Olá
Escrevo desde Espanha. Gostava de saber se os estrangeiros podemos fazer a cadidatura para bolsas BD mistas, para fazer o doutoramento entre Portugal e Espanha. Tambem estou interessado em saber se é possível fazer a candidatura da BD mista para um doutoramento conjunto entre 3 paises (Portugal, Espanha, Estados Unidos).
Obrigado
BD mista para estrangeiros?
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
- University/ Institute: UBI
Re: BD mista para estrangeiros?
Agora, é um pouco ambíguo a meu ver se o ponto 3 se refere a bolsas totalmente no estrangeiro, ou também a bolsas mistas.Artigo 17º
Candidatos
1. Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, podem candidatar-se às bolsas directamente financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia os:
1. Cidadãos nacionais, ou cidadãos de outros Estados Membros da União Europeia com certificado de residência permanente em Portugal, atestada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, nos termos do nº 1 do Artigo 16 da Lei nº 37/2006 de 9 de Agosto;
2. Cidadãos de países terceiros titulares de autorização de residência permanente ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, atestada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, nos termos, respectivamente, do artigo 80º e do artigo 125º da Lei nº 23/2007, de 4 de Julho;
3. Cidadãos estrangeiros para desenvolver investigação integralmente numa instituição nacional ou num programa nacional de parcerias internacionais desde que a instituição ou a direcção do programa justifique, fundamentadamente, a razão pela qual aquele plano de trabalhos contribui para o seu plano de actividades e para os seus objectivos estratégicos de desenvolvimento científico.
2. Às bolsas cujo programa de trabalhos seja desenvolvido em instituições estrangeiras só podem candidatar-se os cidadãos nacionais ou estrangeiros, que tenham residência permanente em Portugal.
Docem velle summs est eruditio
-
- recém-chegado
- Registado: quarta out 01, 2008 12:38 pm
- University/ Institute: Vigo
Pois é, um bocadinho ambiguo, é por isso que preguntava, se calhar ha algum bolseiro estrangeiro por aqui...
Em relaçao as mistas, é posivel fazer conjuntamente em 3 paises?
Obrigado
Em relaçao as mistas, é posivel fazer conjuntamente em 3 paises?
Obrigado
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
- University/ Institute: UBI
David não conheço ninguém com uma bolsa mista em mais mais que 2 países, e na wiki:
Obviamente, alguém me pode desmentir, nesse caso convém actualizar a wiki... Vamos a ver se mais alguém responde...
http://wiki.bolseiros.org/index.php?title=Bolsa_MistaA bolsa de pós doutoramento mista é uma bolsa em que o bolseiro escolhe fazer um trabalho de investigação avançado em duas instituições (uma estrangeira e uma nacional).
Obviamente, alguém me pode desmentir, nesse caso convém actualizar a wiki... Vamos a ver se mais alguém responde...
Docem velle summs est eruditio
-
- recém-chegado
Obrigadisimo, vamos ver se alguem nos pode dizer mais alguma coisa.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- recém-chegado
- Registado: quinta out 02, 2008 4:08 pm
- University/ Institute: IST
Olá,
Eu de facto fiz uma bolsa de post doc mista com três instituições, mas apenas em dois países. Não sei se há alguma limitação a este respeito, mas diria que é importante para o post-doc ter algum foco no seu trabalho. No meu caso, em termos de programa de trabalhos, as três instituições eram complementares. Duas das instituições em Portugal tinham áreas científicas distintas, a instituição no estrangeiro permitia-me realizar tarefas específicas.
Penso que o importante nesta matéria é que as contribuições científicas das diferentes instituições façam sentido e reforcem a qualidade do programa de trabalhos. Também penso ser importante que do ponto vista prático os supervisores envolvidos estejam sintonizados (penso que ajuda se for pessoas que já trabalharam juntas).
Boa sorte e bom trabalho.
Frederico
Eu de facto fiz uma bolsa de post doc mista com três instituições, mas apenas em dois países. Não sei se há alguma limitação a este respeito, mas diria que é importante para o post-doc ter algum foco no seu trabalho. No meu caso, em termos de programa de trabalhos, as três instituições eram complementares. Duas das instituições em Portugal tinham áreas científicas distintas, a instituição no estrangeiro permitia-me realizar tarefas específicas.
Penso que o importante nesta matéria é que as contribuições científicas das diferentes instituições façam sentido e reforcem a qualidade do programa de trabalhos. Também penso ser importante que do ponto vista prático os supervisores envolvidos estejam sintonizados (penso que ajuda se for pessoas que já trabalharam juntas).
Boa sorte e bom trabalho.
Frederico
-
- recém-chegado
Obrigado Fedrerico, nao sei se nas BD acontece a mesma coisa...
Boa sorte
Boa sorte