de acolhimento e orientador para ver se te podem empregar e/ou protelar alguns dos custos que possas ter. Lembra-te que devido à cláusula de exclusividade da FCT poderás ter de ajustar a data da bolsa para que ela só comece (imediatamente) após cessares o tal emprego.

JLSandoval
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: domingo set 05, 2010 5:31 am
University/ Institute: CRI - CRUK

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por JLSandoval »

Obrigado pela informação.

Já tenho alguns planos...mas tendo em conta que há pessoas com mais experiência neste forum gostava de saber as suas opiniões...

Estou a pensar recorrer a ajuda de familiares...mas é sempre um incómodo.

Abraço

rafa74
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: segunda set 06, 2010 12:04 pm
University/ Institute: FPCEUC

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por rafa74 »

Boa tarde,
pelas minhas contas os 90 dias vão para lá de 15 de Outubro....será que fiz bem as contas?!?!?!?!

Ines_C
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 79
Registado: quarta ago 18, 2010 3:01 pm
University/ Institute: UC/CNC

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por Ines_C »

As contas estão bem feitas, mas normalmente a FCT divulga os resultados muito antes do fim da data! Espero que não falte muito :S

fmpgp
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: segunda ago 09, 2010 12:11 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por fmpgp »

Se por acaso alguém ligar para a FCT, grite a resposta pf!! Nem que seja negativa..
Obrigada.

Kivevi
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta set 01, 2010 10:06 am
University/ Institute: Newcastle University

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por Kivevi »

Após uma visita do meu marido à FCT e andar por muitos gabinetes a pedir uma resposta, as respostas que recebeu foram: "Está no Ministério para ser homologado". "É impossível dar agora os resultados". "O prazo são 90 dias." E acreditem, o meu marido é um advogado bem persistente.

Que desespero...

Kivevi
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta set 01, 2010 10:06 am
University/ Institute: Newcastle University

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por Kivevi »

Alguém sabe em que gabinete é feita a homologação dos processos?

rafa74
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: segunda set 06, 2010 12:04 pm
University/ Institute: FPCEUC

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por rafa74 »

"Alguém sabe em que gabinete é feita a homologação dos processos?"
eheheh acreditem que dei uma valente gargalhada....imaginei-nos a todos a fazer uma manif em frente ao gabinete do Sr. que está com a pasta....valeu pela gargalhada, Kivevi, brigá!:)

Kivevi
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 22
Registado: quarta set 01, 2010 10:06 am
University/ Institute: Newcastle University

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por Kivevi »

Fico feliz por te ter feito feliz...

Gigan
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: segunda set 06, 2010 3:18 pm
University/ Institute: Espera de Bolsa

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por Gigan »

Esta situaçao é ridicula! Estou com a minha vida completamente pendente...recebo mails da universidade estrangeira onde me candidatei a doutoramento a dizer pra me despachar...Quando receber a noticia da bolsa, provavelmente ja nem me aceitam. Nao entendo como ha prazos de saida de resultados para alem das datas de inicio dos doutoramentos. Enfim

Ines_C
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 79
Registado: quarta ago 18, 2010 3:01 pm
University/ Institute: UC/CNC

Re: Resultados 1ª Fase BD 2010

Mensagem por Ines_C »

Por mim eu alinho nessa manif :P

Já achava piada ao facto de as aulas dos programas doutorais (pelo menos na universidade de Coimbra) começarem em Setembro e as bolsas só começam em Outubro; seria no mínimo piadético só ter os resultados das bolsas da FCT no fim dos 90 dias úteis....

Mesmo sendo o prazo legal os 90 dias úteis, é um bocado óbvio que esse prazo é impraticável em relação ao início dos anos lectivos (que o processo de Bolonha veio tornar mais rígidos), bem como insuportável face a todas as mudanças que uma pessoa tem de fazer, se receber bolsa de doutoramento e tiver de mudar de instituição de trabalho, de cidade e até mesmo de país!

E para além de todos os problemas de ordem prática, também temos problemas de ordem financeira. Quanto mais tarde saem os resultados, mais tarde se assinam os contratos, e mais tarde se começa a ver o dinheiro! Somos bolseiros mas não podemos viver de ar e de água da chuva!

Eu posso estar enganada, mas eu nunca vi o concurso da 2ª fase acabar, sem serem divulgados os resultados da 1ª fase! Nunca pensei chegar a esta data sem ter resultados.

Responder