Página 1 de 4

seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: segunda jan 05, 2009 10:22 pm
por Goju-Ryu
Olá a todos!

Pesquisei no fórum e como não encontrei a resposta que queria, coloco aqui a seguinte questão.

Peço desculpa se já foi discutido em tópicos anteriores. Sintam-se à vontade para removerem esta mensagem e remeterem-me para o tópico correcto, se for esse o caso.

Qual é o procedimento que deve ser tomado para que a FCT reembolse o seguro social voluntário, isto é, depois de pagarmos o seguro voluntário, para onde enviamos o comprovativo? E como? Por correio, fax, e-mail...?

Desde já obrigado.

Cumprimentos a todos!

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: terça jan 06, 2009 10:18 am
por João
Goju-Ryu Escreveu:Olá a todos!

Pesquisei no fórum e como não encontrei a resposta que queria, coloco aqui a seguinte questão.

Peço desculpa se já foi discutido em tópicos anteriores. Sintam-se à vontade para removerem esta mensagem e remeterem-me para o tópico correcto, se for esse o caso.

Qual é o procedimento que deve ser tomado para que a FCT reembolse o seguro social voluntário, isto é, depois de pagarmos o seguro voluntário, para onde enviamos o comprovativo? E como? Por correio, fax, e-mail...?

Desde já obrigado.

Cumprimentos a todos!
Bom dia!

Depois de efectuares o pagamento do SSV tens de enviar por mail os recibos correspondentes aos meses que pagas-te para o email: id.bolsas@fct.mctes.pt (penso que é este email).

Segundo a opinião de alguns colegas aqui no fórum convém pagar 5 ou 6 meses e enviar os recibos correspondentes a estes meses todos de uma só vez para facilitar o reembolso por parte da entidade FCT, porque se pagares mês a mês podem demorar um pouco a devolverem o dinheiro.

Cumprimentos,

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: terça jan 06, 2009 12:05 pm
por Carla Gouveia-Caridade
João Escreveu:
Depois de efectuares o pagamento do SSV tens de enviar por mail os recibos correspondentes aos meses que pagas-te para o email: id.bolsas@fct.mctes.pt (penso que é este email). ,
Sim, é esse o mail. Os recibos devem ser enviados em formato pdf, ou seja, se pagarem através do vosso banco online, devem fazer o comprovativo de pagamento em pdf e não enviar o e-mail directo do banco.
João Escreveu: Segundo a opinião de alguns colegas aqui no fórum convém pagar 5 ou 6 meses e enviar os recibos correspondentes a estes meses todos de uma só vez para facilitar o reembolso por parte da entidade FCT, porque se pagares mês a mês podem demorar um pouco a devolverem o dinheiro.

Cumprimentos,
Discordo completamente. Primeiro, porque a maioria das pessoas não sabe mas fica sujeita a pagamento de juros na Seg Social. Em segundo, eu normalmente pago 2 meses (o mês anterior e o próprio mês) e envio para lá, e nestes últimos tempos tenho recebido o dinheirinho de volta no mês a seguir. Pode ser uma questão de sorte.... não sei! Desde que comecei a enviar por mail que tem sido mais rápida a devolução desse dinheiro.

Boa sorte!

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: terça jan 06, 2009 12:23 pm
por Goju-Ryu
Sim, é verdade que ficam sujeitos a juros os meses pagos em atraso.

Obrigado pelas dicas.

Cumprimentos!

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: terça jan 06, 2009 12:49 pm
por João
João Escreveu: Segundo a opinião de alguns colegas aqui no fórum convém pagar 5 ou 6 meses e enviar os recibos correspondentes a estes meses todos de uma só vez para facilitar o reembolso por parte da entidade FCT, porque se pagares mês a mês podem demorar um pouco a devolverem o dinheiro.

Cumprimentos,
Discordo completamente. Primeiro, porque a maioria das pessoas não sabe mas fica sujeita a pagamento de juros na Seg Social. Em segundo, eu normalmente pago 2 meses (o mês anterior e o próprio mês) e envio para lá, e nestes últimos tempos tenho recebido o dinheirinho de volta no mês a seguir. Pode ser uma questão de sorte.... não sei! Desde que comecei a enviar por mail que tem sido mais rápida a devolução desse dinheiro.

Boa sorte![/quote]

Olá Carla!

Eu só disse que seria melhor enviar alguns meses juntos porque algumas pessoas dizem que é melhor, porque eu ainda não me inscrevi na segurança social.

Já agora para se ter acesso ao SSV o documento para entregar na segurança social é uma cópia do contrato?

Cumprimentos,

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: terça jan 06, 2009 2:49 pm
por Carla Gouveia-Caridade
Olá, João!

Sim, eu sei que há muitas pessoas que pagam 5 ou 6 meses.
Soube há pouco tempo que essas pessoas estão sujeitas a pagamento de juros, que podem até nem saber que estão a dever dinheiro à SS. Se calhar também é o meu caso.... tenho que ir verificar o assunto. Agora, o que costumo fazer é mesmo pagar 2 meses, ou seja, pagas num mês o anterior (e estás dentro do prazo) e o próprio mês (julgo que a partir do dia 15 já é possível fazer isso). Eu costumo pagar quase no final do mês e envio para a FCT. Claro que não pagam logo, mas no mês seguinte por norma têm pago.

Em relação à outra questão, não me recordo bem do que é necessário. A FCT tem que passar um comprovativo em como és bolseiro. Não sei se o contrato é suficiente....

Boa sorte!

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: terça jan 06, 2009 6:54 pm
por João
Obrigado Carla.


Cumprimentos,

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: quarta jan 07, 2009 10:56 am
por fcoelho
João Escreveu:
João Escreveu: Segundo a opinião de alguns colegas aqui no fórum convém pagar 5 ou 6 meses e enviar os recibos correspondentes a estes meses todos de uma só vez para facilitar o reembolso por parte da entidade FCT, porque se pagares mês a mês podem demorar um pouco a devolverem o dinheiro.

Cumprimentos,
Discordo completamente. Primeiro, porque a maioria das pessoas não sabe mas fica sujeita a pagamento de juros na Seg Social. Em segundo, eu normalmente pago 2 meses (o mês anterior e o próprio mês) e envio para lá, e nestes últimos tempos tenho recebido o dinheirinho de volta no mês a seguir. Pode ser uma questão de sorte.... não sei! Desde que comecei a enviar por mail que tem sido mais rápida a devolução desse dinheiro.

Boa sorte!
Olá Carla!

Eu só disse que seria melhor enviar alguns meses juntos porque algumas pessoas dizem que é melhor, porque eu ainda não me inscrevi na segurança social.

Já agora para se ter acesso ao SSV o documento para entregar na segurança social é uma cópia do contrato?

Cumprimentos,[/quote]

Peço desculpa mas fiquei um pouco confuso com esta situação. Não seria melhor efectuar todos os meses o pagamento do SSV online através do website do banco, imprimir o comprovativo "para pdf" (usando uma impressora pdf como o Bullzip (http://www.bullzip.com/products/pdf/info.php)), e então agrupar e enviar sim esses comprovativos por mail de x em x meses para a FCT, para obter o reembolso? Evita-se o pagamento de juros, e agrupa-se os comprovativos, que serão pagos em acumulado após o envio dos mesmos para a FCT. Parto do princípio que, conforme referiram, seja mais rápido a FCT reembolsar tudo junto do que todos os meses em separado.

Em relação à inscrição na Segurança Social, quando o fiz há cerca de um ano, bastava apresentar cópia do contrato. Entretanto como desisti da bolsa associada a esse projecto e consegui bolsa FCT de doutoramento, não faço ideia se tenho de actualizar essa info na S.S., ou se posso continuar a descontar "ad eternum"... :P

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: quarta jan 07, 2009 1:55 pm
por Tiago H. Silva
fcoelho Escreveu:Peço desculpa mas fiquei um pouco confuso com esta situação. Não seria melhor efectuar todos os meses o pagamento do SSV online através do website do banco, imprimir o comprovativo "para pdf" (usando uma impressora pdf como o Bullzip (http://www.bullzip.com/products/pdf/info.php)), e então agrupar e enviar sim esses comprovativos por mail de x em x meses para a FCT, para obter o reembolso? Evita-se o pagamento de juros, e agrupa-se os comprovativos, que serão pagos em acumulado após o envio dos mesmos para a FCT. Parto do princípio que, conforme referiram, seja mais rápido a FCT reembolsar tudo junto do que todos os meses em separado.
Acho que é precisamente isto que alguns colegas sugeriam aqui no fórum, em tópicos semelhantes: pagar o SSV todos os meses, mas ao fazer o pedido de reembolso à FCT é que juntavam vários meses. No entanto, como parece que há colegas que têm tratado deste pedido de reembolso por e-mail, com sucesso, não acho que haja grande diferença (em termos de tempo) entre fazer o pedido de reembolso de cada mês ou de um conjunto de meses. Deve dar um bocadito mais de trabalho na FCT, mas eles já devem ter este processo mecanizado (quase "automatizado").

Tiago

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: quarta jan 07, 2009 2:24 pm
por Carla Gouveia-Caridade
fcoelho Escreveu: Em relação à inscrição na Segurança Social, quando o fiz há cerca de um ano, bastava apresentar cópia do contrato. Entretanto como desisti da bolsa associada a esse projecto e consegui bolsa FCT de doutoramento, não faço ideia se tenho de actualizar essa info na S.S., ou se posso continuar a descontar "ad eternum"... :P
Olá!
Também não sei se é necessário fazer alguma actualização. Também estou inscrita através da BD, mas agora que tenho uma BPD não sei se é necessário fazer alguma coisa. Se alguém souber, por favor...

Cumprimentos e Boa sorte!

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: quinta jan 08, 2009 2:51 pm
por kroggia
Hmmm... eu não sabia que era já possível fazer o pedido por mail... Eu acabava fazendo-o por carta, e por isso acumulava os meses, já que mandar uma cartinha por mês era muito trabalho :smt108
Se calhar também devo então estar a dever para a SS... se souberes de algo Carla, sff de colocar algo por aqui :smt083

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: domingo jan 11, 2009 10:53 pm
por Sportinguista
kroggia Escreveu:Hmmm... eu não sabia que era já possível fazer o pedido por mail... Eu acabava fazendo-o por carta, e por isso acumulava os meses, já que mandar uma cartinha por mês era muito trabalho :smt108
Se calhar também devo então estar a dever para a SS... se souberes de algo Carla, sff de colocar algo por aqui :smt083
Já somo 2, agora vou passar a enviar e-mail.

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: terça jan 13, 2009 2:56 pm
por marlenelopes
Carla Gouveia-Caridade Escreveu:
fcoelho Escreveu: Em relação à inscrição na Segurança Social, quando o fiz há cerca de um ano, bastava apresentar cópia do contrato. Entretanto como desisti da bolsa associada a esse projecto e consegui bolsa FCT de doutoramento, não faço ideia se tenho de actualizar essa info na S.S., ou se posso continuar a descontar "ad eternum"... :P
Olá!
Também não sei se é necessário fazer alguma actualização. Também estou inscrita através da BD, mas agora que tenho uma BPD não sei se é necessário fazer alguma coisa. Se alguém souber, por favor...

Cumprimentos e Boa sorte!
Em Janeiro de 2008 inscrevi-me no SSV à conta de uma bolsa de investigação. Como consegui Bolsa de Doutoramento em Dezembro, tive que rescindir o contrato da bolsa de investigação para poder assinar o contrato com a FCT. Dirigi-me à Segurança Social para esclarecer a situação do SSV, uma vez que iria mudar de contrato e de instituição financiadora do SSV. Na Segurança Social de Viseu responderam-me que deveria entregar: (a)declaração onde constasse a rescisão da bolsa de investigação e (b)declaração da nova instituição (FCT) ou fotocópia do contrato de BD.

Saudações académicas

Marlene Lopes

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: terça jan 13, 2009 6:58 pm
por fcoelho
marlenelopes Escreveu:
Em Janeiro de 2008 inscrevi-me no SSV à conta de uma bolsa de investigação. Como consegui Bolsa de Doutoramento em Dezembro, tive que rescindir o contrato da bolsa de investigação para poder assinar o contrato com a FCT. Dirigi-me à Segurança Social para esclarecer a situação do SSV, uma vez que iria mudar de contrato e de instituição financiadora do SSV. Na Segurança Social de Viseu responderam-me que deveria entregar: (a)declaração onde constasse a rescisão da bolsa de investigação e (b)declaração da nova instituição (FCT) ou fotocópia do contrato de BD.

Saudações académicas

Marlene Lopes
Obrigado pela informação. Sendo assim, continuo a pagar o SSV (a bolsa que rescindi terminava no início de Abril) e aguardo que a FCT me envie o contrato da bolsa de doutoramento assinado, para juntar ao outro e entregar na SS. Espero nessa altura já ter esse documento nas minhas mãos... :roll: Só pude fazer a submissão electrónica em meados de Dezembro (2ª fase).

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: quarta jan 14, 2009 6:54 pm
por mvelosomartins
Olá,

Eu também sou da 2ª fase e estava a pensar SSV, mas se só vou receber o contrato depois de já ter começado a bolsa, então só posso ir à SS entregar o contrato quando ele já estiver assinado... Paga-se desde Janeiro e com os possíveis juros conforme o tempo que o contrato demorar a chegar?

Obrigada.

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: quarta jan 14, 2009 7:54 pm
por fcoelho
mvelosomartins Escreveu:Olá,

Eu também sou da 2ª fase e estava a pensar SSV, mas se só vou receber o contrato depois de já ter começado a bolsa, então só posso ir à SS entregar o contrato quando ele já estiver assinado... Paga-se desde Janeiro e com os possíveis juros conforme o tempo que o contrato demorar a chegar?

Obrigada.
Não, não se paga juros *na inscrição*, basta levares a fotocópia do contrato de bolsa e regularizares a situação. Pelo menos eu não paguei juros; quando me inscrevi no SSV a bolsa tinha começado 3 meses antes. Apenas tive de, no acto de inscrição, pagar os 3 meses anteriores, sem juros, para regularizar.

Na altura disseram-me que era possível fazer isso até 6 meses, isto é, no acto de inscrição, regularizares no máximo até 6 meses anteriores à data (supondo que o contrato começou nessa altura, claro).

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: domingo jan 18, 2009 6:09 pm
por Sportinguista
Eu quando me fui inscrever para o SSV uns 3 meses depois de começar a bolsa a mulher ficou espantada e disse que eu não precisava de pagar os primeiros 3 meses, uma vez que só agora o estava a pedir... Mas pronto, nessa altura pensava que iria tudo contar para a reforma... :roll:

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: segunda jan 19, 2009 9:49 pm
por LuisPedro
A FCT ainda não me pagou os 6 meses que já paguei de SSV. Mandaram-me uma carta a dizer que precisavam de um documento da SSV em que se vissem os meus dados. Então mandei por mail o documento que recebi da SS por carta em que aceitam a minha inscrição e essas coisas todas. Isto acho que foi em Novembro. Li algures que eles andavam com atrasos nos pagamentos, alguém se queixa do mesmo ?

Vou mas é telefonar para lá a refilar, ainda são quase 500 € que me devem :evil:

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: terça jan 20, 2009 11:38 am
por LuisPedro
Eu ontem a queixar-me e hoje de manhã a receber um email da FCT a dizerem que iam pagar o montante do SSV com os pagamentos de Fevereiro :lol:

Re: seguro social voluntário - Envio comprovativo pagamento

Enviado: segunda jan 26, 2009 8:13 pm
por Korrodi
Boas

Gostava só de saber se esse documento que a FCT pede da segurança social com o nosso número de beneficiário, é necessário pedir a Segurança Social.
Demora muito? ou eles dão-nos na hora?
Pode-se enviar por mail à FCT ou eles querem o original.

Obrigado,
Korrodi