Posso usufruir do Erasmus durante uma BD?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
genji2046
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: quarta dez 30, 2009 8:09 pm
University/ Institute: FLUL / CET

Posso usufruir do Erasmus durante uma BD?

Mensagem por genji2046 »

Surgiu a possibilidade de ir estudar para Paris através do Programa Erasmus, fazendo lá alguns seminários.

Para vos esclarecer as minhas dúvidas, mencionar que me encontro a usufruir de uma BD desde Outubro e a mesma não é mista.

Entrei em contacto com a FCT que me referiu que tal não era possível desde que não suspendesse a bolsa. Agora, quando referi que continuaria (efectivamente) a trabalhar no meu doutoramento e que recusaria qualquer apoio financeiro por parte do programa Erasmus (apoio esse ridículo), aproveitando somente a mobilidade, a pessoa à qual coloquei as minhas dúvidas já ficou reticente, referindo apenas que apresentasse o caso por escrito à FCT e questionando-me se o Erasmus não era somente para aqueles que estão inseridos em Licenciaturas. Parece-me, logo a partir daí, que dita pessoa não me poderia esclarecer sobre o assunto.

Segundo a vossa experiência, que vos parece? De facto preciso da bolsa somente para ser aceite pela Universidade de Paris e continuarei a trabalhar na minha tese. Parece-me um pouco contraditório não poder aproveitar o intercâmbio.

Desde já agradeço toda a ajuda que me possam prestar.

Cumprimentos,
Daniel Rosa
daniel.r.rosa@gmail.com

anidras
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: domingo jun 18, 2006 3:41 pm
University/ Institute: ----

Re: Posso usufruir do Erasmus durante uma BD?

Mensagem por anidras »

Se não queres usufruir da bolsa erasmus porque é que não apresentas o teu caso à FCT como uma estância no estrangeiro? Se não vais receber dinheiro extra e não queres pedir dinheiro à FCT e tens autorização do teu orientador talvez não seja necessário complicar as coisas...

ruimunha
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: quarta dez 02, 2009 5:41 pm
University/ Institute: IST / UBC

Re: Posso usufruir do Erasmus durante uma BD?

Mensagem por ruimunha »

Ola.
O email e bastante vago.
"Surgiu a possibilidade de ir estudar para Paris através do Programa Erasmus, fazendo lá alguns seminários."

Nao percebo o que queres dizer com "surgiu a possibilidade". Tens financiamento ja garantido pelo programa Erasmus? A Instituicao Universitaria em Paris ja te aceitou para ires para la fazer esses seminarios? O que entendes por seminarios? Implica ter aulas e fazer exames?

Primeiro, desconhecia que o Programa Erasmus financiava estudantes de Doutoramento.
Mas se financia, nao podes usufruir da bolsa porque ja tens uma BD da FCT, se nao me engano. E de facto foi o que a FCT respondeu...
Segundo, se vais ter aulas e fazer exames numa Universidade no estrangeiro em principio tens que estar matriculado na Universidade. Nao terias que pagar propinas?
Neste caso, e que o Programa Erasmus te ajudava porque embora o apoio ao aluno seja ridiculo como dizes nao tens que pagar propinas na Instituicao que te acolhe por estares ao abrigo do Programa Erasmus.
Para complicar o cenario nao es aluno de licenciatura, mas sim de Doutoramento, e as propinas devem ser bastante caras em Paris.

Por isso para uma resposta em condicoes deves especificar bastante bem o que sao "possibilidades" e "realidades". Explica um pouco melhor o caso, mencionando que contactos tens com Paris e que resposta tiveste de Paris, do Programa Erasmus e o que diz o teu Orientador de Doutoramento.

ultraxda
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sexta jun 28, 2013 6:59 pm
University/ Institute: Mundo

Re: Posso usufruir do Erasmus durante uma BD?

Mensagem por ultraxda »

Olá a todos. Peguei na pá e desenterrei o tópico :lol:

O financiamento que a FCT dá para deslocações a universidades estrangeiras é, em muitos casos, insuficiente. Precisava de obter financiamentos complementares, e deparei-me com o programa ERASMUS, que também prevê mobilidade no 3º ciclo.

A questão é simples: é possível ter uma bolsa de mobilidade ERASMUS além da BD?

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Re: Posso usufruir do Erasmus durante uma BD?

Mensagem por mikex »

Eu diria que não, mas também não perdes nada em expor o caso à FCT. Eles também não mordem.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Posso usufruir do Erasmus durante uma BD?

Mensagem por spca »

ultraxda Escreveu:Olá a todos. Peguei na pá e desenterrei o tópico :lol:

O financiamento que a FCT dá para deslocações a universidades estrangeiras é, em muitos casos, insuficiente. Precisava de obter financiamentos complementares, e deparei-me com o programa ERASMUS, que também prevê mobilidade no 3º ciclo.

A questão é simples: é possível ter uma bolsa de mobilidade ERASMUS além da BD?
Olá
Imagino que, na falta de outra forma, possas suspender a BD durante o período do Erasmus e quando voltares reactivá-la.
Receber a bolsa Erasmus e a BD ao mesmo tempo é que já me parece difícil por causa da cláusula da exclusividade.

Mas como diz o Mikex, acho que não perdes nada em fazer a pergunta à FCT.

Boa sorte.

ultraxda
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sexta jun 28, 2013 6:59 pm
University/ Institute: Mundo

Re: Posso usufruir do Erasmus durante uma BD?

Mensagem por ultraxda »

spca Escreveu:
ultraxda Escreveu:Olá a todos. Peguei na pá e desenterrei o tópico :lol:

O financiamento que a FCT dá para deslocações a universidades estrangeiras é, em muitos casos, insuficiente. Precisava de obter financiamentos complementares, e deparei-me com o programa ERASMUS, que também prevê mobilidade no 3º ciclo.

A questão é simples: é possível ter uma bolsa de mobilidade ERASMUS além da BD?
Olá
Imagino que, na falta de outra forma, possas suspender a BD durante o período do Erasmus e quando voltares reactivá-la.
Receber a bolsa Erasmus e a BD ao mesmo tempo é que já me parece difícil por causa da cláusula da exclusividade.

Mas como diz o Mikex, acho que não perdes nada em fazer a pergunta à FCT.

Boa sorte.
Obrigado a ambos! Claro que vou colocar a questão à FCT. Presumo que não haja nenhuma incompatibilidade, uma vez que o usufruto da bolsa erasmus em nada acrescenta mais trabalho face àquele que irei ter com o apoio da FCT. Com ambos os financiamentos farei exactamente a mesma coisa, mas terei mais dinheiro para isso :)

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Posso usufruir do Erasmus durante uma BD?

Mensagem por spca »

ultraxda Escreveu:
spca Escreveu:
ultraxda Escreveu:Olá a todos. Peguei na pá e desenterrei o tópico :lol:

O financiamento que a FCT dá para deslocações a universidades estrangeiras é, em muitos casos, insuficiente. Precisava de obter financiamentos complementares, e deparei-me com o programa ERASMUS, que também prevê mobilidade no 3º ciclo.

A questão é simples: é possível ter uma bolsa de mobilidade ERASMUS além da BD?
Olá
Imagino que, na falta de outra forma, possas suspender a BD durante o período do Erasmus e quando voltares reactivá-la.
Receber a bolsa Erasmus e a BD ao mesmo tempo é que já me parece difícil por causa da cláusula da exclusividade.

Mas como diz o Mikex, acho que não perdes nada em fazer a pergunta à FCT.

Boa sorte.
Obrigado a ambos! Claro que vou colocar a questão à FCT. Presumo que não haja nenhuma incompatibilidade, uma vez que o usufruto da bolsa erasmus em nada acrescenta mais trabalho face àquele que irei ter com o apoio da FCT. Com ambos os financiamentos farei exactamente a mesma coisa, mas terei mais dinheiro para isso :)
Olá de novo.
Se a intenção é receberes dos dois lados ao mesmo tempo, como já disse, quase de certeza não podes por causa da cláusula de exclusividade.
Concretamente:
Do Regulamento em vigor, http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Seccção II · Regime e condições financeiras das bolsas
Artigo 22º – Exclusividade

1. Cada bolseiro não pode ser simultaneamente beneficiário de qualquer outra bolsa, exceto quando expressamente acordado entre as entidades financiadoras.
Portanto, a menos que haja algum acordo entre a FCT e o programa Erasmus, provavelmente não será possível receberes de ambos os lados ao mesmo tempo. Mas esclarece com a FCT.

Boa sorte.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Re: Posso usufruir do Erasmus durante uma BD?

Mensagem por mikex »

Se servir de exemplo a minha experiência com a tentativa de arranjar financiamento adicional e compatibilidade com os regulamentos, aqui há uns meses surgiu a oportunidade de concorrer a um prémio para a escrita de um paper - paper esse que seria baseado num capítulo da minha tese, por isso não acrescentaria nenhuma carga de trabalhos adicional.

Perguntei à FCT se isso seria compatível com a bolsa e foi esta a resposta que recebi:
(...) poderá candidatar-se ao prémio em questão caso o valor do prémio seja para pagar rubricas de investigação relacionada com o seu doutoramento que a FCT não paga.

Responder