Página 1 de 1

bolsas pos doutoramento mistas

Enviado: quarta abr 09, 2008 5:32 pm
por ralopes
Olá
A minha questão tem a ver com o que significa na prática uma bolsa de pós-doutoramento mista.

a) se eu tenho como instituição principal uma universidade estrangeira e quero ter como a outra instituição uma universidade em Portugal, há flexibilidade (e mínimos e máximos) no estabelecimento dos períodos que passo num lado e no outro? Tenho, por exemplo, de ficar um ano numa instituição e o outro ano na outra?

b) relacionado com isto, como se determina quanto dinheiro cada instituição recebe por me acolher? depende dos meses que eu lá estou (efectivamente) ou não?

c) o que significa isto em termos dos limites totais da bolsa? ou seja, eu fazendo pos doc fora, só posso ter dois anos no máximo. Cá posso ter 6 anos. Fazendo mista, será por exemplo 3 + 1?

Muito obrigado pelas futuras respostas e aos criadores e moderadores deste fórum

Abraços
Rui

Enviado: quarta abr 09, 2008 5:37 pm
por Aragao
Olá!

Primeiro dá uma vista de olhos neste tópico resumo:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=1800

Depois algumas das tuas dúvidas poderão estar ou não no Guia do Bolseiro. Dá uma olhada:
http://wiki.bolseiros.org/

Espero que ajude,

David

bolsas pos doutoramento mistas

Enviado: quarta abr 09, 2008 5:47 pm
por ralopes
Olá David
Obrigado pela resposta.
Eu realmente estive a ver esse link que aconselhas antes de submeter um novo tópico, mas realmente não encontrei a informação que queria.
Parecem-me tópicos muito mais focados para bolsas de doutoramento do que pós doutoramento.

Entretanto, segui o outro link do guia do bolseiro e também lá não encontrei a informação que necessito.
Achas que estou a pesquisar mal?
De qualquer das formas, estou a pensar ir à FCT amanhã para obter estas respostas.
Se souber eu próprio algo, tentarei actualizar a informação aqui.

Obrigado mais uma vez

Rui

Enviado: quarta abr 09, 2008 5:52 pm
por Aragao
acho que ainda estou meio a dormir da mudança de fuso horario depois de atravessar o atlântico :). Não li com atenção que era sobre pós-doutoramento. De qualquer das formas mesmo tendo uma bolsa no estrangeiro se vieres por um mês ou mais a Portugal e informares a FCT disso acho que a tua bolsa pode baixar para o valor da bolsa de pós-doc em Portugal. Ouvi algo uma vez que já vinha de boca em boca portanto não tenho a certeza.

O ideal mesmo é perguntares na loja do cientista. Se depois poderes recolocar aqui ou mesmo actualizar o guia do bolseiro seria ouro sobre azul. Estou certo que ajudaria outros colegas.

David

Re: bolsas pos doutoramento mistas

Enviado: quarta abr 09, 2008 8:15 pm
por Sportinguista
ralopes Escreveu:De qualquer das formas, estou a pensar ir à FCT amanhã para obter estas respostas.
Se souber eu próprio algo, tentarei actualizar a informação aqui.
Olá Rui,
Conforme disse o David, se conseguires ver as tuas dúvidas esclarecidas a comunidade agradecia que actualizasses a Guia do Bolseiro com essa informação... Acrescento que para poderes editar o guia do bolseiro apenas precisas de visitar esta página e aderir ao grupo "wiki", a partir dessa altura podes-te autenticar na wiki com o username/password aqui do fórum e começar as tuas contribuições :wink:

bolsas pos doutoramento mistas

Enviado: quinta abr 10, 2008 2:33 pm
por ralopes
Olá de novo
Cá estou eu então a actualizar a informação sobre as minhas próprias perguntas dado que fui hoje à loja do cientista.
Aqui fica a informação:

a) Antes de mais, é importante saber que a instituição que acolhe um pós-doc não recebe dinheiro nenhum (pelo menos a FCT não paga nada).

b) não havendo esta história da FCT dar dinheiro à instituição, não há então qualquer rigidez nos períodos de tempo que o bolseiro escolhe estar na instituição estrangeira e na instituição nacional, desde que cumpra a seguinte condição:
- se o bolseiro se doutorou em Portugal, ao pedir bolsa pos doc mista faz um contrato de até 3 anos (36 meses). Desses 36 meses, há pelo menos 12 meses em que o bolseiro tem de "estar" na instituição nacional. Pus "estar" entre parêntesis, porque o que isto significa é que há pelo menos 12 dos 36 meses em que a FCT só pagará a bolsa de valor nacional (1495 em vez dos 2245 quando está fora). Naturalmente que não deverá haver um controlo sobre a presença física do bolseiro. Isso é algo que o bolseiro se tem que entender com o seu orientador (da instituição estrangeira) e co-orientador (da instituição nacional).

c) os dados que dei referem-se a alguém que escolhe a instituição estrangeira como instituição principal, o que será em princípio o meu caso. Não sei quão diferentes serão as coisas na condição inversa.

Espero que isto ajude quem ´tenha as dúvidas que eu tinha quando escrevi aqui este tópico.
Agora, vou ver se consigo pôr esta informação no guia do bolseiro.

Abraços a todos e boa sorte para a vida académica

Rui

Enviado: sexta abr 11, 2008 2:32 pm
por anavaldez
já agora, e como estou numa situação semelhante, já sabe alguma coisa dos prazos do concurso deste anos?


Ana

bolsas pos doutoramento mistas

Enviado: sexta abr 11, 2008 2:52 pm
por ralopes
Olá de novo
Em relação aos prazos de concursos, o senhor da loja do cientista disse-me directamente que ainda não se sabe. Apenas se sabe que o ano passado houve dois ciclos: o primeiro em Maio e o segudno ciclo acabou a 17 de Setembro

Rui

Enviado: sexta abr 11, 2008 2:59 pm
por anavaldez
rui,


desculpa continuar a chatear, mas por acaso ele sabia se iriam haver dois concursos como no ano passado?

ana

Enviado: sexta abr 11, 2008 3:02 pm
por ralopes
Não deu nenhuma certeza quanto a isso
Mas a ideia que me deu é que será muito semelhante ao ano passado. 2 Concursos, um por volta de Maio e outro por volta de Setembro. Mas nenhuma certeza me foi dada em relação a isto.

Enviado: sexta abr 11, 2008 3:12 pm
por anavaldez
agradeço-te a tua ajuda. é que eu estou a ver se acabo a tese para a entregar em agosto. tenho bolsa até ao fim de outubro, mas tenho que me candidatar a um post-doc no entretanto. estava a pensar no estrangeiro, até pq há aquela alínea que diz que se podem estar 2 anos no estrangeiro e dps mais 4 em portugal.

sabes mais alguma coisa sobre isso?

ana

Enviado: sexta abr 11, 2008 3:34 pm
por ralopes
Não, nunca ouvi nada assim.
Ouvi sim, tal como escrevi acima, que podes estar 2 no estrangeiro e 1 em Portugal. A partir daí, não sei se podes ou não ter mais 3 anos de pos doc nacional. Confesso que não perguntei porque não me lembrei já que não ponho essa hipótese. Imagino-me a fazer um pos doc de 3 anos, mas não mais do que isso.
Boa sorte.
Eu estou na mesma situação que tu

Enviado: sexta abr 11, 2008 3:40 pm
por anavaldez
eu tb nao quero ter mais que 2 anos de post-doc. no entanto, tendo em conta a situação actual, quero saber o melhor possível quais as possibilidades de futuro. acho que, de certa maneira, andamos todos a navegar pelas mesmas águas...

boa sorte,


ana

Enviado: domingo abr 13, 2008 2:10 pm
por Luisa Semedo
Artigo 5º
Bolsas de pós-doutoramento (BPD)
As bolsas de pós-doutoramento destinam-se a doutorados que tenham obtido o grau, preferencialmente há menos de cinco anos, para realizarem trabalhos avançados de investigação em instituições científicas portuguesas ou estrangeiras de reconhecida idoneidade.
Na avaliação de candidaturas para BPD é valorizada a mobilidade em relação à instituição onde foi obtido o doutoramento e, em particular, a mobilidade de doutorados em universidades estrangeiras para trabalhos de pós-doutoramento em Portugal.
A duração deste tipo de bolsa é, em princípio, anual, prorrogável, até totalizar seis anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.
No caso de BPD no estrangeiro, o período máximo de concessão da bolsa é, em geral, de dois anos para doutorados em Portugal e de um ano para doutorados no estrangeiro. Caso o bolseiro pretenda prosseguir actividades de pós-doutoramento em Portugal, a bolsa pode ser prorrogada até totalizar seis anos.

Re: bolsas pos doutoramento mistas

Enviado: sábado nov 14, 2009 3:59 am
por beso2001
Extrangeiros, sem permissão para residência em Portugal são elegíveis ao programa BD mista?

Re: bolsas pos doutoramento mistas

Enviado: sábado nov 14, 2009 4:00 am
por beso2001
Extrangeiros, sem permissão para residência em Portugal. são elegíveis ao programa BD mista?

Re: bolsas pos doutoramento mistas

Enviado: sábado nov 14, 2009 4:24 pm
por ruisofia
Olá!

De acordo com o regulamento das bolsas, podem candidatar-se:

Cidadãos nacionais, ou cidadãos de outros Estados Membros da União Europeia com certificado de residência permanente em Portugal, atestada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, nos termos do nº 1 do Artigo 16 da Lei nº 37/2006 de 9 de Agosto;
Cidadãos de países terceiros titulares de autorização de residência permanente ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, atestada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, nos termos, respectivamente, do artigo 80º e do artigo 125º da Lei nº 23/2007, de 4 de Julho;
Cidadãos estrangeiros para desenvolver investigação numa instituição nacional ou num programa nacional de parcerias internacionais desde que a instituição ou a direcção do programa justifique, fundamentadamente, a razão pela qual aquele plano de trabalhos contribui para o seu plano de actividades e para os seus objectivos estratégicos de desenvolvimento científico.

Se estiveres num destes casos será possivel.

Cumps

Rui

Re: bolsas pos doutoramento mistas

Enviado: sábado out 09, 2010 4:13 pm
por utilizadora
Ola!
Nao consigo perceber atraves dos regulamentos quais as condicoes de bolsas de postdoc mistas para quem fez doutoramento no estrangeiro.
Alguem sabe quanto tempo se pode passar no estrangeiro e em portugal?
Ja percebi que so em condicoes exceptionais 'e q se da bolsas de postdoc para o estrangeiro m espero q nao tenham cortado nas mistas para a malta q ja fez PhD fora.

obrigada!

Re: bolsas pos doutoramento mistas

Enviado: sábado out 09, 2010 5:14 pm
por saragsilva
Olá "utilizadora"
Talvez este tópico ajude a esclarecer as tuas dúvidas:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3453
Sara