Inscrição e pagamento SSV

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Limiano
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta dez 15, 2006 2:36 am

Inscrição e pagamento SSV

Mensagem por Limiano »

Olá a todo!

Gostaria que me dessem uma ajuda em relação à minha situação do SSV.

Consegui bolsa de doutoramento na 1a fase do ano passado, mas como sempre, apenas tive o meu processo completo (contrato, pagamentos, declaração de bolseiro, etc...) em Março.

Logo aí tratei de me ir inscrever no SSV, ao que coloquei a data de inicio da bolsa, 1 de Novembro 2007.

As minhas questões sao as seguintes:

- Após fazer a inscrição temos de aguardar alguma resposta por parte da segurança social para iniciar os pagamentos? Eles enviam uma carta para casa? É que não me entregaram nada aquando da minha inscrição.

- Poderei fazer os pagamentos desde 1 de Novembro até a presente data?

Obrigado!

heldercruz
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 26, 2007 6:36 pm

Re: Inscrição e pagamento SSV

Mensagem por heldercruz »

Limiano Escreveu:Olá a todo!

Gostaria que me dessem uma ajuda em relação à minha situação do SSV.

Consegui bolsa de doutoramento na 1a fase do ano passado, mas como sempre, apenas tive o meu processo completo (contrato, pagamentos, declaração de bolseiro, etc...) em Março.

Logo aí tratei de me ir inscrever no SSV, ao que coloquei a data de inicio da bolsa, 1 de Novembro 2007.

As minhas questões sao as seguintes:

- Após fazer a inscrição temos de aguardar alguma resposta por parte da segurança social para iniciar os pagamentos? Eles enviam uma carta para casa? É que não me entregaram nada aquando da minha inscrição.

- Poderei fazer os pagamentos desde 1 de Novembro até a presente data?

Obrigado!
Boas,

Antes de iniciares o pagamento, vais ser chamado a uma junta médica. Só depois disso é que podes iniciar os pagamentos no mês a seguir.

Deves de estar para receber uma carta em casa com a data e local da junta.

Aliás, no acto da inscrição deves de ter feito um pagamento de cerca de 25€ a requisitar a junta médica. Pelo menos, quando era BI de projectos no meu caso o procedimento foi esse.

cumps,

Sportinguista
cientista sempre presente
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Re: Inscrição e pagamento SSV

Mensagem por Sportinguista »

heldercruz Escreveu:Boas,
Antes de iniciares o pagamento, vais ser chamado a uma junta médica. Só depois disso é que podes iniciar os pagamentos no mês a seguir.
Deves de estar para receber uma carta em casa com a data e local da junta.
Aliás, no acto da inscrição deves de ter feito um pagamento de cerca de 25€ a requisitar a junta médica. Pelo menos, quando era BI de projectos no meu caso o procedimento foi esse.

cumps,
Boas,
A junta médica já foi descontinuada há algum tempo, agora apenas é necessário um atestado de robustez passado por um médico. Se a alguém ainda for pedida a junta médica deve pedir ao funcionário da SS para ver o regulamento que aos anos que isso não se usa...

Respondendo ao Limiano, uma vez tudo entregue (papéis e formulário) apenas tens que aguardar que te chegue uma carta a casa a dizer que o teu caso foi deferido. Depois pegas na carta e vais à SS pagar as prestações que tens em atraso. Tem em atenção que a mim iam cobrar juros (comecei BD em Dezembro, mas com a burocracia UBI+FCT+SS só recebi a carta em finais de março), mas felizmente a simpática funcionária entendeu a situação e não os cobrou logo, apesar de ter deixado em aberto a possibilidade de ainda os ter que pagar (espero bem que não :twisted: )...
Docem velle summs est eruditio

dreixel
Sócios
Sócios
Registado: quinta nov 29, 2007 8:02 am
University/ Institute: Utrecht University

Mensagem por dreixel »

Mas para se inscrever não é preciso um comprovativo da FCT em como se é bolseiro? Eu ainda não me inscrevi por causa disso...
José Pedro Magalhães

anageorge
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL

Mensagem por anageorge »

dreixel Escreveu:Mas para se inscrever não é preciso um comprovativo da FCT em como se é bolseiro? Eu ainda não me inscrevi por causa disso...
eu estou na mesma situação... a aguardar o contrato assinado para depois ir tratar da SS...

Sportinguista
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Mensagem por Sportinguista »

dreixel Escreveu:Mas para se inscrever não é preciso um comprovativo da FCT em como se é bolseiro? Eu ainda não me inscrevi por causa disso...
Sim, em principio precisas de ter uma carta da FCT a dizer que és bolseiro deles e que por isso estás em condições de te inscrever no SSV... Eu pedi logo isso assim que recebi o contracto assinado, chegou umas semanas depois...
Docem velle summs est eruditio

alexandra
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jul 28, 2006 4:46 pm

Mensagem por alexandra »

Mas não é suficiente entregar na SSoc o contrato celebrado com a FCT?

Corrijam-me se estou errada:
Vou à SS e entrego o contrato e o atestado médico.
Pago o montante em atraso.
Guardo os recibos.
Junto tudo e mando à FCT.
Não é suficiente?

Obrigada.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

alexandra Escreveu:Mas não é suficiente entregar na SSoc o contrato celebrado com a FCT?
Não sei se será, por duas razões:
- não sei se a Segurança Social aceita o contrato, já que nos formulários indicam que devemos entregar uma declaração da FCT da nossa condição de bolseiros, abrangidos pelo estatuto e por vezes os serviços são intransigentes quanto a documentos a entregar;
- a FCT deve querer que se peça essa declaração, pois assim já ficam prevenidos que lhes vão pedir mais dinheiro :twisted:

Mas se já tens o contrato assinado, podes pedir já essa declaração, que costuma ser "rápida" a chegar.

Tiago

anageorge
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anageorge »

A mim aceitaram-me o contrato, mas só para não perder o dia que tinha passado à espera na SS. Vou lá depois entregar a declaração, que já pedi por email à FCT, e o atestado médico.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

anageorge Escreveu:A mim aceitaram-me o contrato, mas só para não perder o dia que tinha passado à espera na SS. Vou lá depois entregar a declaração, que já pedi por email à FCT, e o atestado médico.
Ainda bem. Tiveste sorte com o funcionário da Segurança Social, ou eu tive azar com o que me calhou a mim. A primeira vez que fui à Segurança Social não levei o atestado médico (pensei que ainda fosse o esquema da Junta Médica) e o fulano disse-me que eu tinha de ir lá depois com os documentos todos.
Terá um bocado a ver com a aparente (?) falta de comunicação entre serviços/organizações e a falta de homogeneidade entre serviços (depende do local onde se vai e do funcionário que nos atende).
Faz-me lembrar quando fui tratar do adiamento da incorporação (tropa), em tempos idos (na altura ainda era obrigatório). O estatuto diz que os bolseiros têm direito a beneficiar do adiamento do serviço militar obrigatório, mas o sargento que me atendeu nem quis ver o estatuto. Queria era um papel da Universidade a dizer que eu era estudante. Como em muitas situações, também na tropa, um bolseiro é um estudante :)

Tiago

alexandra
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jul 28, 2006 4:46 pm

Mensagem por alexandra »

A dona Milena da SS de Aveiro (seja-lhe feita a devida devoção) disse-me para levar o contrato.
Mas como vou ter de tratar na SS de Coimbra já estou prevenida.

Obrigada a tod@s.

Olá Ana :)

anageorge
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anageorge »

Tiago H. Silva Escreveu:
anageorge Escreveu:A mim aceitaram-me o contrato, mas só para não perder o dia que tinha passado à espera na SS. Vou lá depois entregar a declaração, que já pedi por email à FCT, e o atestado médico.
Ainda bem. Tiveste sorte com o funcionário da Segurança Social, ou eu tive azar com o que me calhou a mim. A primeira vez que fui à Segurança Social não levei o atestado médico (pensei que ainda fosse o esquema da Junta Médica) e o fulano disse-me que eu tinha de ir lá depois com os documentos todos.
Terá um bocado a ver com a aparente (?) falta de comunicação entre serviços/organizações e a falta de homogeneidade entre serviços (depende do local onde se vai e do funcionário que nos atende).
Faz-me lembrar quando fui tratar do adiamento da incorporação (tropa), em tempos idos (na altura ainda era obrigatório). O estatuto diz que os bolseiros têm direito a beneficiar do adiamento do serviço militar obrigatório, mas o sargento que me atendeu nem quis ver o estatuto. Queria era um papel da Universidade a dizer que eu era estudante. Como em muitas situações, também na tropa, um bolseiro é um estudante :)

Tiago
Sim, mas elas aceitaram porque mesmo entre as várias funcionárias não havia consenso, e ninguém lhes atendia na sede da SS... portanto, como é um regime excepcional, os funcionários acabam por se deixar guiar por intuição, senso, e há variações...

Responder