Vou concorrer a uma bolsa de doutoramento mas ainda estou confusa relativamente a ser nacional ou mista. Tive o cuidado de ler todas as vossas mensagens relativas a este assunto mas ainda não compreendo muito bem. Em ambas se recebe 980 euros estando no país, e em ambas se recebe cerca de 1700 euros estando no estrangeiro. Sendo assim, a diferença reside apenas na duração da estadia no estrangeiro? (menos de 3 meses para a bolsa nacional e mais de 3 para a mista?).
Desculpem-me se vos faço repetir informação mas estou mesmo baralhada!
Obrigada
Sara
Bolsa nacional ou mista?
-
- recém-chegado
- Registado: terça abr 01, 2008 2:23 pm
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Para além disso, a bolsa mista implica a existência de um co-orientador pertencente a uma instituição estrangeira, que tem de ser indicado na altura da candidatura. No caso da bolsa nacional, podem ser realizados os tais períodos até três meses mas o local e investigador responsável não têm de estar já definidos na altura da candidatura.anavaldez Escreveu:Sara,
a resposta à tua pergunta reside em saberes onde vais desenvolver a tua pesquisa. exclusivamente numa universidade portuguesa ou vais passar temporadas no estrangeiro?
ana
Tiago
-
- recém-chegado
- Registado: terça abr 01, 2008 2:23 pm
Bolsa mista ou nacional
Muito obrigada pelo vosso esclarecimento!
No meu caso penso que a bolsa nacional será o mais adequado visto que tenciono ir ao estrangeiro mas não prevejo uma estadia superior a 3 meses. E durante a tese posso na mesma usufruir de uma co-orientação externa.
Muito obrigada pela vossa ajuda!
Sara
No meu caso penso que a bolsa nacional será o mais adequado visto que tenciono ir ao estrangeiro mas não prevejo uma estadia superior a 3 meses. E durante a tese posso na mesma usufruir de uma co-orientação externa.
Muito obrigada pela vossa ajuda!
Sara
-
- recém-chegado
- Registado: quarta out 15, 2008 6:52 pm
- University/ Institute: IST
Re: Bolsa nacional ou mista?
Aproveito para perguntar, no âmbito deste tema, se uma vez obtida uma Bolsa Mista, é-se literalmente obrigado a estar pelo menos 4 meses por ano fora de Portugal? O que acontece se afinal, no conjunto dos 4 anos que dura a bolsa, o total de meses passados no estrangeiro for afinal inferior?
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Pelo que tenho ouvido e lido aqui no fórum, estas situações são tratadas caso a caso. A questão da bolsa mista permitirá que haja uma verba destinada a períodos no estrangeiro superiores aos três meses que as bolsas nacionais permitem. No entanto, se não se usarem períodos grandes nas bolsas mistas, é menos dinheiro que é gasto e não virá mal ao mundo por isso.
Do que percebi, a duração dos períodos no estrangeiro é definido, sobretudo, por questões de lógica e estratégia científica, procurando uma comunicação atempada com a FCT para que se tenha acesso aos subsídios adequados.
Tiago
Do que percebi, a duração dos períodos no estrangeiro é definido, sobretudo, por questões de lógica e estratégia científica, procurando uma comunicação atempada com a FCT para que se tenha acesso aos subsídios adequados.
Tiago
-
- recém-chegado
- Registado: quarta out 15, 2008 6:52 pm
- University/ Institute: IST
Obrigado Tiago!
Não obstante a informação que irei procurar obter junto da FCT, esse teu comentário pertinente corresponde ao meu ponto de vista.
Não obstante a informação que irei procurar obter junto da FCT, esse teu comentário pertinente corresponde ao meu ponto de vista.